Início Site Página 4097

Parque Infantil de Lamaçães requalificado com novos equipamentos

0
CM Braga

O Município de Braga procedeu à requalificação do Parque Infantil do Parque Arborizado da Rua Victor de Sá, em Lamaçães. Com um investimento superior a 56 mil euros, a intervenção veio dotar o parque com novos equipamentos e de melhores condições de segurança e atratividade.

“Temos vindo a intensificar o processo de renovação e certificação dos parques infantis do concelho com o objetivo de trazer melhores condições para o espaço público. Este equipamento foi totalmente renovado para que os mais jovens possam usufruir dele na sua plenitude e em segurança”, referiu João Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Braga, durante uma visita ao local acompanhado pela presidente da União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães, Goreti Machado.

Situado numa área ajardinada, junto de uma zona habitacional, “havia a necessidade de reabilitar este equipamento para lhe devolver e melhorar a sua funcionalidade e corrigir alguns problemas na área envolvente”, sustentou João Rodrigues. O vereador explicou, ainda, que a solução adotada “trouxe uma maior abrangência de utilização ao Parque Infantil, pois pode ser usado por crianças de todas as idades e possui bancos e zonas de estar para que os pais possam acompanhar os seus filhos com mais comunidade”. Com esta intervenção, o Parque Infantil foi ajustado para utilizadores com mobilidade condicionada, uma vez que possui acessos e equipamentos adaptados e piso adequado.

Nesta visita, João Rodrigues lembrou que o Município tem efetuado um “trabalho exaustivo” de levantamento da realidade dos parques infantis do concelho e tem investido na criação e requalificação destes espaços de proximidade que são “fundamentais para promover a qualidade de vida da população”.

“Braga a Sorrir” realizou mais de 10 mil tratamentos nos últimos dois anos

0
CM Braga

A “Mundo A Sorrir” apresentou esta terça-feira os resultados e a avaliação de impacto do projeto de intervenção social – Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.).

Em Braga, ao longo dos últimos dois anos, o projeto beneficiou 357 pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómicas, realizou 4.532 consultas e 10.412 tratamentos e colocou 449 próteses dentárias.

A iniciativa consiste na prestação de serviços de saúde oral e de acompanhamento psicossocial a populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através de uma clínica dentária, tendo em vista a reinserção social.

Para Ricardo Rio, este projeto tem a mais-valia de “devolver a esperança através do sorriso”. “Este é um excelente exemplo de como o poder local pode identificar lacunas e tomar medidas que beneficiem a comunidade e aumentem decisivamente a qualidade de vida dos cidadãos, neste caso através de um programa numa área que é um parente pobre dos serviços centrais”, referiu o autarca, salientando que Braga “assume uma posição pró-ativa nas políticas de apoio à saúde”.

O Centro de Apoio à Saúde Oral foi co-financiado pelo Programa Portugal Inovação Social (TO 3.33), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

O projeto “Braga a Sorrir” é desenvolvido em parceria com o Município de Braga e tem como objetivo disponibilizar e reforçar o acesso aos cuidados básicos de saúde oral dos munícipes de Braga em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

Atualmente, o “Braga a Sorrir” foca-se na assistência médico-dentária e no acompanhamento psicossocial, com um reforço bastante significativo na área da reabilitação oral. É, desta forma, que o C.A.S.O. Braga (Centro de Apoio à Saúde Oral situado no antigo Hospital de S. Marcos) tem em vista a melhoria da saúde oral das pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconómica e a contribuição para a sua socialização, empregabilidade e reinserção social.

O processo de sinalização dos beneficiários do projeto desenvolve-se através das parcerias estabelecidas com instituições sociais (IPSS’s, Cooperativas, etc.) do concelho de Braga e pela sinalização por parte do Gabinete de Ação Social do Município.

Alunos de Braga vão recriar o “Milagre da Fruta” no Dia de São Geraldo

0
Braga TV

Braga vai celebrar o Dia de São Geraldo, padroeiro da cidade, com um conjunto de atividades em associação com o Cabido da Sé Primaz.

A comemoração do dia de São Geraldo é já uma tradição na Catedral de Braga. Foi Arcebispo de Braga do ano de 1099 a 1108. Morreu em Bornes, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, no dia 5 de dezembro  de 1108, durante uma visita pastoral que realizava por aquelas terras. Na Catedral mandou construir uma capela que dedicou a S. Nicolau, onde está sepultado.

O Tesouro-Museu da Sé de Braga, em colaboração com a Escola EB1 da Sé, organiza, mais uma vez, a representação da peça “São Geraldo e o Milagre da Fruta”. Esta atividade, além do seu interesse educativo, dá a conhecer uma lenda com longa tradição na Catedral de Braga.

Como é costume, a Capela de São Geraldo estará aberta ao público, mostrando o magnífico retábulo ornamentado com a fruta da época, uma alusão ao suposto milagre de S. Geraldo.

Programa:

  • 8h30 – Abertura da Capela de S. Geraldo
  • 10h30 – S. Geraldo e o Milagre da Fruta, representação teatral, pela Escola EB1 da Sé
  • 17h30 – Missa Solene em honra de S. Geraldo, presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, com a presença do Cabido da Sé de Braga, Presidente do Município e Vereação
  • 18h30 – Visita das entidades à Capela de S. Geraldo

Braga assinala 300 anos do nascimento de André Soares com monumento evocativo

0
CM Braga

Exposições, conferências, concertos, teatro, intervenções de arte pública e visitas guiadas integram o programa das comemorações centenárias de André Soares, apresentado esta segunda-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga.

As comemorações, que arrancam na noite de segunda-feira com um concerto no Theatro Circo, visam recordar o artista bracarense André Soares numa altura em que se assinalam os 250 anos da sua morte (1769-2019) e os 300 anos do seu nascimento (1720-2020).

Mobilizar a comunidade para esta celebração da memória e da identidade bracarense, promover uma compreensão alargada sobre a vida e obra de André Soares, sensibilizar os educadores para a importância da valorização e divulgação da obra deste arquitecto, potenciar a investigação científica sobre André Soares e o rococó em Portugal, são os objetivos que norteiam as comemorações que culminam com a inauguração, a 30 de novembro de 2020, de um monumento evocativo a André Soares.

Na cerimónia de apresentação do programa, o vereador Miguel Bandeira agradeceu o contributo e empenho de todas as instituições e personalidades envolvidas nesta iniciativa, considerando ainda que ela constituirá “um marco inestimável para a cultura e património da cidade”.

Já para a vereadora da Cultura, Lídia Dias, lembrou que “a salvaguarda da memória é a mais elevada forma de projetar o futuro da comunidade e de manifestar o agradecimento a todos os que se dedicaram de forma exemplar à sua terra”. “Recordar André Soares é, por isso, prestar um tributo à verdade e fazer jus ao espírito agradecido sempre manifestado pelos bracarenses ao longo da sua história”, referiu Lídia Dias.

Por iniciativa do Município de Braga foi constituída uma comissão organizadora, onde foram reunidos representantes das principais instituições culturais bracarenses, além de um conjunto de convidados. Esta comissão é constituída por representantes do Município de Braga, do Agrupamento de Escolas André Soares, da Arquidiocese de Braga, da Basílica dos Congregados, da Biblioteca Pública de Braga, da Confraria do Bom Jesus do Monte, da Direção Regional de Cultura Norte, da Misericórdia de Braga, da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade do Minho.

Na comissão têm ainda assento alguns elementos convidados, entre os quais se contam o historiador de arte Eduardo Pires de Oliveira, a musicóloga Elisa Lessa, o director da Revista Bracara Augusta, Luís Silva Pereira, além de Paulo Oliveira e Isabel Silva, diretores do Mosteiro de Tibães e Museu dos Biscainhos, respetivamente.

Recorde-se que André Ribeiro Soares da Silva é um dos nomes maiores da arte bracarense, tendo deixado um vasto legado na arquitectura e na talha. Considerado um “génio do rococó”, desenvolveu a sua arte de forma autodidata e sob a proteção do Arcebispo D. José de Bragança. O historiador de arte Robert Smith haveria de retirá-lo do anonimato na década de 1970 e, finalmente, os bracarenses acordarem para a sua relevância.

Este sábado há Bolo-rei gigante e Favaíto grátis em Braga

0
Braga TV

Para celebrar o Natal em Braga, a Associação Comercial volta a promover a sexta edição do “Bolo-Rei Gigante”, uma iniciativa que culmina num grande momento de degustação de um Bolo-Rei, acompanhado de vinho Favaíto, oferecido pela Adega Favaios.

O Bolo-Rei será servido este sábado, 21 de dezembro, a partir das 17h00, na Rua do Castelo.

Braga prepara-se para viver o melhor Natal do país

0
CM Braga

A magia natalícia volta a invadir as ruas da cidade para mais uma edição da “Braga é Natal” que vai oferecer aos bracarenses e visitantes o melhor das tradições de Natal com mais de 200 espetáculos, que vão decorrer de 30 de novembro a 12 de janeiro.

A cidade vai ficar de “porta aberta” a dezenas de concertos, espetáculos de rua, exposições, cinema, oficinas criativas, Fogueira de Natal, um Bolo-rei Gigante e uma Tenda de Natal, situada na Avenida Central, onde irão decorrer inúmeros espetáculos de dança, teatro e concertos. Serão 21 dias com atividades para toda a família.

Na apresentação do programa, que decorreu esta segunda-feira, Ricardo Rio, referiu que o “Braga é Natal é mais um evento que contribui para a dinâmica da cidade”. “Em Braga vivemos o Natal na rua e a programação que temos procurado desenvolver visa concretizar todos estes objetivos. Vale a pena visitar Braga nesta época. Poucas cidades terão a qualidade da programação cultural e da iluminação que Braga apresenta. Qualquer dia do mês justifica uma visita à cidade”, salientou.

A programação arranca oficialmente no sábado, 30 de novembro, com a inauguração da iluminação e da Árvore de Natal que promete surpreender os bracarenses e os milhares de visitantes que passam pela cidade nesta época festiva. As ruas, praças e avenidas do centro histórico, os principais monumentos e as rotundas do concelho serão iluminados por milhares de luzes.

No dia 1, o destaque vai para o espetáculo de teatro infantil “Acrobata e Arlequim”, pela companhia “La Maquiné”. A peça, integrada no festival “Era uma vez…”, realiza-se no Altice Forum Braga, às 11h00.

Também a Parada de Natal vai percorrer as principais ruas do centro histórico a 15 de dezembro. Este desfile repleto de criatividade, fantasia e cor vai contar com centenas de figurantes, prometendo conquistar o sorriso de pequenos e graúdos.

De 15 de dezembro a 12 janeiro, o maior Presépio ao Vivo da Europa está em Braga. Mais de 800 figurantes em 90 cenários diferentes levam os visitantes numa viagem até aos dias de Jesus.

A 21 de dezembro realiza-se o “Natal é na Rua” com a realização de mais uma edição do “Bolo-Rei Gigante” – uma iniciativa da Associação Comercial de Braga – e com a Fogueira de Natal, um momento único, carregado de tradição, que contará com a participação da Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”.

O desporto também vai fazer parte desta programação com a realização da 42.ª Corrida de S. Silvestre, a segunda mais antiga do país. Este evento desportivo realiza-se a 22 de dezembro, a partir das 19h00, nas principais ruas do centro histórico.

Braga volta também a fazer a Passagem de Ano na rua, numa festa intensa onde não vão faltar música e fogo de artifício. A partir das 21h30, no palco instalado na Avenida Central, haverá muita animação com a atuação dos DJ’s Feed e DJ’s Meninos do Rio. O grande concerto de Fernando Daniel começa após a sessão de fogo de artifício que dará as boas-vindas ao novo ano. A noite inclui também a atuação do DJ Wilson Honrado. A festa continua a 1 de janeiro, a partir das 15h00, com animação musical a cargo de Bruno Almeida e Sérgio Mirra.

Depois do concerto de Ano Novo, a 5 de janeiro, decorrer o Concerto de Ano Novo na Capela da Imaculada, pela Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho.

O programa da “Braga é Natal” encerra a 12 de janeiro, com a realização do 33.º Encontro de Grupos de Reis.

Destaques da Programação

30 de novembro

  • 15h00 às 18h00 | Palco Braga é Natal – Avenida Central – Cerimónia de Inauguração das Luzes de Natal

1 a 21 de dezembro

  • Tenda de Natal – Avenida Central | Espetáculos de Teatro, Música, Novo Circo, Magia, Dança, Malabares, Coros e Cânticos de Natal

1 de dezembro

  • 11h00 | Altice Forum Braga – Era uma vez “Acrobata e Arlequim”, pela La Maquiné
  • 21h30 | Tenda de Natal | Avenida Central – Concerto de Natal, pela Orquestra Filarmónica de Braga

6 de dezembro

  • 21h30 | Tenda de Natal | Avenida Central – Concerto “Christmas Jazz”, pela Orquestra de Jazz do Douro

7 de dezembro

  • 21h30 | Igreja de Santa Cruz – Concerto de Natal, pelo Coro Cupertinos, da Fundação Cupertino de Miranda

14 de dezembro

  • 21h30 | Tenda de Natal | Avenida Central – Concerto de Natal “Natalis Bracarae”, pela Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho & Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins

15 de dezembro

  • 11h30 | Avenida da Liberdade – Performance “Viagem do Ulterior”, pelos Tiritirantes
  • 16h00 – Parada de Natal. Percurso: Avenida Central – Rua do Souto – Rua Dr. Justino Cruz – Rua dos Capelistas – Avenida Central

21 de dezembro

  • 17h00 | Rua do Castelo – Bolo-Rei Gigante
  • 20h00 às 23h00 | Largo Carlos Amarante – Fogueira de Natal

22 de dezembro

  • 19h00 | Avenida Central – 42.ª Corrida de S. Silvestre

23 de dezembro

  • 17h30 | Ruas do Centro Histórico – Fanfarra Kaústica

31 de dezembro

  • Avenida Central | Passagem de Ano – Concerto de Fernando Daniel e DJ Wilson Honrado

5 de janeiro

  • 21h30 | Capela da Imaculada do Seminário Menor – Concerto de Ano Novo “Entre o Barroco e o Clássico”, pela Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho

12 de janeiro

  • 15h00 | Altice Forum Braga – XXXIII Encontro de Grupo de Reis

https://www.facebook.com/BragaTV.pt/videos/2456437427904337/

Colégio Luso-internacional de Braga organizou convívio para integração de famílias imigrantes e refugiadas

0
Colégio Luso-internacional de Braga

O Colégio Luso-internacional de Braga organizou, este domingo, em Braga, um almoço-convívio inserido na iniciativa “Família do Lado 2019”, promovida pelo Alto Comissariado para as Migrações em parceria com entidades públicas e privadas em todo o país.

A iniciativa acontece em simultâneo também noutros países europeus e procura contribuir para uma integração mais efetiva dos imigrantes em Portugal, reforçando as relações sociais e promovendo a diversidade cultural existente no nosso país.

O CLIB acolheu, pela terceira vez, este evento e abriu as suas portas para um almoço que juntou famílias nacionais e estrangeiras, com pratos típicos representativos da gastronomia dos seus países, de forma a promover o contacto e aproximação entre todos os participantes. “Foi muito interessante a partilha de experiências, saber um pouco das razões que trouxeram essas famílias para o nosso país, quais são suas impressões e experiências a viver em Portugal, e ter a oportunidade de lhes transmitir algo mais sobre a cultura portuguesa, fazendo novos amigos e fortalecendo o seu processo de integração no nosso país”, comentou Amanda Chohfi, professora do Colégio Luso-internacional de Braga.

“A sociedade portuguesa é composta por uma grande diversidade cultural, onde podemos encontrar mais de 180 nacionalidades e mais de 100 línguas são faladas. A cidade de Braga não é exceção, e o CLIB, em particular, com a sua diversidade cultural, é um excelente exemplo dessa realidade, fator que em muito contribui para a especificidade da sua comunidade e programas de educação das crianças e jovens que frequentam o colégio”, frisou Amanda Chohfi.

Com uma comunidade internacional representativa de 34 diferentes nacionalidades, são 31 as línguas faladas no CLIB.

Mariana Machado em terceiro lugar no Cross de la Constitución

0
SC Braga

Mariana Machado, atleta do SC Braga, voltou a subir ao pódio em Espanha no Cross de La Constitución, onde ficou em terceiro lugar da competição com a marca de 27.39 minutos.

Recorde-se que a bracarense já está selecionada para representar Portugal nos Campeonatos da Europa de Corta-mato, que se realizam a 8 de dezembro em Lisboa.

Investigadora da UMinho vence Prémio Teresa Rosmaninho

0
Eva Macedo

Eva Macedo, investigadora da Universidade do Minho (UMinho), recebe esta segunda-feira o “Prémio Teresa Rosmaninho – Direitos Humanos, Direitos das Mulheres”, atribuído pela Associação Portuguesa de Mulheres Juristas.

A cerimónia decorre às 18h00, no Clube Fenianos Portuenses, no Porto. O júri considerou que o seu trabalho sobre a igualdade de género no poder local português “contribui para a edificação de um estudo crítico na área dos direitos humanos das mulheres”. O prémio tem o valor pecuniário de 1000 euros.

A investigadora verificou que há várias franjas do poder a que não é aplicável qualquer mecanismo de paridade, apesar da exigência constitucional feita ao Estado de efetivar a igualdade real entre homens e mulheres. Propôs, para tal, a designação de “poderes para-paritários”. Isso sucede, por exemplo, na eleição para a presidência de uma câmara municipal. Dos 308 municípios em Portugal, só 32 são liderados por mulheres, 10% do total, sendo que em 2013 eram apenas 7%. “O presidente da Câmara é o principal rosto do poder local, exerce um vasto leque de competências, num fenómeno que tem sido apelidado de presidencialismo do poder local, mas a sua eleição vigora à margem da lei da paridade”, realça Eva Macedo.

“Órgãos colegiais como as Assembleias Municipais, as Assembleias de Freguesia e a Assembleia da República respeitam a paridade, ou seja, têm pelo menos 33% (que passará a 40%) do sexo menos representado. No entanto, há outros poderes a funcionar à margem deste mecanismo legal e que não permitem uma igualdade material”, esclarece a investigadora do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov) da UMinho. “A própria eleição do Presidente da República, a escolha do Primeiro-Ministro e da equipa que este nomeia não respeitam a paridade, ainda que este Governo seja um exemplo de alguma aproximação à paridade, mas que é voluntária”, continua.

Igualdade de género permite governações mais justas

“Diversos estudos confirmam que as governações paritárias são mais justas, eficientes e eficazes, mesmo financeiramente. Se assim o é, então não se trata apenas de um direito das mulheres, como foi configurado até agora. Trata-se, sim, de um direito da sociedade em ser governada paritariamente, porque a desigualdade de género enfraquece as democracias”, justifica Eva Macedo, para concluir: “Este Prémio Teresa Rosmaninho reconhece a minha visão de que a igualdade de género não é uma questão política nem ideológica, mas sim que é a hora de o Direito reclamar este tema para si”. O seu trabalho distinguido intitula-se “O Discurso de Penélope: o direito à governação paritária como novo parâmetro da efetivação da igualdade real entre mulheres e homens. O poder local português enquanto poder para-paritário”.

Eva Macedo nasceu na Póvoa de Varzim e é licenciada em Direito pela Universidade Católica, mestre em Gestão Autárquica pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), especialista em Direito pelo Politécnico do Porto e doutoranda em Ciências Jurídicas Públicas pela UMinho, na qual é membro do Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov). Advogada desde 1994, foi perita independente da Direção-Geral de Justiça, Liberdade e Segurança da Comissão Europeia, assessora jurídica do Município da Póvoa de Varzim e do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde e, ainda, administradora do IPCA, onde é docente desde 2013. Centra a investigação nas áreas da igualdade de género, da administração local e da lei constitucional.

Colaboradores da Farfetch contribuem para florestação e controlo de espécies invasoras no Monte Picoto

0
CM Braga

O Município de Braga iniciou esta sexta-feira mais uma edição do programa “Florestar Braga”, iniciativa que decorre até ao próximo dia 25 de novembro. A ação de hoje contou com a participação de colaboradores da empresa Farfetch que realizaram uma sessão de florestação e controlo de espécies invasoras no Monte Picoto.

O projeto “Florestar Braga”, que vai na sua sexta edição, pretende envolver a sociedade bracarense e incentivar empresas, comunidade escolar, Juntas e Uniões de Freguesias e associações, a terem um papel ativo na plantação dos seus espaços e dos espaços envolventes. O Município oferece as plantas e dá apoio logístico para efetuarem as plantações, alertando, em simultâneo, os intervenientes para as temáticas de educação ambiental.

“Criar um parque urbano de floresta autóctone é um projeto de médio e longo prazo. Desde 2014 que temos vindo a desenhar este projeto com diversas atividades que envolvem a sociedade bracarense”, referiu Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, lembrando que só no ano passado, através de um financiamento de 165 mil euros do Fundo Ambiental, aos quais se juntaram 30 mil do orçamento municipal, foi realizada a maior intervenção no Monte Picoto que “deu um salto muito significativo para atingirmos o objetivo de criarmos em Braga o maior parque urbano de floresta autóctone do país”.

Para além da plantação de espécies autóctones, como o carvalho ou sobreiro, e do controlo de plantas invasoras, Altino Bessa explicou que estão a ser criados novos trajetos pelo interior do Monte Picoto para que “as pessoas possam ter outro tipo de experiências de visitação como atividades desportivas e de lazer”.

Durante esta iniciativa, Altino Bessa lembrou que o trabalho de controlo de espécies invasoras é o mais difícil e que leva décadas a estar consolidado. “As espécies invasoras sobrepõem-se às outras espécies e vão ganhando terreno com mais facilidade e maior rapidez que as plantas autóctones. Por isso, esse controlo terá de ser sempre permanente”, acrescentou.

Segundo o vereador, as questões ambientais terão que estar na ordem do dia e o Município tem vindo a apelar para que a sociedade bracarense e as instituições participem ativamente nestes programas de educação ambiental. “Fruto de uma candidatura que efetuámos à ANEFA – Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente, ainda ontem distribuímos mais de mil árvores pelas Juntas de Freguesia, escolas e por diversas entidades do concelho”, adiantou Altino Bessa.

A finalizar, Altino Bessa reafirmou a disponibilidade do Município de Braga em oferecer árvores à população. “Cada bracarense que tenha a possibilidade de plantar uma árvore pode contactar o Município. Não queremos que ninguém diga que nunca plantou uma árvore porque não lhe deram”, concluiu.

O programa “Florestar Braga” 2019 inclui plantação de espécies autóctones e oferta de árvores, lançamento de granadas de sementes nas escolas do concelho, assim como uma exposição itinerante “Árvores Nativas de Portugal”.