A magia natalícia volta a invadir as ruas da cidade para mais uma edição da “Braga é Natal” que vai oferecer aos bracarenses e visitantes o melhor das tradições de Natal com mais de 200 espetáculos, que vão decorrer de 30 de novembro a 12 de janeiro.
A cidade vai ficar de “porta aberta” a dezenas de concertos, espetáculos de rua, exposições, cinema, oficinas criativas, Fogueira de Natal, um Bolo-rei Gigante e uma Tenda de Natal, situada na Avenida Central, onde irão decorrer inúmeros espetáculos de dança, teatro e concertos. Serão 21 dias com atividades para toda a família.
Na apresentação do programa, que decorreu esta segunda-feira, Ricardo Rio, referiu que o “Braga é Natal é mais um evento que contribui para a dinâmica da cidade”. “Em Braga vivemos o Natal na rua e a programação que temos procurado desenvolver visa concretizar todos estes objetivos. Vale a pena visitar Braga nesta época. Poucas cidades terão a qualidade da programação cultural e da iluminação que Braga apresenta. Qualquer dia do mês justifica uma visita à cidade”, salientou.
A programação arranca oficialmente no sábado, 30 de novembro, com a inauguração da iluminação e da Árvore de Natal que promete surpreender os bracarenses e os milhares de visitantes que passam pela cidade nesta época festiva. As ruas, praças e avenidas do centro histórico, os principais monumentos e as rotundas do concelho serão iluminados por milhares de luzes.
No dia 1, o destaque vai para o espetáculo de teatro infantil “Acrobata e Arlequim”, pela companhia “La Maquiné”. A peça, integrada no festival “Era uma vez…”, realiza-se no Altice Forum Braga, às 11h00.
Também a Parada de Natal vai percorrer as principais ruas do centro histórico a 15 de dezembro. Este desfile repleto de criatividade, fantasia e cor vai contar com centenas de figurantes, prometendo conquistar o sorriso de pequenos e graúdos.
De 15 de dezembro a 12 janeiro, o maior Presépio ao Vivo da Europa está em Braga. Mais de 800 figurantes em 90 cenários diferentes levam os visitantes numa viagem até aos dias de Jesus.
A 21 de dezembro realiza-se o “Natal é na Rua” com a realização de mais uma edição do “Bolo-Rei Gigante” – uma iniciativa da Associação Comercial de Braga – e com a Fogueira de Natal, um momento único, carregado de tradição, que contará com a participação da Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”.
O desporto também vai fazer parte desta programação com a realização da 42.ª Corrida de S. Silvestre, a segunda mais antiga do país. Este evento desportivo realiza-se a 22 de dezembro, a partir das 19h00, nas principais ruas do centro histórico.
Braga volta também a fazer a Passagem de Ano na rua, numa festa intensa onde não vão faltar música e fogo de artifício. A partir das 21h30, no palco instalado na Avenida Central, haverá muita animação com a atuação dos DJ’s Feed e DJ’s Meninos do Rio. O grande concerto de Fernando Daniel começa após a sessão de fogo de artifício que dará as boas-vindas ao novo ano. A noite inclui também a atuação do DJ Wilson Honrado. A festa continua a 1 de janeiro, a partir das 15h00, com animação musical a cargo de Bruno Almeida e Sérgio Mirra.
Depois do concerto de Ano Novo, a 5 de janeiro, decorrer o Concerto de Ano Novo na Capela da Imaculada, pela Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho.
O programa da “Braga é Natal” encerra a 12 de janeiro, com a realização do 33.º Encontro de Grupos de Reis.
Destaques da Programação
30 de novembro
- 15h00 às 18h00 | Palco Braga é Natal – Avenida Central – Cerimónia de Inauguração das Luzes de Natal
1 a 21 de dezembro
- Tenda de Natal – Avenida Central | Espetáculos de Teatro, Música, Novo Circo, Magia, Dança, Malabares, Coros e Cânticos de Natal
1 de dezembro
- 11h00 | Altice Forum Braga – Era uma vez “Acrobata e Arlequim”, pela La Maquiné
- 21h30 | Tenda de Natal | Avenida Central – Concerto de Natal, pela Orquestra Filarmónica de Braga
6 de dezembro
- 21h30 | Tenda de Natal | Avenida Central – Concerto “Christmas Jazz”, pela Orquestra de Jazz do Douro
7 de dezembro
- 21h30 | Igreja de Santa Cruz – Concerto de Natal, pelo Coro Cupertinos, da Fundação Cupertino de Miranda
14 de dezembro
- 21h30 | Tenda de Natal | Avenida Central – Concerto de Natal “Natalis Bracarae”, pela Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho & Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
15 de dezembro
- 11h30 | Avenida da Liberdade – Performance “Viagem do Ulterior”, pelos Tiritirantes
- 16h00 – Parada de Natal. Percurso: Avenida Central – Rua do Souto – Rua Dr. Justino Cruz – Rua dos Capelistas – Avenida Central
21 de dezembro
- 17h00 | Rua do Castelo – Bolo-Rei Gigante
- 20h00 às 23h00 | Largo Carlos Amarante – Fogueira de Natal
22 de dezembro
- 19h00 | Avenida Central – 42.ª Corrida de S. Silvestre
23 de dezembro
- 17h30 | Ruas do Centro Histórico – Fanfarra Kaústica
31 de dezembro
- Avenida Central | Passagem de Ano – Concerto de Fernando Daniel e DJ Wilson Honrado
5 de janeiro
- 21h30 | Capela da Imaculada do Seminário Menor – Concerto de Ano Novo “Entre o Barroco e o Clássico”, pela Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho
12 de janeiro
- 15h00 | Altice Forum Braga – XXXIII Encontro de Grupo de Reis
https://www.facebook.com/BragaTV.pt/videos/2456437427904337/