A freguesia de Atiães, em Vila Verde, volta a receber o Presépio ao Vivo nos dias 25 de dezembro, 1 e 8 de janeiro.
O cenário natalício pode ser visitado junto ao Largo da sede da Junta de Freguesia, das 15:00 às 17:00.
A Comissão de Festas de Atiães convida a comunidade a efetuar uma visita ao Presépio e apela à doação de fundos para ajudar as festividades em honra de São Tiago e Santa Marta.
“Este será um Natal diferente em Atiães! Visite o nosso magnífico presépio natalício e traga a sua família e amigos!”, convidou a Comissão de Festas.
A Junta de São Vicente, em Braga, celebra amanhã, 6 de dezembro, o 89.º aniversário da freguesia. As celebrações começam às 10:00 da manhã com o Hastear da Bandeira e contam às 18:00 com a Eucaristia em memória de todos os autarcas da freguesia, na Igreja de São Vicente.
No Teatro da Escola Sá de Miranda, às 21:00, vai realizar-se a Sessão Solene de comemoração do aniversário, que contará com a intervenção do presidente da Assembleia de Freguesia de São Vicente, Antonio Silva, o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente, Daniel Pinto e o presidente da Município de Braga, Ricardo Rio. Na cerimónia haverá lugar para um momento musical da soprano Marline Apolinário, da pianista Margarida Machado e violinista Bruna Abreu, ambos músicos da freguesia.
Ao longo da cerimónia, a Junta de Freguesia recordará todos os homenageados nos últimos anos de celebração e divulgará os homenageados da edição de 2022. Este ano serão quatros os homenageados pela Junta de Freguesia de São Vicente.
Daniel Pinto, “este é um momento em que celebramos a freguesia, mas essencialmente a sua alma, as pessoas que fazem e são São Vicente. Um momento de homenagens e de promoção dos princípios orientadores para o futuro da nossa freguesia”.
As comemorações terminarão com carismático cantar de parabéns, uma fatia de bolo e um brinde de celebração.
As cerimónias do 89º aniversário contaram ainda com as presenças dos representantes do Município de Braga, membros da Assembleia da Freguesia de São Vicente e várias instituições representadas.
O Executivo da Junta de São Vicente deixa o convite a todos os vicentinos a participarem nas celebrações do 89.º aniversário da freguesia.
A Câmara Municipal de Barcelos investiu mais de 100 mil euros no reforço da iluminação pública do concelho, no decorrer de 2022. Em visita a quatro freguesias onde foram ligados novos PTs – Postos de Transformação – (Carvalhas, Palme, Paradela e Balugães), o presidente da Câmara, Mário Constantino, sublinhou a importância da E-REDES atender as solicitações do Município, dando resposta “às exigências e necessidades de uso de energia por parte dos utentes – particulares e empresas – e dessa forma contribuir para a melhoria das condições do serviço”.
De resto, o presidente da Câmara fez questão de sensibilizar e também de “agradecer a Francisco Campilho e Miguel Braz Pinto, da empresa operadora da rede de distribuição de energia elétrica das redes de alta, média e baixa tensão, a resposta que a E-REDES tem dado às solicitações dos autarcas locais, corporizadas e financiadas pelo Município”.
No decorrer do presente ano, além da instalação de novos Postos de Transformação, em Abade de Neiva, Balugães, Barcelos, Carreira, Carvalhal, Carvalhas, Gilmonde, Palme, Paradela, Pousa, Roriz e Tamel (S. Veríssimo), PTs que permitem “melhorar a qualidade e estabilidade da energia fornecida”, o Município de Barcelos contratualizou com a E-REDES dezenas de ampliações da rede de iluminação pública, trabalho que se estendeu a mais de duas dezenas de freguesias.
Deste modo, os benefícios introduzidos, tanto pela colocação de novos PTs – que permitem eliminar ou diminuir as quedas de tensão provocadas pelo aumento do consumo – como pelo alargamento da rede de iluminação pública, contribuem para “dar resposta aos anseios das populações, melhorando a sua qualidade de vida”. De resto, existe a garantia quer da Câmara Municipal quer da E-Redes de que “este tipo de intervenções vão continuar a fazer-se ao longo do próximo ano”.
A GNR deteve em flagrante um homem de 35 anos por violência doméstica, no concelho de Amares.
Em comunicado, a GNR informou que “no seguimento de uma ocorrência de violência doméstica, os militares da Guarda presenciaram o suspeito a proferir ameaças e injurias à vítima, sua companheira de 24 anos, motivo que levou à sua detenção em flagrante”.
O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial no dia 3 de dezembro, no Tribunal Judicial de Esposende, onde lhe foi decretada a medida de coação de afastamento da residência e do local de trabalho da vítima, proibição de contacto e de aproximação a menos de 300 metros da vítima por qualquer meio.
A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Braga.
Braga é uma das três cidades finalistas candidatas a Capital Europeia da Democracia, numa lista que conta ainda com Barcelona e Bruxelas. Esta é uma iniciativa que pretende destacar a inovação democrática, promover a coesão, oportunidades de colaboração e participação da sociedade.
A lista final foi feita por um júri de especialistas, e a primeira Capital Europeia da Democracia será escolhida por dez mil cidadãos de todos os estados membros do Conselho da Europa, que será anunciada no próximo mês de janeiro.
“Este é mais um motivo de orgulho para Braga e para as suas instituições. Fazer parte desta lista restrita ao lado de duas das principais cidades europeias como são Barcelona e Bruxelas, é o claro reconhecimento do sucesso das nossas políticas de abertura do processo de decisão democrática a toda a sociedade, de reforço da cidadania e de promoção de uma forte colaboração entre todos os agentes de desenvolvimento que têm sido cruciais para o sucesso de todas as políticas municipais”, refere Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.
Após uma série de visitas às cidades candidatas, o júri de especialistas reuniu-se no início de dezembro para avaliar os programas das cidades candidatas e selecionar três cidades que continuam na lista para ostentar o título de primeira Capital Europeia da Democracia. Os programas apresentados por Braga e por Barcelona e Bruxelas destacaram-se pela sua abordagem multifacetada à democracia, com projetos inovadores da sociedade civil e capacidade comprovada para colaborar e inspirar ações além-fronteiras.
O objetivo Capital Europeia da Democracia é estabelecer um espaço de colaboração onde os cidadãos da Europa se reúnam, se envolvam, experimentem novas formas de democracia participativa e inclusiva em ação e se inspirem num programa abrangente projetado para promover a democracia e construir ou reconstruir a confiança.
A Capital Europeia da Democracia vai receber diversas atividades que vão atrair visitantes de toda a Europa para se juntarem e participarem em eventos colaborativos para fortalecer a democracia, sendo que a cidade vencedora será reconhecida internacionalmente como um centro de inovação e educação para a participação ativa da sociedade.
Recorde-se que em Julho deste ano eram 22 as cidades que concorriam para se tornarem a primeira Capital Europeia da Democracia. Numa segunda fase, estavam em análise a candidatura das cidades de Cascais e Valongo, assim como Antuérpia (Bélgica), Barcelona (Espanha), Bolonha (Itália), Bruxelas (Bélgica), Burgos (Espanha), Linz (Áustria), Metz (França), Opole (Polónia), Rzeszow (Polónia) e Sarajevo (Bósnia e Herzegovina).
A freguesia de Sequeira, em Braga, recebe no dia 18 de dezembro, um Desfile de Natal. Esta iniciativa está integrada na programação das Festas do Menino que decorre de 17 de dezembro a 8 de janeiro.
O evento terá início às 14:30, com saída do Arranhadouro. A organização convida toda a comunidade a participar neste desfile natalício.
“O desfile de Natal sai do Arranhadouro, na estrada para o campo de futebol e será acompanhado pela Banda Filarmónica de Arnoso com concerto no adro da Igreja. No final decorre o leilão de cabazes de ofertas para o Menino”, convida a organização.
Duas mulheres de 60 e 41 anos foram detidas, no sábado, por furtarem artigos no valor de 30 euros numa loja do Braga Parque.
“No dia 3 de dezembro, no Centro Comercial Braga Parque, a PSP procedeu à detenção de duas cidadãs, com 60 e 41 anos de idade, por se encontrarem na posse de artigos, que haviam furtado do interior de um estabelecimento comercial”, referiu a Polícia.
As detidas foram notificadas para comparecerem no Tribunal Judicial.
A Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, celebra esta segunda-feira o Dia Internacional do Voluntariado com uma sessão intitulada “Descobre o Voluntário que há em Ti”, que irá decorrer às 15:00, no auditório da Junta.
Esta sessão contará com a presença de representantes de três instituições voluntárias, que “se dedicam a fazer crescer a cidade de Braga, tendo por intuito divulgar o trabalho das instituições e desafiar os jovens alunos a abraçar o voluntariado, como causa nobre em prol das pessoas”.
No painel de convidados vão estar a Pastoral Universitária de Braga, representada pelo seu diretor Cónego Eduardo Duque, Juventude da Cruz Vermelha e a ABRA, havendo ainda espaço para o testemunho pessoal de antigos alunos da Escola que se dedicaram ao voluntariado.
Esta iniciativa, promovida pelos docentes do Projeto Escola Voluntária e pela Junta de Freguesia de São Victor visa “ajudar a que os jovens deem mais de si à sociedade e possam saber aplicar o seu tempo em prol de quem mais necessita dele. Com esta iniciativa, tenta-se, também, que os jovens percebam que quando se fala de voluntariado, não se especifica o voluntariado de ação social, havendo outras áreas de interesse a carecer de voluntários, para promover mais dinâmicas”.
Já são conhecidos os vencedores do XVIII Concurso Eco-Natal 2022, uma iniciativa promovida pelo Município de Braga. O concurso contou com a participação de 21 entidades, com 23 trabalhos, envolvendo 1.555 crianças e jovens.
A iniciativa teve como público-alvo as escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e instituições com Atividades de Tempos Livres (ATL). Os trabalhos estão expostos na Avenida Central, no interior e exterior do Posto de Turismo, até ao Dia de Reis.
Esta iniciativa do Município de Braga tem como objetivo sensibilizar as crianças e jovens em idade escolar para as questões ambientais e estimular a imaginação e a criatividade.
O júri do concurso atribuiu os seguintes prémios:
Categoria EB1 (interior do Posto de Turismo)
1.º Prémio – Jardim-Escola João de Deus (Árvore de Natal);
2.º Prémio – EB1 de Real (Comboio de Natal);
3.º Prémio – EB1 de S. Frutuoso (Árvore de Natal).
Categoria EB 2,3 (junto ao Posto de Turismo)
1.º Prémio – EB 2, 3 de Gualtar (Árvore de Natal);
2.º Prémio – Colégio Alfacoop (Árvore de Natal);
3.º Prémio – EB 2,3 de Nogueira (Estrela de Natal).
Categoria ATL (junto ao Posto de Turismo)
1.º Prémio – Centro Social e Paroquial de Sobreposta (Árvore de Natal);
2. º Prémio – Associação de Pais do Agrupamento de Palmeira (Lareira com adornos de Natal);
3.º Prémio – Casa do Povo de S. Pedro d`Este (Árvore do Pai Natal).