Início Site Página 205

CP lança desconto de até 80% nos bilhetes do Alfa Pendular

0
© CP
© CP

Para promover uma mobilidade mais acessível e sustentável e reforçar a utilização do transporte ferroviário no país, a CP – Comboios de Portugal lança hoje uma campanha com desconto de até 80% nos bilhetes do Alfa Pendular. Ao todo, serão 5.000 os lugares disponíveis para viajar de forma rápida entre as principais cidades do país ao abrigo desta promoção.

O desconto será aplicado exclusivamente na compra de bilhetes online, através dos canais digitais da CP (site e app), entre os dias 22 de abril e 6 de maio.

A campanha ‘Promo+’ destina-se a bilhetes para viagens a realizar entre os dias 1 e 15 de maio de 2026, estando este preço promocional limitado a 5.000 lugares nos comboios Alfa Pendular, abrangendo quer a classe Conforto quer a classe Turística.

Com a aplicação deste desconto, haverá, por exemplo, bilhetes a 7,50 euros para viajar entre Lisboa e Porto ou 5,50 euros para viagens entre Lisboa e Faro (classe Turística). Para serem abrangidos pela campanha, estes títulos têm de ser adquiridos com antecedência mínima de 10 dias, sendo que a oferta é limitada e está sujeita à disponibilidade dos lugares reservados para esta promoção.

Braga: Associação de São José diz que diretora “nunca levantou a mais leve suspeita”

0
© CM Braga
© CM Braga

A Associação de São José, IPSS de Braga onde Ana Sofia Teixeira trabalha, reagiu à detenção da diretora pedagógica e técnica por suspeita de tráfico de droga.

Em comunicado, a instituição afirma que a alegada ligação de Ana Sofia Teixeira a atos ilícitos “constitui uma enorme surpresa” para a direção, associados, trabalhadores e utentes, sublinhando que “nunca existiram sinais ou comportamentos que levantassem suspeitas sobre a sua conduta”.

A Associação de São José refere que é “completamente alheia a quaisquer atos ilícitos que, eventualmente, tenham sido praticados e sejam ou venham a ser imputados à referida Diretora Pedagógica, desconhecendo, em absoluto, se e em que medida esta casa terá, eventualmente, sido utilizada por ela para a alegada prática de tais atos”.

A direção acrescenta que mantém total disponibilidade para colaborar com as autoridades “na medida do possível e sempre que for solicitado”.

No comunicado, a instituição garante também que a qualidade dos serviços prestados “não será afetada pela situação”, assegurando que “já foram desencadeados procedimentos internos considerados adequados para esse efeito”.

A associação sublinha ainda o seu compromisso com a missão social e o apoio às populações mais carenciadas, reafirmando a continuidade do seu trabalho.

Braga: Turma B do 3.º ano do Colégio de Nossa Senhora das Graças vence Prémio Nacional do Conto Filosófico

0
© Colégio de Nossa Senhora das Graças
© Colégio de Nossa Senhora das Graças

A turma B do 3.º ano do Colégio de Nossa Senhora das Graças, em Braga, é a vencedora da X Edição do Prémio Nacional do Conto Filosófico.

A APEFP – Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, entidade promotora do Prémio Nacional do Conto Filosófico, com o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), anunciou os vencedores da X Edição do Prémio Nacional do Conto Filosófico para Crianças, uma iniciativa educativa que celebra o pensamento crítico, a criatividade e a ética no 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.

Este prémio distingue jovens autores que, com imaginação e profundidade, exploram temas filosóficos através da escrita criativa. Nesta edição, foram recebidos dezenas de contos provenientes de todo o país, refletindo o crescente entusiasmo pela filosofia com crianças nas escolas portuguesas.

O conto vencedor do ano letivo 2025/2026 foi atribuído pelo Júri Nacional — constituído por especialistas na área da Filosofia para Crianças e por escritores de literatura infantojuvenil — ao conto “A Fita de Möbius”, da turma B do 3.º ano do Colégio de Nossa Senhora das Graças. O conto destacou-se pela sua pertinência filosófica e criatividade, tendo sido orientada pelas professoras Sandra Gomes e Eduarda Montenegro.

As menções honrosas foram atribuídas à Escola Portuguesa de Macau, com o conto “O Superpoder da Madalena”; à Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo – EB1/JI Infante Dom Henrique, com o conto “As Recordações do Sr. Raimundo”; e ao Agrupamento de Escolas José Estêvão, de Aveiro, com o conto “Os Heróis de Galochas”.

Os contos premiados serão publicados em livro, com ilustrações realizadas pelos próprios alunos das turmas participantes.

A APEFP informou que estiveram em avaliação 63 contos, provenientes de escolas do continente, das regiões autónomas e de escolas portuguesas no estrangeiro. Este é já um dos Prémios Educativos mais destacados a nível nacional e  que premeia os alunos com a edição de um Livro com registo ISBN e a sua entrega aos vencedores em cerimônia pública.

Famalicão apresentou obra sobre saunas proto-históricas

0
© CM Famalicão
© CM Famalicão

Vila Nova de Famalicão assinalou, no dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com uma sessão dedicada às saunas proto-históricas da Península Ibérica, marcada pela apresentação, pela primeira vez em Portugal, de uma obra que reúne investigação recente sobre as estruturas da Idade do Ferro.

A iniciativa decorreu nos Serviços Educativos do Parque da Devesa e integrou as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema “Património Vivo”.

O evento centrou-se na apresentação do livro “Saunas Proto-históricas na Península Ibérica”, publicado em 2024 pelo “Real Instituto de Estudios Asturianos”. A obra compila as comunicações de um ciclo de conferências realizado em Oviedo, em 2020 e 2021, complementadas por um inventário detalhado dos monumentos conhecidos no norte de Portugal e Espanha, bem como por uma síntese dos principais estudos sobre estas construções características do noroeste peninsular durante a Idade do Ferro.

A sessão de abertura contou com a presença da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Susana Pereira. Seguiu-se a apresentação da obra, com intervenções dos seus coordenadores, o arqueólogo Ángel Villa Valdés, do Museu Arqueológico das Astúrias, e o professor Marco García Quintela, da Universidade de Santiago de Compostela, bem como do investigador Armando Coelho Ferreira da Silva, professor catedrático jubilado da Universidade do Porto.

Além da apresentação, o programa incluiu uma sessão de autógrafos e uma visita guiada à reconstituição do balneário do Alto das Eiras, um exemplo local deste tipo de estruturas. A temática assume particular relevância para o concelho, que possui um exemplar associado ao Castro das Eiras, cuja “Pedra Formosa” integra a exposição permanente da Casa do Território.

Abril não é completo enquanto uma Mulher tiver medo

0
© Jenny Santos e Sandra Ataíde
© Jenny Santos e Sandra Ataíde

Em 1974 abrimos as portas da democracia, mas hoje, nós mulheres vemos as portas da segurança e do respeito  fecharem-se dia após dia.

Os casos de violência doméstica, sexual, psicológica e o número de homicídios aumentam cada ano que passa.

A liberdade não é um conceito, é uma ferramenta que precisamos imperativamente de usar para eliminar preconceitos, julgamentos e violência. É a ferramenta que nos deram para dizer que o corpo de uma mulher não é território para debate político e que a sua autonomia é sagrada.

E não, ainda não sentimos a plena liberdade, porque a roupa que vestimos é motivo de condenação, julgamento e veredicto. Porque o nosso comportamento serve de atenuante para uma agressão e porque o medo é o nosso companheiro quando caminhamos sozinhas.

Festejar Abril tem que ser um compromisso. Um compromisso para combater o julgamento moral e os “comentários inocentes”. Um compromisso para terminar com o sentimento de impunidade. Um compromisso para a criação de mais apoios, de maior fomentação da literacia emocional (não só para entenderem a igualdade de género, os comportamentos adequados, como para as mulheres saberem os limites e o que é ou não aceitável), de maior divulgação e sensibilização.

A liberdade só será plena quando o medo terminar.

De nada servem as palavras e as celebrações, se as atitudes continuam as mesmas, se não existir responsabilização e se determinados comportamentos não forem punidos com penas muito mais pesadas.

O Cravo que devemos usar ao peito deve ser o do Respeito e Dignidade para todas as mulheres. Façam cumprir a verdadeira LIBERDADE para todas nós.

Agrupamento de Baldios lidera intervenção no controlo de espécie invasora na Peneda-Gerês

0
© Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês
© Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês

O Agrupamento de Baldios da Serra do Gerês (ABSG) iniciou recentemente os trabalhos de campo no âmbito de dois projetos financiados pela International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN), direcionados para o controlo e erradicação da espécie invasora Hakea sericea (háquea) no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Os projetos, apoiados pelo programa europeu European Invasive Alien Species Rapid-Response Fund, abrangem mais de 40 hectares nos concelhos de Terras de Bouro e Montalegre, onde foram identificadas pelo ABSG núcleos pequenos e localizados desta espécie, atualmente numa fase inicial de invasão.

Estas iniciativas têm um caráter preventivo, visando “impedir o estabelecimento e a propagação da Hakea sericea em ecossistemas de elevado valor de conservação, onde a biodiversidade nativa se encontra particularmente vulnerável”. “A espécie apresenta elevado potencial de dispersão, sendo capaz de alterar significativamente os ecossistemas naturais, reduzir a biodiversidade e aumentar o risco de incêndio, o que reforça a necessidade de uma resposta rápida, coordenada e tecnicamente fundamentada” refere o agrupamento.

O objetivo central dos projetos passa por “erradicar e monitorizar as invasões iniciais da espécie, através da remoção de plantas isoladas e pequenos núcleos, evitando a sua disseminação e promovendo simultaneamente a regeneração natural e sustentável dos ecossistemas nativos da Serra do Gerês”.

As intervenções assentam em métodos de controlo físico seletivo, incluindo a remoção manual de plantas jovens, o corte de indivíduos adultos ao nível do solo e a queima controlada do material vegetal, assegurando a eliminação do banco de sementes e reduzindo o risco de regeneração. “Todas as ações são realizadas de acordo com as melhores práticas de gestão, sustentadas em bases científicas e em total conformidade com a legislação em vigor, sendo complementadas por um plano de monitorização contínuo para avaliar a eficácia das medidas implementadas, implementação de medidas corretivas afim de evitar o eventual risco de reinvasão”, reforçoou.

Os trabalhos de campo, localizados em 5 das 8 Comunidades Locais de Baldios (CLB) associadas do ABSG (Rio Caldo, Vilar da Veiga, Ermida, Fafião, Pincães e Cabril), em pleno PNPG, tiveram início na passada semana, com intervenções já concluídas na CLB de Fafião, prevendo-se a continuidade das ações nas restantes áreas de intervenção ao longo dos próximos meses.

O projeto é desenvolvido em articulação com as comunidades locais e com as entidades com responsabilidades no território, promovendo uma abordagem participativa e sustentável.

Ao atuar numa fase precoce da invasão, esta iniciativa contribui para “prevenir impactos ecológicos mais severos, reduzir custos futuros de controlo e reforçar a resiliência dos ecossistemas”.

Fafe acolhe duas provas do Campeonato Mundial de Enduro

0
© CM Fafe
© CM Fafe

Fafe volta a afirmar-se como centro do mundo no desporto motorizado. O concelho irá receber duas rondas consecutivas do Campeonato do Mundo de Enduro, num formato inédito que reforça o seu posicionamento como palco internacional de referência na modalidade.

Esta dupla ronda decorrerá de 12 a 14 de junho, na zona de Argande, e de 19 a 21 do mesmo mês, na zona de Revelhe/Estorãos. A organização está a cargo da associação Natureza Alternativa, com promoção da Prime Stadium Events e apoio do Município de Fafe.

São esperados em Fafe 140 pilotos, de 20 nacionalidades, envolvendo mais de mil pessoas entre equipas, mecânicos, apoio e logística, que permanecerão no concelho de Fafe durante cerca de 20 dias.

O Enduro GP Portugal 2026 conta com um plano de sustentabilidade ambiental, que a Federação Internacional de Motociclismo validou com o selo ‘Kiss Fafe’,(Keep it shinny and sustainable) que atesta as boas práticas ambientais. Entre outras medidas, está evidenciada a preocupação com níveis de ruído da prova, a distribuição de ecopontos no percurso e nos paddocks, pontos de recolha de óleos usados e pneus, uma zona de lavagens “verde” e zonas de tratamento de águas residuais, à semelhança da última edição, reforçando a preocupação e compromisso com o ambiente. 

No dia 11 de junho, decorrerá uma visita aos locais de reflorestação efetuada no ano passado e que envolverá a participação de crianças do ensino pré-escolar de EB1 de Medelo, de forma a promover a gestão ambiental a longo prazo. No dia 15 de junho decorrerá uma plantação de árvores no corredor ecológico, envolvendo a Associação Cultural e Recreativa de Fornelos e os pilotos profissionais, de forma a reforçar o vínculo entre o desporto e a natureza.

A par da prova de Enduro, a organização preparou um programa com diversas atividades para a comunidade incluindo uma parada dos pilotos pela cidade de Fafe (nos dias 12 e 19 de junho), uma visita dos utentes da CERCIFAF ao paddock, a promoção da identidade regional de Fafe com um espaço de «feira e artesanato», através de visitas ao Museu do Rali, além da animação habitual nas noites da Super Test, a realizar nos dias 12 e 19 de junho.

Calendário do Mundial de Enduro de 2026:

  • 10 a 12 de abril: Grande Prémio de Itália, em Custonaci, na Sicília
  • 01 a 03 de maio: Grande Prémio de Espanha, em Oliana
  • 22 a 24 de maio: Grande Prémio da Finlândia, em Vierumäki
  • 12 a 14 de junho: Grande Prémio de Portugal, em Fafe
  • 19 a 21 de junho: Grande Prémio de Portugal II, em Fafe
  • 17 a 19 de julho: Grande Prémio de França, em Saint-Agrève
  • 07 a 09 de agosto: Grande Prémio do País de Gales, em Rhayader

GNR está a apoiar os peregrinos que rumam a Santiago de Compostela

0
DR
DR

A Guarda Nacional Republicana iniciou a Operação “Bom Caminho 2026”, que decorre até 31 de outubro, com o objetivo de promover o patrulhamento de proximidade e de maior visibilidade, de forma a garantir a proteção e segurança dos peregrinos que transitem ao longo do “Caminho Português”, do “Caminho Português da Costa” e do “Caminho Português Interior”. Simultaneamente, a GNR pretende garantir a proteção e a conservação da natureza e do ambiente, bem como a preservação do património cultural existente nos caminhos, nos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Os “Caminhos de Santiago”, reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade e o primeiro Itinerário Cultural Europeu, assumem hoje uma importância crescente não apenas no domínio espiritual, mas também como um eixo estruturante da atividade turística, promovendo a coesão territorial e a valorização do património histórico-cultural nacional.

Cientes desta importância e da procura pelos “Caminhos de Santiago”, a Guarda irá executar esta operação, implementando um conjunto de atividades cujo objetivo visa contribuir para uma maior segurança e visibilidade junto dos milhares de peregrinos que percorrem este caminho, por forma a prevenir o cometimento de ilícitos ou criminalidade associada.

“Pretende-se reforçar a presença da Guarda nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização, com o objetivo de transmitir os principais conselhos de segurança”, refere a GNR.

A Guarda aconselha a que planeie todo o seu percurso e viagem de forma antecipada; mantenha os seus familiares e amigos mais próximos informados sobre os percursos e planeamento da sua viagem; tenha sempre na sua posse um documento de identificação pessoal; tenha especial atenção aos pertences e objetos pessoais que transporte; tenha especial atenção a abordagens por parte de estranhos; privilegie a utilização de percursos sinalizados e iluminados; quando utilize estradas com circulação rodoviária, caminhe sempre na berma contrária ao sentido do trânsito e não ande em locais onde seja proibida a circulação de peões; use roupa clara, preferencialmente com colete refletor; caminhe preferencialmente durante o dia e com companhia; respeite o meio ambiente e o património cultural existente nos percursos; caso circule de bicicleta, utilize equipamentos de proteção individual e iluminação; em caso de emergência, ligue para o número europeu de emergência (112).

Nos períodos de maior afluência de peregrinos, vão realizar-se patrulhas conjuntas com a Guardia Civil Espanhola.

Braga: TUB investe 15 milhões em 35 novas viaturas elétricas

0
© CM Braga
© CM Braga

Os Transportes Urbanos de Braga (TUB) apresentaram 35 novas viaturas de emissões nulas, 100% elétricas, numa cerimónia que decorreu na Cripta do Santuário do Sameiro.

A sessão contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, João Rodrigues, e do administrador executivo dos TUB, Teotónio Andrade dos Santos. As novas viaturas foram ainda benzidas pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Delfim Gomes.

Para João Rodrigues, esta apresentação traduz “trabalho concretizado, ambição e capacidade de execução”. O autarca sublinhou que “a mobilidade é uma das áreas onde mais claramente se mede a qualidade de vida”, destacando fatores como o tempo de deslocação, a qualidade do ar, o ruído e a capacidade de acesso a diferentes pontos da cidade.

“O investimento agora apresentado é um sinal claro de que Braga está a fazer um caminho sério na sua mobilidade”, afirmou, defendendo que “este é um processo que exige estratégia e articulação de várias medidas”. “A mobilidade não se resolve com respostas isoladas, resolve-se com visão e com a capacidade de alinhar diferentes soluções na mesma direção”, acrescentou.

O presidente da Câmara destacou ainda que “a redução do preço dos passes é um passo importante para atrair mais utilizadores”, mas frisou que “a atratividade não depende apenas do preço, mas, sobretudo, da qualidade do serviço prestado”. Nesse sentido, considerou que “estas 35 novas viaturas ganham particular significado”, sendo “prova concreta de que os TUB não abdicam de investir numa mobilidade mais moderna, eficiente e limpa”.

João Rodrigues sublinhou também que Braga está a antecipar metas definidas para mais tarde, resultado de “planeamento, ambição e capacidade de execução”, colocando o concelho “na linha da frente”. Defendeu ainda a necessidade de reduzir a pressão sobre o centro urbano, apontando a importância da circular rodoviária externa como complemento à aposta no transporte público. “Não há contradição entre estas opções: uma política séria articula respostas em toda a linha”, referiu.

O autarca agradeceu igualmente o apoio do Governo, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sublinhando que Braga é hoje “uma cidade mais exigente, dinâmica e ambiciosa”, que deve continuar a investir “onde faz a diferença”, nomeadamente na mobilidade e na qualidade dos serviços públicos.

Na sua intervenção, Teotónio Andrade dos Santos destacou o crescimento sustentado da procura pelo transporte público, com um aumento de 44% no número de passageiros ao longo dos últimos 12 anos, passando de 10 para 15 milhões de utilizadores.

O administrador executivo dos TUB salientou que este representa “o maior investimento de sempre no transporte público em Braga”, acrescentando que os primeiros autocarros entram em funcionamento já esta semana, sendo integrados de forma progressiva na operação. “Queremos criar condições para que o transporte público seja uma escolha natural, retirando carros da cidade e cativando cada vez mais utilizadores”, afirmou.

O investimento global nas novas viaturas ascende a cerca de 15 milhões de euros e permite reforçar a operação dos TUB com 10 autocarros midi de 10 metros e 25 autocarros standard de 12 metros. Com este reforço e a chegada de mais 3 autocarros elétricos mini, a empresa passará a contar com uma frota de 113 viaturas descarbonizadas, das quais 81 elétricas e 32 a gás natural.

Este investimento consolida o compromisso dos TUB com a descarbonização, prevendo-se atingir em 2026 níveis na ordem dos 90%, com cerca de 70% da frota já elétrica, contribuindo para uma cidade mais sustentável e com melhor qualidade de vida.

Conheça os números do Euromilhões

0
DR
DR

Os números do Euromilhões de hoje já são conhecidos. A chave é composta pelos números  13 – 16 – 29 – 40 – 47 e pelas estrelas 3 e 4.

Em jogo está um primeiro prémio de 145 milhões de euros.

A divulgação destes resultados não dispensa a consulta na página oficial dos Jogos da Santa Casa da Misericórdia.