Domingo, Abril 14, 2024
20.4 C
Braga
CulturaNove companhias de teatro de Braga juntam-se em palco para espetáculo único

Nove companhias de teatro de Braga juntam-se em palco para espetáculo único

© CM Braga

“Diário de um Louco”, do escritor ucraniano Nicolai Gógol, é a peça de teatro que vai juntar em palco 18 atores de nove companhias de teatro de Braga, reunidos no coletivo “Movimento Semnome”, com encenação de Sílvia Brito e António Jorge, da Razões Poéticas. A peça de teatro vai encerrar o Braga En’Cena, novo projeto cultural da cidade, que vai decorrer no Theatro Circo, entre 21 e 26 de março.

O Dia Mundial do Teatro, assinalado no dia 27 de março, dá o mote para a primeira edição desta iniciativa cultural, que conta com o envolvimento das entidades artísticas locais, que vão apresentar oito espetáculos inéditos, em projetos individuais e coletivos, numa programação diversificada e surpreendente.

No ensaio para a imprensa, que decorreu esta manhã, no auditório da Junta de Freguesia de Vimieiro, Ana Ferreira, chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Braga, referiu a importância do Braga En’Cena “como uma medida de apoio às entidades culturais concelhias na área do teatro”, tanto no que diz respeito “à criação artística, com a produção de novos conteúdos” como “no apoio financeiro com a atribuição  de 1.500 euros que será acrescido do valor de bilheteira, a cada entidade inscrita com um trabalho inédito”, além do “apoio logístico para o auxílio e esclarecimento de dúvidas na área da produção por parte da Divisão de Cultura e da equipa do Theatro Circo, para as áreas da vertente técnica”.

Para os encenadores da Razões Poéticas, o Braga En’Cena é um projeto “singular”, “colaborativo”, que nasce da “paixão pelo teatro” e que dará frutos no futuro.

Por sua vez, para a porta-voz do Movimento Semnome, Vânia Silva, afirma que “este projeto é uma mais-valia para a cultura em Braga, pois tem a singularidade de reunir entidades amadoras e entidades profissionais em palco, derrubando barreiras e colocando todos a trabalhar em prol do teatro”.

O Braga En’Cena surge como uma resposta das entidades artísticas bracarenses ao desafio lançado pelo Município de Braga.

Serão oito espetáculos originais, que vão da comédia ao drama, e levam aos palcos do Theatro Circo uma programação eclética para todos os públicos, com o envolvimento das seguintes entidades artísticas locais: Artes D’Alegria; Tin.Bra – Academia de Teatro; Cooperativa de Ensino Artístico; Projeto Expressar; MalaD’arte Produções; Grupo de Teatro Planalto; Nova Comédia Bracarense; Teatro D’ART; Grupo Cénico de Arentim e Movimento Semnome & Razões Poéticas.

O evento conta ainda com uma conversa / encontro entre os criadores e artistas que participaram do evento, a encerrar o evento, no dia 26 de março, pelas 23:00.

A entrada é sujeita à aquisição de ingresso. Bilhete único cinco euros (entrada gratuita para espetáculo destinado ao público escolar mediante marcação prévia). Passe geral vinte euros.

O programa e bilheteira está disponível aqui.

  • Programa
  • 21 de março – 21:30 – Sala Principal – Drama | M14 – “Arminda Mãe” – Artes D’Alegria
  • 22 de março – 21:30 – Sala Principal – Comédia | M12 – “Mulheres no Parlamento” – Tin.Bra – Academia de Teatro
  • 23 de março – 21:30 – Sala Principal – Drama | M6 – “Ir… não ir…” – Cooperativa de Ensino Artístico
  • 24 de março – 10:30 – Pequeno Auditório – Público Escolar – “O laboratório do Dr. Galafias” – Projeto Expressar
  • 24 de março – 21:30 – Sala Principal – Drama – M12 – “Anjos de Colmo” – MalaD’arte Produções
  • 25 de março – 17:30 – Pequeno Auditório – Comédia – M12 – “Sociedade por Cotas” – Grupo de Teatro Planalto
  • 25 de março – 21:30 – Sala Principal – Drama biográfico – M12 – “André Soares – O Arquiteto de Deus” – Nova Comédia Bracarense
  • 26 de março – 21:30 – Sala Principal – Drama – M12 – “Diário de um louco” – Movimento Semnome & Razões Poéticas
  • 26 de março – 23:00 – Braga En’Cena à conversa – encontro com os criadores e artistas que participaram do evento

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES