Um homem, de 65 anos, morreu esta quinta-feira após ter sido colhido por um comboio enquanto atravessava de motociclo na passagem de nível, em Tamel, Barcelos.
A freguesia de Aborim, onde João Oliveira Linhares residia, ficou em choque com sua partida inesperada.
Nas redes sociais, são várias as mensagens de homenagem que recordam o “ilustre amigo e Aborinense”.
Ainda não é conhecida a data do funeral.
À família enlutada, a Braga TV envia as mais sinceras condolências.
Dois anos após a sua tomada de posse como primeiro-ministro, Luís Montenegro garantiu que “o país está melhor e os portugueses também”.
Luís Montenegro destacou “os resultados económicos alcançados, o reforço do Estado Social e as diferentes reformas em curso” para essa conclusão, anunciando ainda um novo instrumento de apoio, de 600 milhões de euros, às empresas que enfrentam o aumento dos custos energéticos, face à guerra no Irão.
“Há dois anos assumi o compromisso claro com os portugueses de resolver os problemas das pessoas e transformar Portugal num país com ambição e com uma mentalidade vencedora”, sublinhou o primeiro-ministro.
“A estratégia de aumento do rendimento disponível traduziu-se em quatro reduções do IRS, libertando mais de dois mil milhões de euros para as famílias. Foram igualmente reforçadas políticas dirigidas aos jovens, com o IRS Jovem, o aumento do rendimento líquido e medidas de acesso à habitação, incluindo garantia pública e isenções fiscais na compra de casa. No plano social, o Governo reforçou o complemento solidário para idosos, assegurou a comparticipação a 100% de medicamentos para os mais vulneráveis, atribuiu dois suplementos extraordinários e procedeu à atualização anual das pensões”, afirma Luís Montenegro.
Na saúde, o primeiro-ministro refere que “o Governo avançou com um plano de emergência e transformação, acompanhado de reformas estruturais, nomeadamente no INEM e na reorganização dos serviços de obstetrícia, ginecologia e pediatria”.
“Nós estamos aqui com o mesmo foco, a mesma vontade e a mesma coragem com que iniciámos este caminho há dois anos, para agir, para transformar, para pugnar, lutar e atingir os resultados a que nos propusemos”, sublinhou.
O SC Braga e o Sporting CP defrontam-se este sábado, às 17:00, em jogo da 15.ª jornada da Liga BPI.
Marwin Bolz, técnico das Gverreiras do Minho, disse que o SC Braga “tem de mostrar a sua melhor versão para alcançar um resultado positivo em Alcochete”.
“Aproveitámos a paragem para aprofundar o nosso modelo de jogo, de forma a apresentarmos a nossa melhor versão. Focámo-nos no nosso processo e desenvolvemos os nossos padrões e comportamentos. O Sporting é uma equipa com uma identidade de jogo bem definida e boas jogadoras, capazes de criar perigo a qualquer momento. É fundamental mantermos a concentração ao máximo para conseguirmos defender com solidez. Queremos terminar da melhor forma possível. Sentimos a responsabilidade de deixar tudo em campo e de mostrar uma forma de jogar convincente. Queremos criar oportunidades, ser intensos e demonstrar uma atitude de topo”, referiu.
A Academia da Força Aérea Portuguesa (AFA) e a UMinho vão desenvolver, lançar e operar o satélite académico “Prometheus-2” nos próximos meses.
Esta missão espacial vai colocar um objeto de 10x10x30cm a cerca de 500 quilómetros de altitude para recolher dados úteis para a comunidade científica e estudantil. O projeto leva o espaço à sala de aula, ao envolver diretamente algumas dezenas de alunos da AFA e da Escola de Engenharia da UMinho, e surge na sequência do primeiro satélite desta universidade, Prometheus-1, lançado em 2025.
Esta cooperação foi agora assinada, em adenda ao acordo celebrado há um ano, pelo comandante da AFA, major-general Paulo Costa, e pelo reitor da UMinho, Pedro Arezes, na sede da AFA, em Sintra.
A parceria inclui o desenho, o desenvolvimento, a integração, a qualificação, o lançamento e a operação do Prometheus-2. O pequeno satélite vai ter o formato “CubeSat 3U” e rondar os 3kg de peso, o que inclui sistemas de gestão de bateria e orientação, microcontroladores, câmara de alta resolução e detetor de neutrões. Desde a Terra, poder-se-á aferir vários itens e realizar testes e validações, como de software, geolocalização e radiação.
Prevê-se que a AFA apoie a UMinho na coordenação técnico-operacional e nos requisitos da missão, contribua através do seu Centro de Investigação nos componentes para a construção do satélite e, por outro lado, articule com a Autoridade Aeronáutica Nacional e agências espaciais o registo do objeto espacial, entre outros aspetos. O acordo contempla também a instalação de uma infraestrutura de controlo e receção de dados na UMinho, no contexto do consórcio AEROGANP, o qual visa afirmar o setor aeroespacial no Norte de Portugal/Galiza e é cofinanciado pelos programas europeus Interreg VI-A, POCTEP e FEDER.
O objetivo desta parceria é garantir formação avançada e experiências inovadoras aos estudantes da AFA e da UMinho, incluindo a validação laboratorial das tecnologias, a aprovação da carga útil (payloads) do pequeno satélite, a produção de teses de mestrado, de doutoramento e de relatórios técnicos, a realização de encontros e a partilha de conhecimento entre as partes ou em aplicações de interesse operacional. Por outro lado, a iniciativa perspetiva a consolidação de competências operacionais emergentes e o desenvolvimento de futuras missões espaciais, reforçando o posicionamento de Portugal no setor aeroespacial.
O Padre João Torres, pároco de Braga conhecido por desenvolver vários projetos de apoio a reclusos e à sua reinserção social, denunciou que “não haverá Páscoa para os reclusos” devido à greve dos guardas prisionais, que decorre até à próxima segunda-feira.
Em comunicado, o pároco refere que durante esse período, “cerca de 13.500 reclusos encontram-se em risco de ser privados do direito à assistência religiosa e espiritual, designadamente da celebração da Páscoa — o momento central da fé cristã — bem como da visita de capelães e bispos. Esta realidade não é inédita, tendo já ocorrido situação semelhante no passado Natal e em anos anteriores”.
João Torres sublinha que não é contra a greve dos guardas mas que “o direito à liberdade religiosa e ao culto se encontra protegido pela Constituição da República Portuguesa, integrando o elenco dos direitos, liberdades e garantias fundamentais”.
“Nos termos do artigo 41.º da Constituição da República Portuguesa, é garantida a liberdade de consciência, de religião e de culto. Acresce que o artigo 30.º, n.º 5, determina que as pessoas privadas de liberdade mantêm a titularidade dos seus direitos fundamentais, salvo as limitações inerentes à execução da pena. O Código de Execução das Penas e Medidas Privativas da Liberdade reforça, igualmente, o direito à assistência religiosa e espiritual. Apesar deste enquadramento legal claro, a assistência religiosa não se encontra atualmente incluída nos serviços mínimos definidos para o período de greve, sendo considerada uma atividade facultativa, dependente da disponibilidade de meios humanos após assegurados outros serviços considerados essenciais. Tal entendimento levanta sérias reservas, na medida em que ignora a dimensão espiritual como elemento essencial da dignidade humana e do processo de reinserção social. Para muitos reclusos, a prática religiosa constitui um apoio fundamental na vivência quotidiana, contribuindo para a estabilidade emocional, para a pacificação interior e para a reconstrução pessoal”, esclarece.
João Torres faz ainda um apelo às entidades competentes “para que seja revista, com caráter de urgência, a definição de serviços mínimos nos estabelecimentos prisionais, garantindo de forma efetiva o acesso à assistência religiosa e espiritual, nomeadamente em períodos liturgicamente significativos como a Páscoa”.
O pároco acrescenta ainda que se trata “de uma questão de consciência coletiva. Um Estado de Direito não se limita a garantir direitos no papel — deve assegurá-los na prática, sobretudo quando estão em causa pessoas em situação de especial vulnerabilidade. A ausência da celebração pascal dentro dos estabelecimentos prisionais representa, assim, mais do que uma falha operacional: constitui um sinal preocupante de desvalorização da pessoa humana e dos seus direitos fundamentais”.
O sol vai continuar a brilhar este fim de semana, em Braga, com temperaturas de 26 graus, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Esta sexta-feira, as máximas chegam aos 26º graus e as mínimas chegam aos 6 graus. No sábado, as máximas mantêm-se nos 26º e com as mínimas a chegarem aos 7º graus. No domingo, as máximas continuam nos 26º e com mínimas de 8º graus.
Já na segunda-feira, as máximas sobem para 29º graus, mas com previsões de chuva.
A Praia Fluvial de Merelim São Paio, em Braga, vai receber uma visita noturna dedicada à descoberta da biodiversidade local, no âmbito do programa de educação ambiental da candidatura à Bandeira Azul.
A iniciativa decorrerá no dia 11 de abril, das 18:00 às 20:00, aliando o levantamento sistemático de espécies a momentos de sensibilização ambiental, convidando os participantes a conhecer e valorizar os ecossistemas fluviais, mesmo fora do período diurno.
O futuro Centro de Atletismo de Famalicão, localizado no Talvai, estará pronto no mês de setembro. O equipamento representa um investimento municipal total na ordem dos oito milhões de euros.
Durante a visita às obras realizada esta quinta-feira, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, apontou a certificação do complexo como” Centro de Alto Rendimento de nível nacional como o próximo passo lógico para o equipamento”.
A visão partilhada entre o Município e a Federação prevê que “o complexo se torne um polo de atração para seleções internacionais”.
“Será, sem qualquer dúvida, o melhor complexo desportivo de atletismo que vamos ter em Portugal”, afirmou o dirigente, destacando soluções técnicas diferenciadoras como a “instalação de duas pistas de 100 metros em orientações opostas, que garantem aos atletas condições ideais de performance, independentemente da direção do vento”, referiu, reforçando que está já confirmada a transferência da sede da Associação de Atletismo de Braga para as novas instalações em Famalicão.
“Teremos tempo dedicado aos cidadãos famalicenses para caminhadas e corridas livres, além de programas para seniores e escolas”, disse Mário Passos.
Com valências para todas as disciplinas do atletismo, nas áreas dos saltos, corridas e lançamentos, o complexo implica a construção de uma pista de atletismo de oito corredores e relvado interior, bancadas e vários edifícios de apoio e balneários, ginásio, salas médicas e iluminação pronta para transmissões televisivas. Os trabalhos contemplam ainda a valorização da zona envolvente, que incluirá um percurso de aquecimento em saibro, bancada descoberta, parque de estacionamento e arruamentos. Toda a infraestrutura do equipamento foi projetada para ser totalmente acessível, estando apta para a prática de desporto adaptado.
Com o fim da obra previsto para o final do verão, a autarquia já trabalha num regulamento municipal para gerir o acesso à pista, garantindo que, no dia seguinte à inauguração, o complexo esteja pronto a receber os mais de 300 atletas federados.