Quinta-feira, Abril 25, 2024
13.3 C
Braga
CulturaBraga recebe Festival de Teatro

Braga recebe Festival de Teatro

© CM Braga

O “Braga En’Cena” é o novo evento cultural da cidade, que vai subir ao palco do Theatro Circo, entre 21 e 26 de março. O Dia Mundial do Teatro, que se assinala no dia 27, dá o mote para a primeira edição desta iniciativa, que conta com o envolvimento de nove entidades artísticas locais, que vão apresentar um conjunto de espetáculos inéditos, numa programação diversificada e surpreendente.

O “Braga En’Cena” nasce como uma medida complementar de apoio às entidades culturais concelhias na área do teatro. Após uma primeira fase de auscultação das entidades de teatro locais, foi lançado o desafio de trabalharem de forma articulada para a criação de novas produções teatrais, em projetos individuais e coletivos.

Os valores da bilheteira irão reverter a favor das entidades artísticas envolvidas, materializando-se num apoio importante.

Serão oito espetáculos originais, que vão da comédia ao drama, e trazem aos palcos do Theatro Circo uma programação eclética para todos os públicos, com o envolvimento de nove entidades artísticas locais: Artes D’Alegria; Tin.Bra – Academia de Teatro; Cooperativa de Ensino Artístico; Projeto Expressar; MalaD’arte Produções; Grupo de Teatro Planalto; Nova Comédia Bracarense e Movimento Semnome & Razões Poéticas.

O evento conta ainda com uma conversa/encontro entre os criadores e artistas que participaram do evento, a encerrar o evento, no dia 26 de março, pelas 23:00.

Para a autarquia, “em Braga, a cultura assume-se como um pilar integrado e imprescindível nas estratégias de desenvolvimento local e regional, e os apoios à criação artística, nas diversas áreas e disciplinas, nos últimos anos, procuram estar alinhados com a Estratégia Cultural de Braga para a década de 2020-2030, bem como, serem instrumentos na prossecução da missão da Divisão de Cultura, em promover o acesso universal à Cultura, contribuindo para o exercício de uma cidadania ativa e participativa”.

O “Braga En’Cena” visa, assim, promover o trabalho da comunidade artística teatral bracarense, em produções individuais e de participação coletiva, dando visibilidade às produções locais, com os objetivos comuns de potenciar a produção de novos conteúdos artísticos na área do Teatro; promover a fruição pública do resultado do processo de criação teatral, aproximando os cidadãos às práticas artísticas locais; contribuir para a capacitação e qualificação dos agentes culturais na área do Teatro; revitalização de estruturas de teatro, contemplando formação nas áreas de encenação, representação, escrita criativa, cenografia, figurinos e vertentes técnicas de som e luz.

A entrada é sujeita à aquisição de ingresso. Um bilhete único custa cinco euros (entrada gratuita para um espetáculo destinado ao público escolar), enquanto o passe geral é de vinte euros.

O programa e bilheteira está disponível aqui.

Programa

  • 21 de março – 21:30 – Sala Principal – Drama | M14 – “Arminda Mãe” – Artes D’Alegria
  • 22 de março – 21:30 – Sala Principal – Comédia | M12 – “Mulheres no Parlamento” – Tin.Bra – Academia de Teatro
  • 23 de março – 21:30 – Sala Principal – Drama | M6 – “Ir… não ir…” – Cooperativa de Ensino Artístico
  • 24 de março – 10:30 – Pequeno Auditório – Público Escolar – “O laboratório do Dr. Galafias” – Projeto Expressar
  • 24 de março – 21:30 – Sala Principal – Drama – M12 – “Anjos de Colmo” – MalaD’arte Produções
  • 25 de março – 17:30 – Pequeno Auditório – Comédia – M12 – “Sociedade por Cotas” – Grupo de Teatro Planalto
  • 25 de março – 21:30 – Sala Principal – Drama biográfico – M12 – “André Soares – O Arquiteto de Deus” – Nova Comédia Bracarense
  • 26 de março – 21:30 – Sala Principal – Drama – M12 – “Diário de um louco” – Movimento Semnome & Razões Poéticas
  • 26 de março – 23:00 – Braga En’Cena à conversa – encontro com os criadores e artistas que participaram do evento

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES