Até 6 de maio, Braga recebe mais uma edição do Hip Market, o popular mercado pop-up que reúne várias marcas nacionais. É no Piso 1 do Nova Arcada que os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer sugestões trendy para todos os gostos.
Da moda à decoração, com várias propostas que podem ser presentes originais para o Dia da Mãe, o Hip Market leva marcas já habituais e novidades. A LadyBug Braga e a Feitos d’ Arte destacam-se com as suas ofertas de acessórios de moda, enquanto os fãs de artesanato urbano e de autor podem contar com a presença d’A Coruja e da Port’arte 30.
Neste mercado pop-up, os visitantes não vão deixar de querer conhecer as cerâmicas e os gessos perfumados da Sonh’arte by Cel e as velas artesanais da Carol Studio (disponíveis apenas a partir de dia 27 de abril). Além disso, estão confirmadas duas marcas na categoria de bebé e criança: a Aurora Celestial, que apresenta peças personalizadas de decoração, e a Passinhos de Bebé, uma marca de acessórios para os mais pequenos.
Este mercado nacional vem reforçar a variada gama de marcas disponíveis no centro comercial e está disponível durante o horário de funcionamento do Nova Arcada: domingo a quinta-feira, das 10:00 às 22:00, e sextas, sábados e vésperas de feriado, até às 23:00.
Um jovem de 26 anos foi detido pela PSP, este domingo, em Famalicão, por tráfico de estupefacientes.
No decorrer da identificação e revista do jovem, este tinha em sua posse cocaína suficiente para cerca de 20 doses, haxixe suficiente para cerca de 5 doses e ectasy suficiente para 35 doses, que a PSP apreendeu.
O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.
A equipa Focus Jiu-Jitsu Braga/GDR Santa Tecla participou no sábado no Torneio Grande Prémio Cidade da Maia 2024, que contou com cerca de 800 participantes.
A equipa bracarense esteve em destaque com a participação de quatro atletas. No evento desportivo, três participantes de Braga conquistaram medalhas.
Resultados
Inês Presa venceu na categoria leve faixa branca adulto campeã
Pedro Brandão venceu categoria Pena Faixa Roxa adulto, vice campeão.
Diogo Pacheco venceu na categoria médio faixa azul adulto campeão.
Nuno Coto na categoria faixa branca médio, devido a uma lesão sofrida durante no torneio, não conseguiu um lugar no pódio
Para Jorge Marques, presidente do GDR Santa Tecla, “o atleta Nuno Coto não conseguiu um lugar no pódio devido a uma lesão mas estava a realizar uma prestação de excelência. Mais uma vez ficou demonstrado o trabalho de excelência que se realiza no Jiu-jitsu em Santa Tecla e, em breve, será divulgado novidades acerca de um futuro evento a realizar em Braga. A todos os interessados que se queiram juntar a esta equipa compareçam nas nossas instalações para treinarem connosco”.
A Distrital do PSD de Braga reuniu, numa unidade hoteleira desta cidade, o seu organismo máximo, a Assembleia Distrital, liderada por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal, para analisar os últimos resultados eleitorais e a atual situação política.
Perante uma plateia com mais de centena e meia de delegados eleitos para este órgão, Paulo Cunha, vice-presidente da Nacional do PSD e presidente da Distrital social-democrata de Braga, disse que “é graças ao trabalho desenvolvido no distrito, ao longo dos últimos anos, que Braga tem um elevado número de quadros capazes de ocuparem cargos de elevada responsabilidade pública, como se verifica na atual conjuntura, onde existem militantes e independentes como ministros, secretários de Estado, deputados a exercerem tarefas de responsabilidade na Assembleia da República e outros em comissões especializadas no Parlamento”.
“A responsabilidade política da Distrital de Braga é cada vez maior. Temos de continuar a trabalhar afincadamente em prol dos portugueses, na generalidade, e dos habitantes do Distrito em particular”, referiu Paulo Cunha.
O dirigente do PSD analisou os resultados eleitorais no distrito, sustentando que “o presidente do Partido, Luís Montenegro, lidera um Governo de grande competência para construir um país que garanta melhores condições de vida a todos os portugueses e, por isso, a Distrital do PSD de Braga tem especial confiança no sucesso deste governo”.
“Como ficou claro na Assembleia Distrital, estamos unidos e cada vez mais fortes e mobilizados, sempre para trabalhar por todos os portugueses. Como sempre, o PSD está e estará ao serviço de Portugal e de todos os portugueses”, finalizou Paulo Cunha.
Kiko Correia, do SC Braga venceu, este domingo, a segunda jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting, que decorreu no Kartódromo de Viana do Castelo.
O Gverreiro do Minho subiu ao primeiro lugar na sétima volta liderando a prova até ao final.
Esta é a segunda vitória de Kiko Correia nesta temporada a contar para o Campeonato de Portugal de Karting da categoria X30 Mini.
O PAN Famalicão endereçou um conjunto de propostas à Câmara Municipal no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O partido mostrou-se “disponível” para colaborar na elaboração do programa, tendo enviado um conjunto de sugestões que no seu entender irão “contribuir para uma nova visão do conceito de liberdade, no concelho”.
Sandra Pimenta, porta-voz da Concelhia, refere que “este conceito deverá ser alargado a todas as realidades, nomeadamente às que dizem respeito à visão do mundo como um todo interligado e interconectado, em que a visão antropocêntrica está mais do que ultrapassada e desadequada aos valores do século XXI”.
“O PAN assenta a sua atuação política em três pilares: Pessoas, Animais, Natureza, pelo que as suas propostas foram exatamente nesse mesmo sentido, e pelo respeito pelas causas que representa”, acrescenta.
Das várias propostas enviadas, o partido sugeriu que a Câmara Municipal classifique as árvores plantadas como de Interesse Municipal, ao abrigo do número 1 do Artigo 9.º do Regulamento Municipal de Gestão de Arvoredo do Município de Vila Nova de Famalicão.
Foi sugerido também a realização da tertúlia “Rios livres, são rios com vida”, com todas as associações de cariz ambiental do concelho, e solicitou ao Executivo que “se comprometa a lançar um projeto, ainda este ano, para despoluir os rios e ribeiras 100% famalicenses”.
“Para nós, esta proposta assenta num conceito de que a liberdade é mais do que a inerente às pessoas, mas que a estas pode trazer benefícios, pois proteger o meio ambiente é garantir direitos constitucionais”, reforça Sandra Pimenta.
O partido também sugeriu que das várias tertúlias se elabore um livro de memórias “25 de Abril 2024 – 50 anos de Memórias” que permita a Famalicão “ter um acervo cultural especificamente dedicado às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974”.
Paralelamente, outras medidas como a presença de intérpretes de Língua Gestual Portuguesa nas sessões da Assembleia Municipal, garantindo o acesso à informação “como um princípio basilar da nossa democracia” ou o compromisso da Câmara Municipal “promover a inclusão e a não discriminação da comunidade LGBTQIA+, nomeadamente através da projeção das cores LGBTQIA+ no dia da marcha que ocorre, por regra, em setembro”, são outras medidas.
Por último, o partido considera “fundamental que a liberdade também significa incluir o reconhecimento dos direitos dos animais”. E neste âmbito, Sandra Pimenta afrma qe “consideramos fundamental que o executivo trabalhe na implementação de um projeto-piloto intitulado ‘Livre de correntes'”.
“Em Famalicão, à semelhança de outros concelhos, ainda se assiste a um número bastante elevado de animais, particularmente cães, presos a correntes. Esta situação não se coaduna com os direitos dos animais já consagrados e atentam contra a sua condição natural. Acresce que na sua maioria estão expostos a condições climatéricas extremas, violando assim as condições mais básicas de bem-estar. Por isso, o partido propôs que o executivo, durante o presente ano, e em articulação com as associações de proteção animal e/ou movimentos informais locais, proceda à elaboração de um projeto-piloto que identifique situações urgentes de atuação e pugne por colaborar na transformação dos espaços físicos, nomeadamente através da construção de vedações ou instalação de boxes adequadas às necessidades dos animais, que permitam solucionar a situação dos animais acorrentados”, finalizou o PAN.
Perto de 400 alunos de 12 escolas do concelho de Braga vão subir ao palco do Espaço Vita, entre 29 de abril e 6 de maio, para mais uma Mostra Escolar de Artes Performativas.
São oito dias de “Mapear” com a apresentação de trabalhos artísticos inéditos nas áreas da dança, música, teatro, teatro musical, canto e cruzamentos disciplinares.
“Ao incorporar as artes performativas no ambiente escolar, é possível fortalecer os laços entre cultura e educação, fomentando a capacidade de criar, pensar de forma crítica e interpretar de maneira mais profunda. O projeto MAPEAR exemplifica esse propósito, ao promover a aquisição dessas competências e ao evidenciar os frutos do trabalho empreendido pelas escolas. Isso, por sua vez, contribui para o enriquecimento artístico e pessoal dos alunos”, refere a Câmara de Braga.
O projeto “abre uma janela de oportunidade para que os alunos usufruam de um palco em espaço convencional, proporcionando-lhes uma visão completa do processo de produção inerente à concepção de um espetáculo. O contacto direto com o público, em particular, concede uma dimensão enriquecedora a essa experiência, tornando-a ainda mais memorável e transformadora”.
Em 2024, a liberdade serve de inspiração, um desafio lançado às escolas do concelho de Braga que sobem a palco com propostas que procuram proporcionar uma viagem por diferentes autores e temas. Os ensaios e toda a preparação dos espetáculos duram há já alguns meses.
O Agrupamento de Escolas de Trigal Santa Maria abre a Mapear 2024 com o espetáculo de dança “p(ART)age”, no dia 29 de abril, pelas 11:30. No mesmo dia, às 16:00, é a vez do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda apresentar o espetáculo musical “O sonho de um adolescente”.
No dia 30 de abril, a Mapear apresenta duas peças de teatro. Pelas 11:30, sobe ao palco o Agrupamento de Escolas de Real com a peça “Em nome da liberdade”. Pelas 16:00, é a vez do Agrupamento de Escolas André Soares apresentar “O dia da Liberdade” e um “excerto de “O Colar” de Sophia de Mello Breyner.
No feriado de 1 de maio, cabe ao Colégio Ludo Internacional de Braga apresentar, pelas 21h00, “Grease, The Musical”. “Os Deuses também dormem” é o auto que será apresentado no dia 2 de maio, pelas 11:30, pelo agrupamento de escolas dr. Francisco Sanches. Pelas 21:00, o agrupamento de escolas Alberto Sampaio apresenta “A Noite”, um espetáculo que cruz diferentes disciplinas artísticas.
“A Magia do Luar de Abril” é a peça apresentada pelo agrupamento de escolas de Celeirós no dia 3 de Maio, pelas 11:30. Pelas 21:00, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga apresenta a ópera de Christoph Gluck “Orphée et Eurydice”.
A 4 de maio, a dança sobe ao palco com “Tons” pelo Agrupamento de Escolas de Maximinos.
A encerrar o Mapear 2024, no dia 6 de maio, estarão os agrupamentos de escolas Carlos Amarante e Dona Maria II com os espetáculos de teatro “Aqui, onde a terra acaba e o mar começa” pelas 11:30 e “Liberdade”, pelas 16:00.
Os bilhetes têm um custo de 2 euros, em que a receita de bilheteira será revertida integralmente a favor das escolas. Os bilhetes podem ser adquiridos na ticketline ou na bilheteira do Espaço Vita.
O Santuário do Sameiro, em Braga, vai realizar uma procissão de velas no dia 12 de maio, às 21:30.
De acordo com a Confraria do Santuário do Sameiro, todos os dias 12 de cada mês (exceto o mês de agosto), de maio a outubro, será realizada uma procissão de velas com concentração junto à estátua de São João Paulo II.
“Durante a caminhada, meditam-se os mistérios do terço e reza-se essa bonita oração recomendada por Nossa Senhora. Na procissão de velas, os corações marianos expressam devoção e elevam preces e louvores a Nossa Senhora. Vamos rezar por nós, pelos nossos, por quem mais precisa, pela paz no mundo!”, referiu a Confraria de Nossa Senhora do Sameiro.