Quarta-feira, Maio 29, 2024
20.5 C
Braga
BragaCerca de 400 alunos de Braga vão apresentar espectáculos de dança, teatro...

Cerca de 400 alunos de Braga vão apresentar espectáculos de dança, teatro e música

Mapear 2024 decorre de 29 de abril a 6 de maio.

DR

Perto de 400 alunos de 12 escolas do concelho de Braga vão subir ao palco do Espaço Vita, entre 29 de abril e 6 de maio, para mais uma Mostra Escolar de Artes Performativas.

São oito dias de “Mapear” com a apresentação de trabalhos artísticos inéditos nas áreas da dança, música, teatro, teatro musical, canto e cruzamentos disciplinares.

“Ao incorporar as artes performativas no ambiente escolar, é possível fortalecer os laços entre cultura e educação, fomentando a capacidade de criar, pensar de forma crítica e interpretar de maneira mais profunda. O projeto MAPEAR exemplifica esse propósito, ao promover a aquisição dessas competências e ao evidenciar os frutos do trabalho empreendido pelas escolas. Isso, por sua vez, contribui para o enriquecimento artístico e pessoal dos alunos”, refere a Câmara de Braga.

O projeto “abre uma janela de oportunidade para que os alunos usufruam de um palco em espaço convencional, proporcionando-lhes uma visão completa do processo de produção inerente à concepção de um espetáculo. O contacto direto com o público, em particular, concede uma dimensão enriquecedora a essa experiência, tornando-a ainda mais memorável e transformadora”.

Em 2024, a liberdade serve de inspiração, um desafio lançado às escolas do concelho de Braga que sobem a palco com propostas que procuram proporcionar uma viagem por diferentes autores e temas. Os ensaios e toda a preparação dos espetáculos duram há já alguns meses.

O Agrupamento de Escolas de Trigal Santa Maria abre a Mapear 2024 com o espetáculo de dança “p(ART)age”, no dia 29 de abril, pelas 11:30. No mesmo dia, às 16:00, é a vez do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda apresentar o espetáculo musical “O sonho de um adolescente”.

No dia 30 de abril, a Mapear apresenta duas peças de teatro. Pelas 11:30, sobe ao palco o Agrupamento de Escolas de Real com a peça “Em nome da liberdade”. Pelas 16:00, é a vez do Agrupamento de Escolas André Soares apresentar “O dia da Liberdade” e um “excerto de “O Colar” de Sophia de Mello Breyner.

No feriado de 1 de maio, cabe ao Colégio Ludo Internacional de Braga apresentar, pelas 21h00, “Grease, The Musical”. “Os Deuses também dormem” é o auto que será apresentado no dia 2 de maio, pelas 11:30, pelo agrupamento de escolas dr. Francisco Sanches. Pelas 21:00, o agrupamento de escolas Alberto Sampaio apresenta “A Noite”, um espetáculo que cruz diferentes disciplinas artísticas.

“A Magia do Luar de Abril” é a peça apresentada pelo agrupamento de escolas de Celeirós no dia 3 de Maio, pelas 11:30. Pelas 21:00, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga apresenta a ópera de Christoph Gluck “Orphée et Eurydice”.

A 4 de maio, a dança sobe ao palco com “Tons” pelo Agrupamento de Escolas de Maximinos.

A encerrar o Mapear 2024, no dia 6 de maio, estarão os agrupamentos de escolas Carlos Amarante e Dona Maria II com os espetáculos de teatro “Aqui, onde a terra acaba e o mar começa” pelas 11:30 e “Liberdade”, pelas 16:00.

Os bilhetes têm um custo de 2 euros, em que a receita de bilheteira será revertida integralmente a favor das escolas. Os bilhetes podem ser adquiridos na ticketline ou na bilheteira do Espaço Vita.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES