Sensibilizar a população para a preservação dos recursos naturais e para minimização e a adaptação às consequências das alterações climáticas é o objetivo central da Semana do Clima que o Município de Braga organiza entre os dias 23 e 29 de setembro.
A limpeza do rio Este e de resíduos urbanos, visitas à AGERE e à Braval, atividades nas escolas, oficinas e controlo de invasoras foram algumas das atividades apresentadas esta terça-feira pelo vereador do Ambiente, Altino Bessa.
Na ocasião, Altino Bessa salientou que a sensibilização ambiental é um trabalho que tem de envolver a população em geral, em particular os mais jovens, para que “possam, por um lado, recolher lixo nas áreas envolventes às suas escolas e, por outro, ajudar a sensibilizar os mais velhos para a necessidade de colocar o lixo nos locais apropriados”.
Uma das principais ações da Semana do Clima realiza-se já no próximo sábado, 24 de setembro, com a limpeza do rio Este, uma iniciativa que conta com a parceria da Amo Braga, da Rodellus – Associação Cultural, o grupo de protetores do Rio Este e com um conjunto alargado de Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho.
O desafio passa por proceder à limpeza das margens e do leito do rio. Esta é uma iniciativa aberta a toda a população, mas que implica uma inscrição prévia que deve ser feita aqui.
Outra atividade de limpeza decorrerá domingo, dia 25, das 10:00 às 12:00, com a recolha de resíduos urbanos, a começar na rotunda do INL em direção ao Bom Jesus. Aberto à população, implica inscrições prévias através do e-mail [email protected].
Para quem não conseguir juntar-se a este grupo, a Câmara Municipal deixa o desafio para “limparem, no mesmo horário ou noutro que lhes seja mais conveniente, a sua zona envolvente, com o ‘Dê uma mão ao seu bairro!'”, remetendo posteriormente testemunhos do trabalho realizado.