Início Site Página 248

236 acidentes e quatro vítimas mortais no arranque da operação “Páscoa 2026”

0
© GNR
© GNR

A GNR registou, no arranque da operação “Páscoa 2026”, que começou esta quinta-feira, 236 acidentes e quatro vítimas mortais. Os dados apontam ainda para 41 detenções.

Nesse dia foram fiscalizados 7.000 condutores, dos quais 32 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l e nove foram detidos por conduzirem sem habilitação legal.

Foram ainda detetadas 1.389 contraordenações rodoviárias, destacando-se 374 por excesso de velocidade, 215 por falta de inspeção periódica obrigatória, 52 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança, 52 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório, 48 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução e 16 excessos de álcool.

Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 236 acidentes, dos quais resultaram quatro vítimas mortais, cinco feridos graves e 68 feridos leves.

“A GNR reafirma o seu compromisso de trabalhar para a segurança da população, sobretudo num período onde o convívio familiar e as tradições ganham ainda maior significado. Contamos com o contributo e a responsabilidade de todos para que estas festividades da Páscoa sejam celebradas em segurança e sem tragédias a lamentar”, refere a GNR.

Gilmário Vemba apresenta “3.º Round” em Braga

0
DR
DR

Gilmário Vemba sobe ao palco do Grande Auditório do Forum Braga, no dia 17 de abril, para apresentar “3.º Round”.

Neste espetáculo, o humorista parte da ideia de que “não há duas sem três” e que tudo na vida acontece em ciclos. Se antes a lógica natural era “nascer, viver e morrer”, aqui o comediante propõe uma nova leitura: viver, amar e rir.

Entre momentos de humor atento, relatos do dia a dia e a energia que lhe é característica, o público é convidado a atravessar estas três dimensões como atravessa a própria vida com curiosidade, emoção e muita boa disposição.

Os bilhetes custam entre 18 e 25 euros, podendo ser adquiridos aqui.

Procissão do Enterro do Senhor ai esta sexta-feira em Braga

0
© Angélica Antunes
© Angélica Antunes

A Procissão do Enterro do Senhor, a mais solene e comovente das procissões, sai à rua em Braga esta Sexta-Feira Santa, às 21:30, com saída na Sé Catedral.

Organizada pelo Cabido da Catedral, Irmandade da Misericórdia, Irmandade de Santa Cruz e Comissão da Semana Santa, a procissão leva às ruas da cidade o esquife do Senhor morto, que é precedido por um andor com a cruz despida e seguido pelo da Senhora das Dores.

Itinerário: Sé > Rua D. Gonçalo Pereira > Largo de S. Paulo > Largo de Paulo Orósio > Rua do Alcaide > Campo de Santiago > Rua do Anjo > Rua de S. Marcos > Largo Barão de S. Martinho > Rua do Souto > Rua Dr. Justino Cruz > Rua Eça de Queirós > Praça Municipal > Rua da Misericórdia > Rua D. Diogo de Sousa > Arco da Porta Nova > Av. S. Miguel-o-Anjo > Rua D. Paio Mendes > Sé

Exposição de pintura de António Meira Marques para ver em Esposende

0
© CM Esposende
© CM Esposende

No âmbito da sua estratégia de valorização e promoção dos artistas e artesãos locais, bem como da divulgação das suas obras, a Câmara Municipal de Esposende procura criar oportunidades que proporcionem aos criadores maior visibilidade e contacto direto com o público.

Neste contexto, estará patente ao público, no Centro de Informação Turística de Esposende, entre os dias 1 e 30 de abril, uma exposição de pintura em porcelana, da autoria de António Meira Marques Henriques.

A mostra reúne um conjunto de peças de autor, resultantes de um percurso de aprendizagem contínua com mais de 30 anos, refletindo o rigor técnico e a sensibilidade artística desenvolvidos ao longo desse período. Importa sublinhar que a exposição não tem fins lucrativos, assumindo-se antes como uma iniciativa de partilha cultural.

Com esta exposição, o autor pretende “dar a conhecer ao público a diversidade de técnicas aplicadas à porcelana vidrada, evidenciando a beleza e a delicadeza deste trabalho artístico, materializadas em peças de grande qualidade estética”.

A maioria das obras selecionadas integra uma ampla variedade de trabalhos decorativos, abordando temáticas muito diversificadas. Atendendo ao facto de a exposição decorrer em Esposende, terra natal do artista, a mostra inclui também motivos de forte identidade local, como representações de monumentos, brasões e cenas ribeirinhas, elementos que fazem parte da memória e do percurso criativo do autor.

A entrada é livre, sendo a exposição visitável durante o horário normal de funcionamento do Centro de Informação de Turismo de Esposende.

Cândida Martins de Braga celebra 100 anos e continua a cuidar dos animais dos vizinhos

0
© Junta da Vila de Palmeira
© Junta da Vila de Palmeira

Cândida Martins, residente na vila de Palmeira, em Braga, completou esta quinta-feira 100 anos de vida.

O presidente da autarquia local presenteou a centenária nesta data especial com a oferta de um ramo de flores.

Cândida Martins continua a ser uma mulher ativa e continua a cuidar dos animais dos vizinhos quando estes estão ausentes.

“Neste encontro, a Sra. Cândida Martins mostrou-se uma mulher ativa e generosa, que continua a cuidar dos animais dos vizinhos quando estes se ausentam. Confessou também que ao longo da vida viveu em vários países e, apesar da vontade de regressar à Venezuela, foi em Palmeira que decidiu ficar, reconhecendo a qualidade de vida que aqui encontrou. À Sra. Cândida Martins, a Junta da Vila de Palmeira endereça sentidas felicitações, com votos de saúde e continuação de uma vida plena, marcada pela dedicação e pelo cuidado com os outros”, felicitou o Executivo da Vila de Palmeira.

Fé e emoção marcam Procissão do Ecce Homo em Braga

0
© Angélica Antunes
© Angélica Antunes

Foi perante uma grande moldura humana que saiu em Braga, na noite desta Quinta-feira, a Procissão do Ecce Homo, integrando as Solenidades da Semana Santa.

Um mar de gente concentrou-se nas ruas do centro histórico de Braga para viverem este momento de fé e emoção, ao som das matracas e à luz dos fogaréus.

© Angélica Antunes

Também conhecida como a Procissão do Senhor da Cana Verde, o cortejo saiu da Igreja da Misericórdia e integrou os farricocos, descalços e encapuzados, uns a soar matracas e outros a alçar fogaréus. A participação dos farricocos nesta celebração representa os penitentes que, ao longo dos séculos, acompanham esta manifestação como um apelo ao arrependimento pelos pecados.

Várias figuras alegóricas da Ceia e do Julgamento de Jesus Cristo, assim como quadros alusivos à história e vivência das catorze obras da Misericórdia, seguiram nesta manifestação de fé.

© Angélica Antunes

Organizada pela Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Braga, esta tradição incorporou um único andor, o do “Ecce Homo”, que significa “Eis o Homem!”, por Jesus ter sido entregue por Pilatos há mais de 2000 anos, num ato de simbolismo e reconhecimento do que lhe aconteceu na quinta-feira à noite antes da sua crucificação.

Escoliose: O diagnóstico nos olhos de quem cuida

0
© Pedro Jordão
© Pedro Jordão

No dia 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) assinala o Dia Mundial da Saúde. Fá-lo desde 1950, com o objetivo de consciencializar sobre a importância que tem para os todos os povos a saúde e o bem-estar!

Refletindo sobre o extraordinário que é a vida humana, a maioria de nós desenvolveu-se sem condicionantes que pusessem em causa a possibilidade de alcançar a plenitude das nossas capacidades físicas e intelectuais. Mesmo assim, em algum momento acabamos por experimentar períodos de doença mais ou menos prolongado, nessas alturas tomamos consciência que a fronteira entre a saúde e a doença, é ténue!

Se, infelizmente para algumas doenças ainda não se conhece a cura, para outras, o seu controlo pode atenuar a expressão máxima da sua morbilidade. A escoliose é uma delas!

Esta malformação músculo-esquelética resulta de um crescimento assimétrico das peças que formam a nossa coluna vertebral – as vértebras, levando à sua rotação. As vértebras ao rodarem, formam uma curva anormal, que arrasta consigo todas as estruturas anatómicas que com ela se articulam: caixa torácica, cavidade abdominal e bacia.

É uma patologia que afeta cerca de 1% da população. Isto significa que durante o ano de 2026, em Portugal nascerão cerca de 800 crianças que terão escoliose durante o seu desenvolvimento. É uma doença “silenciosa” pois não causa dor nem limitações imediatas, o que faz com que em muitos casos a escoliose apenas seja descoberta quando a deformidade é muito acentuada.

A deteção precoce da escoliose depende da avaliação periódica pelo médico assistente, mas muitas vezes é descoberta por pais, avós, treinadores e professores. Esta condição agrava muito durante os períodos de crescimento rápido — entre o nascimento e os 5 anos, e novamente na adolescência —, nestas fases os cuidadores devem estar atentos ao desenvolvimento corporal da criança e do adolescente.

Os principais sinais que podem indicar escoliose são:

  • Ombros desnivelados, com um mais alto que o outro;
  • Omoplatas e caixa torácica, com um lado mais saliente do que o outro;
  • Cintura, com diferenças nos espaços entre os braços e o corpo;
  • Bacia, em que um dos lados parece mais elevado;
  • Teste de Adams: ao pedir à criança que se incline para a frente como se fosse tocar nos pés, pode aparecer uma saliência (bossa) num dos lados das costas. Se isto acontecer, é importante consultar um profissional de saúde.

Se detetada cedo, a escoliose pode ser controlada e tratada através de métodos não cirúrgicos ou cirúrgicos, que respeitem o crescimento. Contudo, um diagnóstico tardio pode levar a curvas graves que comprometem a função respiratória e a qualidade de vida.

Campanhas como a “Josephine explica a escoliose” são muito úteis para dar a conhecer a pais, filhos e cuidadores, informação correta sobre a escoliose. Esta consciencialização permitirá com certeza que existam diagnósticos mais precoces, que se traduzirão em melhores resultados de tratamento, com menos risco associado.

Neste Dia Mundial da Saúde, pode ser uma boa oportunidade para avaliarmos as costas dos nossos filhos! Este é um hábito que pode garantir um futuro com melhor movimento e mais saúde!

Braga assinala Dia Internacional do Livro Infantil com visita à Associação de São José

0
© CM Braga
© CM Braga

O Município de Braga assinalou hoje o Dia Internacional do Livro Infantil com uma visita à Associação de S. José – Centro de Apoio à Vida, no âmbito do projeto municipal “As Minhas Primeiras Páginas”.

A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, e da vereadora da Coesão Social, Hortense Santos, num momento de “proximidade com a instituição”, que acolhe temporariamente adolescentes e jovens grávidas ou mães até aos 21 anos, bem como os seus filhos, em contextos de vulnerabilidade emocional e social, promovendo a sua reintegração. Esta é a única associação no distrito de Braga com esta resposta social.

O programa incluiu uma Hora do Conto e a entrega simbólica de livros, proporcionando um momento de partilha e reforçando a importância do acesso à leitura desde os primeiros anos de vida, especialmente junto de públicos mais vulneráveis. Durante a iniciativa, João Rodrigues destacou “o papel dos livros no estímulo à imaginação e ao desenvolvimento das crianças”, sublinhando também a sua “importância como alternativa ao uso excessivo dos telemóveis”.

Lançado em outubro de 2024, o projeto “As Minhas Primeiras Páginas” promove o acesso gratuito ao livro junto de crianças dos 0 aos 10 anos do concelho, acompanhando o seu crescimento por etapas: dos 0 aos 18 meses, através dos centros de saúde; dos 2 aos 5 anos, com o apoio da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva; e dos 6 aos 10 anos, com envio direto para as famílias. Em cada fase, é garantida a oferta de livros adequada à idade.

Com mais de 1300 famílias já inscritas, a iniciativa tem vindo a reforçar o seu alcance, procurando chegar a todas as crianças e jovens, independentemente do seu contexto.

Cinco jogadoras do SC Braga convocadas pela Seleção Nacional Sub-23

0
© SC Braga
© SC Braga

Cinco jogadoras do SC Braga foram convocadas pela Seleção Nacional Sub-23.

Alícia Correia, Ana Rita Cunha, Maria Alagoa, Maria Miller e Nair Pina, jogadoras do SC Braga, foram convocadas pela Seleção Nacional Sub-23.

Portugal vai marcar presença no Torneio Pinatar, que se realiza entre 7 e 17 de abril.

“Palavras que Aproximam” reforça comunicação e inclusão na escola de Vieira do Minho

0
© CM Vieira do Minho
© CM Vieira do Minho

O Município de Vieira do Minho, através da sua Equipa Multidisciplinar Educativa, promoveu, na terça-feira, a sessão de sensibilização “Palavras que Aproximam”, dirigida ao pessoal não docente da Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo.

A iniciativa teve como objetivo “reforçar a importância da comunicação no contexto escolar, evidenciando o seu papel na construção de relações mais positivas, empáticas e eficazes entre todos os elementos da comunidade educativa”. Ao longo da sessão, os participantes foram convidados a refletir sobre a compreensão dos comportamentos dos alunos, o respeito pela diversidade e a adoção de estratégias práticas de intervenção no quotidiano escolar.

Em representação do Município de Vieira do Minho esteve presente a vereadora da Educação, Sofia Rocha, sublinhando “o compromisso da autarquia na promoção de iniciativas que valorizem o bem-estar e a inclusão em ambiente escolar”.

Por parte do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo, marcaram presença o diretor, Fernando Gomes, e a sub-diretora, Maria José Ramalho, reforçando a importância do trabalho colaborativo entre as diferentes entidades na construção de uma escola mais inclusiva e participativa.

Este momento de partilha e aprendizagem “contribuiu para o fortalecimento de competências essenciais à promoção de um ambiente educativo mais seguro, inclusivo e favorável ao desenvolvimento integral das crianças e jovens”.

A Equipa Multidisciplinar Educativa do Município de Vieira do Minho destaca “a relevância da continuidade destas ações, consideradas fundamentais para a consolidação de uma cultura de diálogo, empatia e cooperação no seio da comunidade escolar”.