O Oxigenar Braga está de volta. O programa de sensibilização ambiental dirigido a toda a população, em especial às crianças e jovens com maior aptidão para a mudança de comportamentos, irá decorrer entre 20 e 26 de março.
Plantação de árvores, sementeiras, plantação de galeria ripícola, monitorização das linhas de água, ofertas de cinzeiros de bolso, showcookings, limpeza do Rio Este e controlo de espécies invasoras são algumas das atividades previstas. Do programa, destaque ainda para a inauguração da exposição de fotografia do concurso “Braga Natural”, agendada para o dia 21 de março, no Museu dos Biscainhos.
Este ano, o Oxigenar Braga inclui a realização da conferência “Dar vida à Cidade com Plantas Autóctones’”agendada para o dia 20, no Museu D. Diogo de Sousa. A conferência, organizada pela Escola de Ciências da UMinho, em parceria com a autarquia, vai contar com a presença de especialistas em botânica que irão abordar a importância das plantas autóctones na requalificação ambiental, incluindo espaços urbanos.
No final do encontro, será promovido um passeio ecológico-botânico ao Parque Urbano das Camélias, requalificado com várias espécies autóctones que será brevemente objeto de uma inventariação da sua fauna e flora. As inscrições podem ser feitas aqui. O programa da conferência está disponível aqui.
No dia 22 vai decorrer uma recolha de piriscas no Centro Histórico e o showcooking 2Couves com feijão e broa”, na Quinta Pedagógica. No dia 23, o Mercado Municipal acolhe entre as 10:00 e as 12:00, um showcooking de cozinha sustentável.
No dia 25 de março, entre as 09:30 e as 12:00, realiza-se uma ação de limpeza do rio Este entre o INL e o Altice Forum Braga. Já no dia 26, irá decorrer o controlo de plantas invasoras no Monte Picoto.
No dia 25 de março, o Município de Braga volta a associar-se à Hora do Planeta, uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Municípios Portugueses com a World Wide Fund For Nature – WWF Portugal. Assim, no próximo dia 25 de março, entre as 20:30 e as 21:30, a autarquia desafia os bracarenses a apagarem as luzes.