Início Site Página 253

Alunas da Póvoa de Lanhoso levam garra de Maria da Fonte à Bienal de Vila do Conde

0
© CM Póvoa de Lanhoso
© CM Póvoa de Lanhoso

Escolas do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e da EPAVE, na Póvoa de Lanhoso, participaram na 2.ª Bienal de Vila do Conde.

Sob o mote “O Teatro é para todos!”, as escolas da Póvoa de Lanhoso, em conjunto com o Agrupamento de Escolas Terras do Ave, de Vila Nova de Famalicão, o Agrupamento de Escolas de S. Bento de Vizela, o Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa de Felgueiras e o Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde, apresentaram duas performances artísticas alusivas à figura identitária da Maria da Fonte, desenvolvidas no contexto escolar no âmbito do Projeto Cultural de Escola, em ambas as escolas.

Nesta edição da Bienal foi proposto como tema transversal a pergunta: “E em Vez do Medo?”, que pretende ser uma reflexão alargada sobre a forma como enfrentamos o medo.

A participação do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio ficou a cargo das alunas do 9.º C e do clube de poesia Ganhar Asas que apresentaram a performance “O meu lugar de existir”, em homenagem à Maria da Fonte. Esta iniciativa incluiu dança, a música e a poesia.

As alunas da EPAVE deram vida a uma coreografia também inspirada na Maria da Fonte, símbolo de coragem, força e intervenção.

Terras de Bouro promoveu produtos locais na Feira de Nanterre em França

0
© CM Terras de Bouro
© CM Terras de Bouro

O Município de Terras de Bouro marcou presença na XXI Edição da Feira de Nanterre, em França, com uma delegação liderada pelo presidente da Câmara Municipal, Manuel Tibo, acompanhado pelos vereadores Ana Genoveva e António Cunha.

Organizado pela Associação Recreativa e Cultural de Originários de Portugal (ARCOP de Nanterre), o evento reúne vários municípios portugueses com o objetivo de divulgar o melhor de cada território junto da comunidade portuguesa e francófona. O Município de Terras de Bouro disponibilizou um conjunto de produtos típicos locais de modo a promover, junto das comunidades e portuguesas e francesas, o que de melhor se produz naquele concelho.

Braga: ALFACOOP com quatro pódios no Campeonato e Torneio Nacional de Show e Precisão

0
© Colégio Alfacoop
© Colégio Alfacoop

As atletas e treinador da escola de patinagem Braga Elite Sport Clube – Clube Colégio ALFACOOP, em representação do grupo de show SAY YES, conquistaram o primeiro lugar em todas as categorias em que participaram no Campeonato e Torneio Nacional de Show e Precisão, realizado em Fafe.

Os alunos ficaram em primeiro lugar no Quarteto Cadete Torneio Nacional, no Grupo Grande Torneio Nacional, no Grupo Pequeno Campeonato Nacional e no Grupo Júnior Campeonato Nacional.

Orquestra Filarmónica de Braga dá concerto no dia 12 de abril no Salão Medieval da Reitoria

0
© Orquestra Filarmónica de Braga
© Orquestra Filarmónica de Braga

A Orquestra Filarmónica de Braga, em virtude do projeto “Clássicos ao Domingo”, vai dar um concerto no dia 12 de abril, às 12:00, no Salão Medieval da Reitoria da UMinho. Será o segundo concerto de abertura da temporada 2026 da iniciativa.

Amâncio Cabral será o maestro convidado do espetáculo, que terá como solistas Jorge Sousa (Clarinete) e Pedro Travanca (Fagote).

Pela primeira vez em Portugal será apresentado o Dueto Concertino para Clarinete, Fagote e Orquestra de Richard Strauss. Serão também interpretadas obras de Arnold Schoenberg e Anton Webern.

A entrada é livre, sujeita à lotação do espaço.

Serviços Municipais de Braga fechados na Segunda-feira de Páscoa

0
© CM Braga
© CM Braga

Os serviços municipais de Braga vão estar fechados na segunda-feira, dia 6 de Abril, por motivo de tolerância de ponto, inerente às celebrações da Páscoa.

“Tal decisão teve em consideração que a comemoração da Páscoa na Cidade de Braga representa um evento único, repleto de tradições seculares, com dimensão cultural e expectativas de dinamização económica do Município, prevendo-se um diminuto afluxo de utentes aos serviços municipais”, refere a Câmara Municipal.

No entanto, por motivos de interesse público, os serviços essenciais vão estar abertos, nomeadamente os Bombeiros Sapadores, Parque de Campismo, Quinta Pedagógica, Parque Desportivo da Rodovia, Aeródromo, Cemitério Municipal, Polícia Municipal, Parque de Estacionamento da Cangosta da Palha, Centro Coordenador de Transportes e Posto de Turismo.

Associação de Festas de São João de Braga quer levar festividades a todo o concelho

0
© Associação de Festas de São João de Braga
© Associação de Festas de São João de Braga

A Associação de Festas de São João de Braga promoveu, na última semana, uma reunião de alinhamento com as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de explorar novas formas de colaboração e reforçar a articulação na dinamização das festividades.

O encontro reuniu representantes de várias freguesias, num momento de partilha de ideias, identificação de oportunidades e definição de estratégias conjuntas que permitam valorizar ainda mais aquela que é uma das maiores manifestações culturais e populares da região.

Durante a sessão, foram discutidas diferentes possibilidades de envolvimento das freguesias na programação sanjoanina, desde a dinamização de iniciativas locais até à criação de sinergias que promovam uma vivência mais alargada e descentralizada da festa.

Ana Daniela Pereira, presidente da Associação de Festas, destacou a importância deste trabalho em rede uma vez que a associação pretende “garantir que o São João é celebrado em todo o concelho. Este alinhamento com as Juntas de Freguesia é essencial para levarmos a festa mais perto das pessoas, valorizando as tradições locais e reforçando o sentimento de comunidade”.

A responsável sublinhou ainda que “esta reunião marca o início de um processo contínuo de cooperação, com o objetivo de construir um São João cada vez mais inclusivo, participado e representativo da diversidade do território”.

Luís Montenegro: “Portugal continua a ser um dos países mais seguros da Europa e do mundo”

0
© PSD
© PSD

Luís Montenegro disse que Portugal “continua a ser um dos países mais seguros da Europa e do mundo”.

As declarações do primeiro-ministro foram proferidas após a reunião do Conselho Superior de Segurança Interna, onde foi aprovado o Relatório Anual de Segurança Interna relativo a 2025, documento que seguirá para a Assembleia da República.

Luís Montenegro destacou a diminuição da criminalidade grave e violenta, apesar do “aumento da criminalidade geral participada”, considerando que “a pequena oscilação traduz a estabilização dos números de uma forma geral”.

O primeiro-ministro sublinhou que “temos razões para vislumbrar uma situação controlada em Portugal, para poder apresentar Portugal como um país seguro”, defendendo, ao mesmo tempo, a importância de “continuar a estreitar o trabalho de articulação e coordenação” no sistema de segurança interna, envolvendo a Administração Interna e a Justiça.

Luís Montenegro referiu que será reforçado o combate ao tráfico de estupefacientes. “É um crime a partir do qual muitos outros são cometidos”.

A violência doméstica foi igualmente apontada como uma das principais preocupações, tendo sido registadas 27 vítimas mortais em 2025. O primeiro-ministro classificou este fenómeno como “um crime de terror” e garantiu “um combate incessante e também um apoio cada vez maior às vítimas, sobretudo às mulheres e às crianças e jovens”.

No domínio da imigração, Luís Montenegro salientou que o crime de auxílio à imigração ilegal “teve também mais detenções em 2025”, no quadro da estratégia do Governo para uma imigração “regulada e humanista”. “Vale a pena vir para Portugal pela via legal, não vale a pena vir para Portugal por vias ilegais”, afirmou.

Jovem de Amares conquista 1.º lugar no Prémio Bomfim

0
© Sylvie Castro
© Sylvie Castro

O aluno Jasmim José de Castro e Silva, natural de Figueiredo, em Amares, alcançou o 1.º lugar na categoria de Instrumentos de Sopro e Percussão, no âmbito do 18.º Prémio Bomfim. Com apenas 15 anos, o jovem frequenta atualmente o 10.º ano (6.º grau) no Conservatório do Bomfim, destacando-se pelo seu talento e dedicação à música. Entrou com 6 anos para o Conservatório de música Calouste Gulbenkian, em Braga, onde estudou até ao 9º ano.

O Prémio Bomfim, promovido pelo Conservatório do Bomfim, tem como principal objetivo “reconhecer o mérito, o empenho e a evolução artística dos seus alunos, constituindo uma importante plataforma de valorização do ensino musical”.

Plenergy abre posto de abastecimento em Braga

0
© Plenergy
© Plenergy

A Plenergy, operadora líder de combustíveis de baixo custo na Península Ibérica, acaba de alcançar uma nova etapa no seu trajeto em Portugal, ao atingir as 15 estações de serviço em funcionamento, em pouco mais de um ano. Atingido no final de março, este marco resulta da inauguração de dois novos postos em concelhos estratégicos, em Braga e Loures.

Em Braga, a marca fixou-se na Avenida de São Lourenço, em Celeirós. Este novo posto conta com três ilhas de abastecimento, garantindo assim a capacidade de abastecer seis viaturas em simultâneo. Paralelamente, a aposta na Área Metropolitana de Lisboa ganha força com a primeira estação de serviço, situada na Rua 28 de setembro, em Frielas, Loures. Localizada numa zona de grande dinamismo comercial (próxima da Mercadona e do Ikea), esta infraestrutura conta com duas ilhas de abastecimento, permitindo o abastecimento de quatro viaturas, e distingue-se por incluir também duas boxes dedicadas à lavagem automóvel, uma conveniência extra para os clientes.

Para Tiago Preguiça, Country Manager da Plenergy em Portugal, este novo marco vai muito além do número de inaugurações sendo que “alcançar as 15 estações em funcionamento é a prova viva da repercussão positiva que o nosso modelo tem tido junto dos portugueses. A par deste crescimento, o nosso maior motivo de orgulho reside no impacto humano que estamos a gerar, ultrapassando a barreira das 60 contratações diretas em Portugal, através das aberturas de Braga e Loures. É esta equipa, presente em todos os nossos postos, que garante a excelência e conveniência que nos distinguem diariamente”.

Com os olhos postos nas próximas conquistas a curto prazo, a Plenergy tem já em desenvolvimento sete novas estações: Penafiel, Marinha Grande, Castelo Branco, Palmela, Almada, Loures (uma segunda localização) e Porto. A conclusão destes novos espaços permitirá à empresa superar os 20 postos de abastecimento ativos no início do segundo semestre de 2026, conquistando outro grande objetivo.

Fátima Alves eleita Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD da Póvoa de Lanhoso

0
© PSD
© PSD

Fátima Alves foi eleita Presidente da Comissão Política Concelhia do PSD da Póvoa de Lanhoso para o biénio 2026-2028.

A lista A alcançou uma vitória esmagadora. Ao suceder a Luís Carvalho na presidência da Comissão Política, Fátima Alves assume esta missão com “espírito de continuidade, renovação e reforço do compromisso com o concelho e com todos os Povoenses”.

“Trata-se de um projeto verdadeiramente agregador: todos os membros são parte ativa e indispensável desta dinâmica coletiva, sem hierarquias de protagonismo na participação ou na comunicação, afirmando uma coesão sólida, uma cultura de inclusão e um forte espírito de equipa. Felicitamos Luís Carvalho pela eleição como Presidente da Assembleia de Secção. A sua experiência será uma mais-valia importante, tal como o contributo dos membros da Assembleia, que prestarão um apoio sólido à Comissão Política. Este é um novo tempo para a Póvoa de Lanhoso — não apenas um novo ciclo político, mas o início de uma etapa de afirmação, coragem e ambição”, refere a Comissão Política, que assume “um compromisso de trabalho inclusivo, coordenado e eficaz, garantindo que cada militante, cada simpatizante e cada Povoense tenha voz, espaço e relevância”. “Este é um projeto sólido, plural e aberto, construído para todos e orientado para servir o concelho”.