Início Site Página 15

São João de Braga e A+Casa medem pegada carbónica das festas para reforçar sustentabilidade

0
© Associação de Festas de São João de Braga
© Associação de Festas de São João de Braga

A Associação de Festas de São João de Braga estabeleceu uma parceria com a startup A+Casa com o objetivo de medir e avaliar a pegada carbónica das festas sanjoaninas, numa iniciativa que procura conciliar tradição e sustentabilidade.

O projeto permitirá quantificar o impacto ambiental das celebrações e disponibilizar ao público informação sobre as emissões associadas a momentos-chave do programa, incluindo o concerto de encerramento com Miguel Araújo.

Através desta colaboração, serão identificadas as principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa, com vista à criação de uma base de dados que suporte decisões futuras da organização e a implementação de medidas de mitigação ambiental nas próximas edições.

O público poderá ainda acompanhar indicadores sobre o impacto ambiental do concerto, com recurso a equivalências que traduzem as emissões em exemplos do quotidiano, como o número de carregamentos de telemóveis, quilómetros percorridos por automóveis, consumo energético de habitações ou árvores necessárias para compensação de CO₂.

Segundo a organização, a iniciativa pretende reforçar a transição sustentável das festas, promovendo a consciência ambiental sem comprometer a dimensão cultural do evento.

Câmara de Guimarães distingue personalidades com Medalhas de Mérito no 24 de Junho

0
© CM Guimarães
© CM Guimarães

A Câmara Municipal de Guimarães aprovou por unanimidade, em reunião do Executivo, a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal e de Serviços Distintos de 2026, distinções que serão entregues no próximo dia 24 de junho, no âmbito das comemorações do Dia Um de Portugal – Batalha de São Mamede de 1128.

A sessão solene evocativa está marcada para as 21:30, no Grande Auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Vila Flor, integrando também as intervenções protocolares e o espetáculo “Guimarães, Cidade Contínua – A Batalha pela Independência”.

No final da reunião do Executivo, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, destacou o simbolismo da data, sublinhando a importância de homenagear cidadãos que, nas mais diversas áreas, contribuem para a identidade e valores da comunidade.

Entre as distinções aprovadas, assumem particular relevo as Medalhas de Mérito Cívico, atribuídas a título póstumo a Eduardo Ribeiro, Wladimir Brito e Delfim Rodrigues.

Sobre Eduardo Ribeiro, o autarca destacou o contributo na luta contra o antigo regime e na defesa da liberdade e da democracia, bem como o seu percurso de intervenção cívica e associativa no concelho. Figura ligada à oposição democrática ao Estado Novo, esteve envolvido em movimentos cívicos e culturais e manteve ligação ao tecido associativo local, sendo também associado ao contributo da empresa familiar CARI em projetos de reabilitação patrimonial.

Wladimir Brito, jurista e professor catedrático, será igualmente distinguido a título póstumo. Ricardo Araújo sublinhou o seu percurso académico e a relevância do seu contributo nas áreas dos direitos humanos, democracia e direito internacional. Residente em Guimarães desde o final da década de 1970, manteve forte ligação ao movimento associativo e à vida cívica local.

Também a título póstumo será homenageado Delfim Rodrigues, médico e antigo responsável hospitalar. O presidente da Câmara destacou o seu percurso académico e profissional, nomeadamente a presidência do Conselho de Administração do Hospital Senhora da Oliveira e a coordenação nacional do Programa de Hospitalização Domiciliária do SNS, sublinhando a sua intervenção cívica e ligação ao concelho.

No plano empresarial, serão distinguidos Antónia Gonçalves e Joaquim Oliveira Mendes com a Medalha Municipal de Mérito Empresarial.

Antónia Gonçalves, empresária radicada em França, será reconhecida pelo seu percurso profissional e pela ligação à diáspora vimaranense. Já Joaquim Oliveira Mendes, fundador do Grupo JOM, é distinguido pelo percurso empresarial e pela evolução da empresa, atualmente com presença nacional.

A Medalha Municipal de Mérito Social será atribuída a António Dias Lopes, pelo trabalho desenvolvido no movimento associativo e no setor social em Guimarães.

Por sua vez, a Medalha Municipal de Serviços Distintos, em prata, distinguirá o intendente João Ramada Martins, antigo comandante da Divisão Policial de Guimarães da PSP, pelo trabalho desenvolvido em matéria de policiamento de proximidade e cooperação institucional.

As distinções municipais procuram reconhecer contributos relevantes em diferentes áreas da sociedade, valorizando percursos de cidadania, serviço público, empreendedorismo e intervenção social que marcaram o concelho de Guimarães.

O impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado

0
© Luís Bagulho
© Luís Bagulho

Entre os dias 1 e 7 de julho assinala-se a Semana Europeia da Consciencialização para o Álcool, uma iniciativa que pretende alertar para os riscos associados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e promover hábitos de vida mais saudáveis. O consumo excessivo de álcool representa um dos principais problemas de saúde pública a nível global: segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde, é responsável por 2,6 milhões de mortes por ano, causando doença do fígado, cardiovascular e cancro, mas também danos associados a acidentes, violência e autoagressão.

Em Portugal, o consumo de bebidas alcoólicas está profundamente enraizado em momentos sociais e culturais e a produção de vinho representa uma importante atividade económica. Assiste-se ainda a uma mudança preocupante nos padrões de consumo, com o crescimento do consumo entre os jovens e as mulheres e o aumento de formas mais graves de ingestão, como o binge drinking — a ingestão de grandes quantidades de álcool em curtos períodos de tempo. Entre todos os órgãos afetados, o fígado é aquele que sofre de forma mais direta e progressiva as consequências deste consumo.

O fígado é o maior órgão interno do nosso organismo e é o principal responsável pela eliminação do álcool. Este processo gera compostos tóxicos que induzem dano celular progressivo e, quando o consumo é excessivo ou prolongado, as lesões podem tornar-se irreversíveis.

A primeira consequência é o “fígado gordo” — uma acumulação de gordura nas células do fígado que, na maioria dos casos, não provoca sintomas. É precisamente essa ausência de sinais de alerta que a torna perigosa: sem uma mudança de comportamento, pode evoluir para inflamação e doenças mais graves, como a cirrose hepática — a destruição progressiva do tecido do fígado e a sua substituição por tecido cicatricial — com complicações como hemorragias, infeções e cancro do fígado. Numa forma mais aguda, o álcool pode ainda desencadear uma hepatite alcoólica grave, com fadiga, dor abdominal e coloração amarelada da pele e dos olhos, podendo conduzir rapidamente a insuficiência hepática.

Não existe um nível de consumo de álcool totalmente isento de risco para o fígado. Quando consideramos ainda o risco aumentado de cancro e de doença cardiovascular, a evidência aponta claramente numa direção: quanto menos se consome, melhor, sendo a abstinência a única forma de eliminar este risco.

A prevenção passa por estilos de vida saudáveis, mas importa sublinhar que, nas fases iniciais, a doença do fígado associada ao álcool pode ser reversível — a abstinência precoce permite ao fígado recuperar, o que reforça a importância de um diagnóstico atempado.

A Semana Europeia da Consciencialização para o Álcool é uma oportunidade para refletir sobre escolhas que, muitas vezes, fazemos sem ter consciência plena das suas consequências. Enquanto médico que acompanha diariamente doentes com doença do fígado grave, sei que muitas destas situações poderiam ter sido evitadas. Cuidar do fígado é, acima de tudo, cuidar da saúde de todo o corpo — e isso começa nas decisões que tomamos hoje.

Melany Fortes renova com o SC Braga até 2028

0
© SC Braga
© SC Braga

Melany Fortes renovou contrato com o SC Braga até 2028, prolongando a ligação ao clube minhoto e reforçando a continuidade no plantel da equipa feminina.

A avançada internacional cabo-verdiana, de 26 anos, representa as Gverreiras desde a temporada 2024/25. Na época de estreia, participou em 21 jogos e apontou cinco golos, afirmando-se como uma das opções ofensivas da equipa.

Em 2025/26, uma lesão condicionou a sua utilização, tendo somado 16 jogos, um golo e uma assistência. Durante esse período, estreou-se também nas competições europeias, ao serviço do SC Braga, na UEFA Women’s Europa Cup.

Com a renovação agora oficializada, Melany Fortes continuará ligada ao clube até 2028, numa aposta na continuidade de uma jogadora que integra o projeto desportivo das arsenalistas.

PS de Famalicão questiona cobrança de estacionamento no futuro parque junto ao Centro de Saúde

0
Carla Faria © PS
Carla Faria © PS

O Partido Socialista (PS) de Vila Nova de Famalicão questionou o executivo municipal sobre a intenção de cobrar estacionamento no futuro parque subterrâneo em construção junto ao Centro de Saúde, considerando que “a medida poderá constituir um entrave ao acesso aos cuidados de saúde”.

A questão foi levantada pela deputada municipal Carla Faria durante a Assembleia Municipal. Em causa está a construção de um parque subterrâneo e a requalificação dos acessos e da envolvente das Unidades de Saúde Familiar Alto da Vila e Nova Estação, num investimento municipal de cerca de 2,68 milhões de euros, acrescido de IVA.

O projeto prevê a criação de 48 lugares de estacionamento subterrâneos e cerca de 30 lugares à superfície, num total de aproximadamente 80 novos lugares. A intervenção decorre em simultâneo com a requalificação do Centro de Saúde de Famalicão, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no valor de 2,8 milhões de euros.

Embora reconheça a necessidade de aumentar a oferta de estacionamento naquela zona da cidade, o PS considera que “o investimento suscita dúvidas quanto à relação entre custo e benefício, apontando que o valor da obra corresponde a um custo superior a 34 mil euros por lugar criado”.

Os socialistas manifestam ainda preocupação com “a possibilidade de o parque vir a ser sujeito a tarifação, apesar de o modelo de gestão ainda não estar definido”.

Neste contexto, o Grupo Municipal do PS pretende saber “quais os fundamentos para a cobrança de estacionamento num equipamento destinado sobretudo a servir uma unidade de saúde pública” e se “está prevista a concessão da exploração do parque a uma entidade externa, bem como os critérios que irão presidir a essa eventual decisão”.

Para o PS, “a cobrança do estacionamento poderá penalizar sobretudo idosos e famílias com menores recursos económicos, defendendo que o acesso aos cuidados de saúde deve ser facilitado”.

Atletas de Barcelos sagram-se campeões de Braga e vice-campeões do Norte em Sub-20

0
© Amigos da Montanha
© Amigos da Montanha

Os Amigos da Montanha | Escola do Rio de Barcelos sagraram-se campeões regionais de Braga e vice-campeões do Norte Sub-20 em atletismo, num fim de semana marcado por vários títulos individuais, recordes pessoais e pela qualificação de Camila Machado para os Campeonatos Nacionais Sub-18.

Nos Campeonatos do Norte Sub-20 e no Campeonato Regional de Braga, a formação barcelense alcançou o primeiro lugar coletivo a nível distrital e o segundo lugar na competição do Norte, confirmando a consistência dos resultados obtidos ao longo da época.

Na marcha atlética, Tomás Linhares e Leonor Cardoso venceram as respetivas provas, contribuindo para o desempenho coletivo da equipa.

Camila Machado destacou-se ao conquistar os títulos no salto em comprimento e no triplo salto. Nesta última disciplina, a atleta assegurou ainda a marca de qualificação para os Campeonatos Nacionais Sub-18.

Entre os resultados individuais de relevo estiveram também as prestações de Inês Pedro, Rui Rodrigues, Javier Barbosa e Inês Coelho, em diferentes disciplinas.

O fim de semana ficou igualmente marcado por novos recordes pessoais de Rui Rodrigues e Inês Coelho nos 200 metros, bem como de Javier Barbosa no salto em comprimento.

Vitrusbus reforça serviço durante as férias escolares em Guimarães

0
© Vitrusbus Ambiente
© Vitrusbus Ambiente

O serviço Vitrusbus – Transporte a Pedido vai reforçar a resposta de mobilidade no concelho de Guimarães durante o período de férias escolares, assegurando ligações em localidades onde a oferta regular da Guimabus é reduzida.

Segundo o Município de Guimarães e a Vitrus Ambiente, o serviço passará a funcionar todos os dias da semana, entre as 08:00 e as 24:00, abrangendo várias freguesias das zonas 4, 5 e 6 do concelho.

A medida destina-se a garantir alternativas de transporte aos estudantes e à restante população residente em áreas que deixam de beneficiar de algumas ligações regulares durante a interrupção letiva.

O Vitrusbus permite aos utilizadores solicitar viagens em função das suas necessidades, servindo deslocações para atividades desportivas, culturais, formativas ou de lazer, bem como outras deslocações do quotidiano.

A utilização do serviço requer marcação prévia até às 15:00 do dia útil anterior, através do número gratuito 800 50 60 60.

O serviço é promovido pelo Município de Guimarães, em articulação com a Vitrus Ambiente, e abrange as freguesias de Selho São Jorge, Gondar, Ronfe, Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, Leitões, Oleiros e Figueiredo, Brito, Silvares, Sande São Lourenço e Balazar, Longos, Briteiros São Salvador, Briteiros Santa Leocádia, Barco, São Martinho de Sande, Caldas das Taipas, São Clemente de Sande, Ponte, Briteiros Santo Estêvão, Donim, Souto Santa Maria, Souto São Salvador, Gondomar, Prazins Santa Eufémia, Prazins Santo Tirso e Corvite.

São João de Braga: as origens de uma festa que é alma da cidade

0
© IL
© IL

O São João de Braga é muito mais do que uma festa popular. É uma das maiores manifestações identitárias da cidade e uma celebração que atravessa séculos, unindo fé, tradição, convívio e memória coletiva. Ao longo do tempo, esta festividade foi ganhando expressão até se tornar num dos símbolos mais fortes da cultura bracarense.

As origens do São João de Braga estão ligadas ao culto de São João Batista, figura central da tradição cristã e celebrada desde tempos remotos.

Caro leitor, todos os santos são venerados no dia da sua morte; no entanto, apenas São João Batista é celebrado no dia do seu nascimento. Este facto tem uma particularidade que está ligada à fundação da Igreja Católica.

Desde tempos remotos, o homem celebra em todo o planeta duas datas marcantes: o solstício de verão e o solstício de inverno. Em tempos difíceis, aquando da implantação da fé cristã e do cristianismo em todo o Império Romano, havia resistência por parte dos pagãos. Como tal, a Igreja decidiu apropriar-se destas duas datas, criando então a celebração do nascimento de São João Batista no solstício de verão e o nascimento de Cristo no solstício de inverno.

Por alguma razão, no Dia de São João não vemos casamentos nem missas; vemos, sim, alegria, emoção e divertimento. Isto porque o solstício de verão simboliza precisamente isso: abundância, prosperidade, fertilidade e, em suma, a vida no seu esplendor.

Com isto, a Igreja visou, fundamentalmente, apoderar-se das festas pagãs e transformá-las em dias de culto cristão.

Mas a história de São João Batista vai mais além desta particularidade. Os seus pais, já com uma idade avançada, não estavam em condições de ter um filho e, fruto de um milagre, sua mãe Isabel engravidou. Segundo a tradição, foi por intervenção do anjo São Gabriel que o facto aconteceu; seu pai Zacarias, perante tão grande milagre, ficou mudo como castigo, uma vez que desconfiava de tal milagre.

A falta de filhos na velhice era considerada uma vergonha para os judeus na época, e Zacarias rezava pelo nascimento de um filho com Isabel.

Outra particularidade é o facto de São João Batista ter sido o primeiro a reconhecer Jesus Cristo como o Messias.

João Batista viria mais tarde a ser decapitado por ordem de Herodes Antipas.

Em Braga, como noutras partes da Europa, a devoção religiosa foi dando forma a práticas populares que misturavam o sagrado e o festivo, numa lógica muito própria das comunidades do Minho.

Em Braga, a celebração acabou por se consolidar em torno da Capela de São João da Ponte, construída no século XVI por ordem de D. Diogo de Sousa, e a festa ganhou expressão municipal já no início do mesmo século.

Há ainda quem defenda uma origem mais antiga, associada à própria fundação de uma igreja dedicada a São João por volta de 1150, o que reforça a ideia de que a festa tem raízes medievais muito profundas.

Um dos aspetos mais marcantes desta festa é precisamente a sua dimensão identitária. Em Braga, o São João não é apenas celebrado; é vivido como parte da própria história da cidade. Os cortejos, a música, os arraiais e os elementos mais tradicionais ajudam a preservar uma herança cultural que passou de geração em geração e que continua a marcar o calendário bracarense, em suma uma celebração da vida, da abundância, da fertilidade, como o pagão faziam a milhares de anos.

Hoje, falar do São João de Braga é falar da cidade em estado de celebração. É falar de identidade, de pertença e de uma memória coletiva que resiste ao tempo. Mais do que um evento no calendário, é uma expressão viva da alma bracarense e uma das grandes referências festivas do Minho.

Projeto em Braga entre os 28 apoiados pela Fundação Gulbenkian para integração de imigrantes

0
DR
DR

A Fundação Calouste Gulbenkian vai apoiar 28 projetos da sociedade civil dedicados à integração de imigrantes em Portugal, no âmbito de uma iniciativa com uma dotação de 2,5 milhões de euros. Entre os projetos selecionados está uma iniciativa a desenvolver em Braga.

Segundo a fundação, foram apresentadas 286 candidaturas provenientes de entidades sediadas em 73 concelhos do continente e das regiões autónomas, tendo sido escolhidos 28 projetos por um júri externo. As propostas selecionadas distribuem-se pela Grande Lisboa e Oeste, Norte, Alentejo, Centro e Algarve.

Entre os seis projetos apoiados na região Norte encontra-se o “Open Doors Braga”, promovido pela Associação Tese, que prevê a implementação de um percurso personalizado de capacitação para o emprego dirigido a imigrantes em situação de vulnerabilidade, envolvendo também empresas e a comunidade local.

As áreas mais representadas entre os projetos escolhidos são a aprendizagem da língua e da cultura portuguesa e a integração no mercado de trabalho, prevendo-se igualmente respostas nas áreas do apoio jurídico, saúde, habitação e capacitação digital.

A iniciativa contará ainda com o apoio da Ordem dos Advogados, que irá colaborar em cerca de 80% dos projetos que incluem apoio jurídico de proximidade.

De acordo com a Fundação Calouste Gulbenkian, os apoios destinam-se a reforçar a capacidade das organizações da sociedade civil para desenvolver soluções de integração de imigrantes, promovendo a coesão social e a participação das comunidades de acolhimento.

Dados citados pela fundação indicam que o número de cidadãos estrangeiros residentes em Portugal mais do que duplicou desde 2021, ultrapassando os 1,5 milhões em 2025, o equivalente a cerca de 14,5% da população residente.

Carlos Barbosa apresenta programa da candidatura à Distrital de Braga do CHEGA na sexta-feira

0
© Chega
© Chega

Carlos Barbosa, candidato à presidência da Comissão Política Distrital de Braga do CHEGA, apresenta na sexta-feira, pelas 21:30, na sede distrital do partido, em Braga, o programa da candidatura “Braga Rumo ao Futuro”.

Segundo a candidatura, as propostas para o próximo mandato assentam “no reforço das estruturas concelhias, na formação política, na organização interna e na preparação das próximas eleições autárquicas”.

Deputado à Assembleia da República eleito pelo círculo de Braga e atual presidente da Mesa da Assembleia Distrital do CHEGA, Carlos Barbosa defende “uma maior proximidade aos militantes e uma presença mais regular da estrutura distrital nos vários concelhos”.

A candidatura integra elementos de 13 concelhos do distrito, incluindo autarcas, dirigentes concelhios e militantes com responsabilidades nas estruturas locais.

Entre as medidas previstas no programa constam a criação de uma Academia Distrital de Formação Política, de uma Escola de Quadros, de uma Comissão Autárquica Distrital e de um Gabinete de Estudos Distrital, bem como a realização de reuniões descentralizadas e o reforço dos canais de comunicação com militantes e simpatizantes.