Início Site Página 1762

PAN defende melhores condições para alunos e professores

0
© PAN
© PAN

Rafael Pinto, cabeça de lista do PAN pelo círculo de Braga, reuniu com o Sindicato dos Professores do Norte. A reunião teve como objetivo “conhecer as reivindicações dos docentes no distrito”.

Segundo Rafael Pinto, “na última década assistimos a uma desvalorização da carreira dos professores, tanto ao nível salarial como de condições de trabalho. Isto causou uma falta de atratividade na profissão levando à grave falta de professores que já se sente e, se nada for feito, se irá agravar nos próximos anos”.

Para o PAN, “a educação é a base da sociedade e a escola pública tem que funcionar em pleno para garantir o combate às desigualdades sociais”.

O partido defende a recuperação progressiva do tempo de carreira dos professores, apoios aos professores deslocados e a aposentação aos 40 anos de trabalho, sem penalizações.

Para além da melhoria de condições para docentes e auxiliares, Rafael Pinto afirma que “no distrito de Braga temos 16 escolas que precisam urgentemente de obras. Um PAN mais forte no Parlamento vai garantir que estes investimentos sejam feitos, oferecendo melhores condições à comunidade escolar”.

De acordo com o cabeça de lista, “a nossa visão para as escolas vai mais longe, defendendo também um reforço dos psicólogos e nutricionistas disponíveis. Isto permite integrar na educação, políticas de prevenção na saúde, o que se irá refletir numa redução das doenças e melhoria do funcionamento do SNS”.

Barcelos vai ter duas novas piscinas municipais

0
© CM Barcelos
© CM Barcelos

O concelho de Barcelos vai ter duas novas piscinas municipais que irão nascer na freguesia de Viatodos e na freguesia de Galegos Santa Maria.

Os estudos prévios foram aprovados em Reunião de Executivo, que se realizou esta segunda-feira.

O complexo das Piscinas Municipais em Galegos Santa Maria apresenta uma estimativa orçamental no valor de 2.875.500 euros, acrescida de IVA, enquanto o complexo das Piscinas Municipais em Viatodos tem uma estimativa orçamental no valor de 3.097.500 euros, acrescida de IVA à taxa legal em vigor.

Ainda não viu neve? Maior nevão poderá estar a chegar ao Minho

0
© CM Vieira do Minho
© CM Vieira do Minho

A neve está de regresso ao Minho a partir da próxima quinta-feira. As previsões são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que colocou o distrito de Braga sob aviso amarelo devido à queda de neve.

Este poderá ser o maior nevão dos últimos anos, segundo o Meteo Trás os Montes – Portugal. “Se as previsões se confirmarem, estamos a 48 horas do maior nevão dos últimos anos! As acumulações previstas são muito significativas, o modelo em que mais confiamos, o WRF, coloca cerca de 1 metro de neve nova nas cotas mais altas em 48 horas”, pode ler-se na página de Meteorologia.

O aviso amarelo para o distrito de Braga entra em vigor a partir das 15:00 de quinta-feira, prevendo-se queda de neve acima de 1100/200 metros, descendo gradualmente a cota até 800/1000 metros com acumulação até 10 centímetros acima de 1000/1200 metros.

Haverá como impactos prováveis a Perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo, por exemplo vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados.

Braga: Rua do Raio vai estar cortada ao trânsito

0
© CM Braga
© CM Braga

A Rua do Raio, em Braga, vai estar cortada ao trânsito durante o período noturno, informou a Autarquia.

Devido à realização de obras de pavimentação do cruzamento da rua do Raio com a Avenida da Liberdade, será proibida a circulação automóvel na Rua do Raio em ambos os sentidos (quem vem do Largo Carlos Amarante e quem vem da Sra. A Branca – a partir do cruzamento com a rua de Goa) entre os dias 5 e 7 de março entre as 20:30 e as 07:00.

De acordo com a Câmara Municipal, estão garantidas as saídas do parque de estacionamento da Cangosta da Palha e dos outros dois silo-autos situados na rua do Raio.

Hiperatividade e falta de atenção são consequências do consumo excessivo de ecrãs

0
DR
DR

Viver num mundo digital trouxe benefícios, desde o fácil acesso a recursos, como os ecrãs, a oportunidades de aprendizagem e a interação social, mas também trouxe desafios e, para crianças que já são consideradas nativas digitais, lidar com perigos e dependências destes aparelhos está na ordem do dia.  Nesse sentido, a Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM) associa-se à Miúdos Seguros na Net e promove um webinar, dia 12 de março, pelas 17:00, no âmbito da Semana do Bem Estar Digital. Com a iniciativa, pretende incentivar a literacia digital e o bem-estar dos utilizadores na internet destinando-se, numa primeira instância, a autarcas e técnicos de municípios.

Crianças e jovens utilizam a internet de diversas formas e, segundo os últimos Dados da Comissão Europeia, 56% das crianças entre os 7 e os 17 anos utilizam a internet para ver vídeos, 55% para ouvir música e 51% para comunicar. Quando se fala dos dispositivos utilizados, o uso do telemóvel destaca-se com 70% das crianças a escolherem-no como meio preferido.

A iniciativa Miúdos Seguros na Net pretende prevenir a utilização excessiva das tecnologias, o bullying e cyberbulling, os impactos negativos das tecnologias na imagem corporal das crianças e jovens, a violência sexual com base em imagens e promover uma parentalidade digital mais positiva.

Para Albino Almeida, presidente da ANAM, “é essencial que o governo, empresas de tecnologia, escolas e iniciativas educativas, trabalhem juntos para promover práticas saudáveis de utilização, tanto da internet, como do digital. Ao reconhecer e abordar os perigos da internet e do uso excessivo do digital, podemos construir um ambiente online mais seguro, inclusivo e responsável para todos. Este Webinar é a rampa de lançamento para isso, para promover uma cultura digital que valorize a segurança, a privacidade, a diversidade e o bem-estar de todos os indivíduos”.

Tito de Morais cofundador do projeto “Agarrados à Net”, refere que na iniciativa da “Miúdos Seguros na Net”, o principal objetivo é “informar e sensibilizar para o bem-estar digital” começando desta forma com os “autarcas e técnicos dos municípios, numa sessão online e para todas as idades”. A coach Cristiane Miranda explica ainda que esta “é uma iniciativa familiar que ajuda famílias, escolas e comunidades a promover a utilização ética, responsável e segura das tecnologias de informação e comunicação por crianças”.

Este Webinar conta com oradores especialistas nacionais e internacionais que irão debater temas como a prevenção e o combate ao uso excessivo de ecrãs, bem como à violência sexual online contra crianças e jovens.

Há viagens na FlixBus de Braga a Lisboa por 3,49 euros no fim de semana de eleições

0
© Flixbus
© Flixbus

Há viagens na FlixBus de Braga a Lisboa por 3,49 euros neste fim de semana de eleições legislativas.

“Apoiar todos aqueles que necessitam de viajar no próximo fim de semana para exercer o seu direito de voto” é o mote da campanha da FlixBus, que irá disponibilizar milhares de bilhetes promocionais a partir de 3,49 euros.   

Esta promoção é válida para reservas entre 5 e 10 de março e para viagens a realizar entre quinta- feira, 7 de março, e segunda-feira, dia 11 de março.

“É uma campanha criada para apoiar todos aqueles que nos próximos dias ou no fim de semana irão precisar de se deslocar até à sua terra natal para votar”, afirma Pablo Pastega, diretor geral da FlixBus para Portugal e Espanha. “É uma altura em que, por norma, há um aumento significativo das viagens, já que há muitos portugueses deslocados, e que viajam por causa das eleições. E a FlixBus quer facilitar esta mobilidade dos portugueses, disponibilizando para isso, e em exclusivo para este período, viagens a um preço promocional”, afirma este responsável.

Alguns exemplos de ligações disponíveis:

  • Lisboa ⇆ Porto a 3,49 €
  • Coimbra ⇆ Lisboa a 3,49 €
  • Coimbra ⇆ Porto a 3,49 €
  • Faro ⇆ Lisboa a 3,49 €
  • Braga ⇆ Lisboa a 3,49 €
  • Évora ⇆ Lisboa a 3,49 €

Nova linha reforça ligações diretas aos aeroportos

Há mais uma linha na operação doméstica da FlixBus a reforçar as ligações diretas aos aeroportos nacionais. A nova linha passa a ligar as cidades da Guarda e Viseu ao Porto e aeroporto do Porto, com passagem por Aveiro e Albergaria-a-Velha. Esta cidade é a 53.a cidade a entrar na rede doméstica da FlixBus em Portugal, que passa a ter quatro ligações diárias ao Porto e ao aeroporto do Porto, e também a Viseu e à Guarda. Os bilhetes para esta ligação já estão à venda.

“Esta linha resulta da nossa estratégia de reforçar as ligações diretas aos aeroportos nacionais, de forma a facilitar as viagens de ligação a todos os que vão viajar de avião. Acreditamos que, com boas soluções de mobilidade partilhada, as pessoas que vão para os aeroportos possam deixar o carro em casa e optar pelo transporte coletivo”, afirma Pablo Pastega.

Homem morre colhido por comboio na Linha do Minho em Barcelos

0
DR
DR

Um homem morreu após ter sido colhido por um comboio, na manhã desta terça-feira, na Linha do Minho, em Midões, Barcelos.

Segundo o E24, o alerta foi dado às 09:53, desconhecendo-se as causas do atropelamento.

Os Bombeiros de Barcelinhos, o INEM e a GNR foram chamadas para o local.

José Luís Carneiro diz que “não foi o PS” que congelou as carreiras dos professores

0
© PS
© PS

O PS quer a recuperação total do tempo congelado dos professores e de todas as carreiras da administração pública e Simplex nas escolas. A garantia foi dada por José Luís Carneiro, cabeça de lista pelo círculo de Braga.

“Defendemos a recuperação total do tempo congelado dos professores e de todas as carreiras da administração pública. Relembro que não foi o PS que congelou as carreiras mas só o PS fará, de facto, tudo para as descongelar”, José Luís Carneiro.

Em visita ao Agrupamento de Escolas de Cabeceiras de Basto, o socialista referiu que este concelho “tem hoje dois complexos educativos e uma educação integrada que muito beneficiou da reorganização da rede escolar, em articulação com a rede de transporte”. Os Governos do PS fizeram continuados reforços orçamentais nas áreas essenciais do Estado Social. Face a 2015, o OE2024 garante à Educação mais 2,9 mil milhões de euros”, disse José Luís Carneiro.

Por seu turno, Joaquim Barreto, que foi presidente daquele Município e que fez parte da visita ao Agrupamento de Escolas, referiu que “a educação sempre foi uma aposta socialista. Um dos números mais importantes e de que pouco se fala é o da redução para menos de metade do abandono escolar precoce face a 2015. Só uma sociedade formada e informada é verdadeiramente livre”.

Os socialistas afirmaram que “os professores presentes elogiaram a distribuição gratuita de manuais escolares promovida pela governação socialista assim como os manuais digitais que chegaram já a 12.000 alunos”.

“Acelerar a transformação digital da educação em todos os níveis de ensino é uma das propostas do plano de ação socialista para a próxima legislatura continuando a digitalização e o investimento em competências digitais”, disse José Luís Carneiro.

Quanto à valorização da carreira docente, o cabeça de lista por Braga sustentou que “apesar das medidas desenvolvidas no último ciclo político que retiraram da precariedade mais de 22.500 professores, que possibilitaram e aceleraram a progressão das carreiras dos educadores de infância e professores do ensino básico e secundário que tiveram a carreira congelada em 2005-2007 e 2011-2017, que reintroduziram a remuneração de estágios e deram maior estabilidade aos professores pela redução dos quadros de zona pedagógica, é inegável o clima de descontentamento a que é necessário atender, dando continuidade a um percurso iniciado de valorização das carreiras. Defendemos a recuperação total do tempo congelado dos professores e de todas as carreiras da administração pública. Relembro que não foi o PS que congelou as carreiras mas só o PS fará, de facto, tudo para as descongelar”.

A falta de professores foi também apontada como “um problema que carece de rápida resolução”. “Os governos do Partido Socialista interromperam a sangria de profissionais levada a cabo pelo governo PSD/CDS, que afastou do ensino mais de 28.000 professores. Precisamos tornar a carreira mais atrativa para que mais jovens escolham a via de ensino na formação superior”, referiu a socialista Palmira Maciel.

No que diz respeito à gestão das escolas, José Luís Carneiro reconheceu a “ambição de simplificar os mecanismos de comunicação entre os Serviços do Ministério da Educação e as Escolas, incluindo a criação de um ponto de coordenação da comunicação direta para evitar redundâncias, e garantir a uniformização dos sistemas e interoperabilidade entre os mesmos” e garantiu “a instauração do SIMPLEX nas escolas como forma de simplificar os processos administrativos deixando mais tempo para o processo ensino-aprendizagem”.

Vieira do Minho atribuiu 109 bolsas a estudantes universitários

0
© CM Vieira do Minho
© CM Vieira do Minho

António Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho entregou 108 bolsas de estudo a estudantes universitários.

A atribuição das bolsas representa um investimento superior a 60.000 euros por parte do Município para a formação de quadros técnicos superiores residentes no concelho. Num universo de 127 candidaturas para o ano letivo 2023/2024, foram admitidos 127 pedidos, dos quais 17 encontram-se condicionais e tendo apenas sido um excluído.

Os beneficiários das bolsas de estudo atribuídas pela autarquia são estudantes matriculados em cursos de licenciatura com ou sem mestrado integrado, alunos que frequentem mestrado ou doutoramento.

Na cerimónia de entrega das bolsas, que decorreu na sexta-feira, António Cardoso salientou que “é com enorme satisfação e sentido de responsabilidade que o Município continua a atribuir este apoio, de modo a permitir a frequência com sucesso do ensino universitário aos alunos vieirenses, contribuindo, assim, para uma sociedade mais justa e de igualdade de oportunidades”.

Perante os estudantes e seus familiares, o presidente sublinhou “a aposta que o executivo continua a fazer na educação, quer em infraestruturas, quer em recursos humanos e materiais, salientando que a educação é a base estruturante da nossa sociedade”.

Idoso de 80 anos mata a mulher e suicida-se

0
DR
DR

Um idoso, de 80 anos, matou a mulher, de 77, a tiro e suicidou-se, em Mortágua, avança o Correio da Manhã.

O alerta foi dado às 19:00 desta segunda-feira.

A Polícia Judiciária foi chamada ao local.