Quarta-feira, Maio 22, 2024
17.8 C
Braga
AtualidadeNo bar da UMinho há um robô que serve os clientes

No bar da UMinho há um robô que serve os clientes

© UMinho

O Laboratório de Automação e Robótica da UMinho tem vindo a desenvolver nos últimos anos o robô CHARMIE. Este projeto consiste no design e implementação de um robô móvel autónomo, especializado em assistência e serviços para ambientes domésticos e médicos, que interage com humanos através de microfone e colunas, compreendendo os comandos orais que lhe são dados e respondendo de forma idêntica.

Para além dos objetivos sociais de conseguir integrar o CHARMIE em ambientes de apoio a idosos, com pessoas de mobilidade reduzida ou até mesmo com profissionais de saúde, o CHARMIE foi concebido com o intuito de participar na competição RoboCup@Home, o maior evento de robótica a nível mundial que desafia os robôs a realizarem tarefas complexas em ambientes do quotidiano. Na última edição do RoboCup (Bordéus, julho de 2023), o CHARMIE conquistou a 7.ª posição no RoboCup@Home apesar de ser a sua primeira participação, demonstrando a eficácia das suas capacidades autónomas.

Atualmente, o foco do projeto CHARMIE está na vertente “Restaurante”, uma competição específica que simula um ambiente de serviço de alimentos. O robô realiza tarefas como identificar clientes, receber pedidos através de interações de áudio, recolher produtos no balcão e entregá-los nas mesas com o uso do seu braço manipulador robótico. Para destacar as capacidades do CHARMIE, o Laboratório de Automação e Robótica realizará demonstrações ao vivo no “Bar da Nave Principal” da Universidade do Minho, Pólo de Azurém, Guimarães.

No próximo dia 20 de novembro, o robô estará em demonstração a trabalhar como um assistente de serviço, servindo clientes nas mesas e mostrando a sua habilidade em ambientes de restauração. Esta iniciativa visa demonstrar como a robótica pode desempenhar um papel crucial em diversos contextos, tais como ambientes médicos, domésticos, de restauração e lazer.

O aluno de Doutoramento Tiago Ribeiro, Team Leader do projeto CHARMIE estará presente durante esses dias para fornecer informações adicionais sobre o projeto e discutir os objetivos futuros do CHARMIE.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES