Segunda-feira, Junho 27, 2022
18.9 C
Braga
InícioBragaMuseus de Braga abrem portas com visitas guiadas, atividades pedagógicas e exposições

Museus de Braga abrem portas com visitas guiadas, atividades pedagógicas e exposições

© CM Braga

Celebra-se na quarta-feira, 18 de maio o Dia Internacional dos Museus. Em Braga, a data será assinalada com entradas livres, visitas guiadas, atividades pedagógicas para os mais novos e exposições.

A Fonte do Ídolo e as Termas Romanas do Alto da Cividade terão entrada livre entre as 09:30 e as 13:00, as 14:00 e as 17:30. A Domus da Escola Velha da Sé estará também com entrada livre entre as 09:30 e as 12:30, as 14:30 e as 17:00.

No Museu D. Diogo de Sousa irá decorrer uma visita guiada à exposição permanente entre 10:30 e as 15:00. Pelas 14:30, será realizada uma visita guiada ao Laboratório de Conservação e Restauro. O acesso é grátis mediante marcação prévia para o telefone do museu, 253 615 844 ou correio eletrónico [email protected].

Para os mais novos também não faltarão atividades com diversas oficinas de expressão plástica e artes visuais e ainda a exposição de trabalhos “Viajar no Museu” dos alunos da Escola EB1 da Sé no âmbito das comemorações do dia Mundial do Teatro.

O Museu Nogueira da Silva, localizado na Avenida Central, irá promover o acesso livre para visitas ao museu, jardim e exposições.

As exposições patentes a visitar são as seguintes: “In Transit” de Luís Silva Carvalho, Galeria da Universidade; Ingrid Less, Galeria do Jardim; “Index 2022”, 1.ª Bienal de Arte e Tecnologia, Dele Adeyemo, Ibiye Camp & Dámaso Randulfe with alumni-in-residence Alexa Szekeres & Remi Kuforiji, Demonic Strata e “CarHavana”, fotos de Fernando Coelho, Cafetaria Jardim do Chá.

Os horários de visita são das 10:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00.

No Mosteiro de Tibães irão decorrer visitas guiadas para o público em geral às 11:00 e às 15:00 e uma visita específica “O Poder dos Museus e a Biodiversidade” para crianças do Jardim de Infância de Padim da Graça, pelas 10:00.

A comemoração do Dia Internacional dos Museus no Museu dos Biscainhos começou já no passado dia 12 de maio, com a inauguração da exposição “La [Re]constitución de los Andes”, de Carlos Sfeir Vottero.

No sábado, 14 de maio, foi inaugurada a mostra “Mártires em nome da Fé”. E na quarta-feira, 18 de maio irá decorrer, pelas 18:00, uma visita guiada sob o tema “O Poder dos Museus”. A entrada é gratuita mediante inscrição previa através do email [email protected].

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento. Este ano, o ICOM Internacional apresenta como tema “O Poder dos Museus” com o objectivo de explorar o potencial destas estruturas para produzir mudanças positivas nas comunidades.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS