Sábado, Dezembro 3, 2022
5.4 C
Braga
InícioCulturaObra de Leonor Antunes em exposição no Forum Arte Braga

Obra de Leonor Antunes em exposição no Forum Arte Braga

© InvestBraga

A galeria de arte Forum Arte Braga acolhe, até 19 de junho, a obra de Leonor Antunes “Medir, Cuidar, Enlaçar. A exposição, com a curadoria de Joana Valsassina, faz parte da coleção da Fundação de Serralves.

Com esculturas que partem de elementos arquitetónicos e de design descontextualizados, Leonor Antunes transforma, por exemplo, pavimentos de jardim em peças de decoração, tal como explicou durante a inauguração de esta nova exposição Joana Valsassina.

“A Leonor procura que o espetador seja curioso, procurando estabelecer uma relação sensorial em quem aprecia as suas obras, de forma a estimular a curiosidade com os materiais e o espaço”, disse a curadora da exposição agora inaugurada.

A inauguração da exposição contou com a presença de Ricardo Rio, presidente do Município de Braga e da InvestBraga, que destacou a importância deste espaço cultural para a cidade ao “tornar a cidade mais dinâmica”. O também responsável pela pasta da cultura destacou a importância da Fundação de Serralves no desenvolvimento da atividade cultural desta galeria e que, no momento, “Braga é uma cidade com grande relevo cultural a nível nacional”.

Já Ana Pinho, presidente do Museu da Fundação de Serralves, sublinhou a importância da parceria entre o Município de Braga e a Fundação Serralves ao relembrar que se trata da quarta exposição da fundação no Forum Arte Braga.

A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada de segunda-feira a sexta-feira, das 10:00 às 18:00, e aos sábados e domingos, mediante a abertura do Altice Forum Braga.

Sobre a obra de Leonor Antunes

As esculturas de Leonor Antunes (Lisboa, 1972) partem de um conjunto de ações simples e delicadas que revelam uma profunda preocupação com as especificidades materiais e socioculturais dos lugares que habitamos.

A exposição medir, cuidar, enlaçar apresenta um conjunto de obras da artista pertencentes à Coleção de Serralves que tomam como ponto de partida detalhes de casas modernistas que a artista visitou e estudou em pormenor. Leonor Antunes replica, transforma e descontextualiza elementos arquitetónicos destes edifícios que são adaptados a cada nova situação expositiva segundo diferentes configurações, conduzindo o olhar e o movimento do corpo através do espaço.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS