Segunda-feira, Outubro 3, 2022
15.6 C
Braga
InícioBragaBraga recebe Semana do Clima 2022 com várias iniciativas

Braga recebe Semana do Clima 2022 com várias iniciativas

© CM Braga

O Município de Braga assinala, entre os dias 23 a 29 de setembro, a Semana do Clima 2022. Após um período de interregno devido à pandemia, esta atividade regressa com um conjunto variado de ações que envolvem diversas entidades ao longo de toda a semana.

O objetivo passa por apostar na sensibilização com ações que visam a minimização e a adaptação às consequências das alterações climáticas.

Limpeza do Rio este e de resíduos urbanos

Nesse sentido, o Município irá promover uma limpeza do rio Este, no Sábado, dia 24, das 10 às 12:00, a começar em Ponte Pedrinha (vindo depois para montante). As inscrições devem ser efetuadas através de [email protected].

Das 09:30 às 12:30 do mesmo dia (24 setembro), diversas freguesias do concelho (Ruílhe, Arentim e Cunha, Tadim, Vilaça e Fradelos, Priscos, Celeirós, Aveleda e Vimieiro, São João do Souto e São Lázaro, Lomar e Arcos), juntamente com as associações Rodellus – Associação Cultural e Amo Braga, vão limpar as respetivas áreas de rio Este. Inscrições aqui.

Outra atividade de limpeza decorrerá Domingo, dia 25, das 10:00 às 12:00, com a recolha de resíduos urbanos, a começar na rotunda do INL em direção ao Bom Jesus. Aberto à população, implica inscrições prévias através do e-mail [email protected].

Para quem não conseguir juntar-se a este grupo fica o desafio: limparem, no mesmo horário ou noutro que lhes seja mais conveniente, a sua zona envolvente, com o “Dê uma mão ao seu bairro!“, remetendo posteriormente testemunhos do trabalho realizado.

Visitas à Agere e Braval e atividades nas escolas

Na Segunda-feira, dia 26, às 10:00, a Agere realizará uma visita à ETA de Braga. As inscrições devem ser efetuadas para o e-mail [email protected]. Já na quarta-feira, dia 28, das 10:30 às 11:30, a Braval realizará uma Visita à Unidade de Tratamento Mecânico e Biológico, Unidade de Produção de Biodiesel e de REEE. As inscrições devem ser enviadas para [email protected] com indicação de nome e e-mail.

No mesmo dia (28 Setembro), às 11h30, na EB 2,3 André Soares, decorrerá a sessão “Como ter uma carreira para combater as alterações climáticas e restaurar a saúde do oceano”, da responsabilidade da Ocean Alliance, com a colaboração do Eco-Club Eco-Veiga.

Na Terça-feira, dia 27, das 14:30 às 16:00, decorrerá a Tertúlia – “Desafios das alterações climáticas na produção alimentar”, da responsabilidade da MakeBraga, na Escola Secundária de Sá de Miranda, dirigida à comunidade escolar e às Freguesias que possuem hortas comunitárias e respetivos hortelãos.

Na Quinta-feira, dia 29, pelas 10:30, decorrerá no Externato Infante D. Henrique, uma sessão sobre eficiência energética com casos concretos de Braga, com oradores da TUB e Bragahabit. No mesmo dia, pelas 11:25, na EB 2,3 de Celeirós, decorrerá a palestra “Alterações climáticas – O impacto da alimentação” da responsabilidade do Eco-Clube Eco-Veiga. À mesma hora, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, decorrerá a apresentação do Diagnóstico da Economia Circular no concelho de Braga.

Entretanto, serão distribuídos pelas escolas secundárias e EB 2, 3, diversos materiais, tais como o livro “Planeta slow com Aurea” e as brochuras “Guia de Boas Práticas de adaptação às alterações climáticas” e “Estratégia Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Território da NUTS III Cávado).

O Município pretende, assim, desenvolver a cidadania climática dos bracarenses, como está previsto na Lei de Bases do Clima (Lei n.º 98/2021, de 31 de dezembro), que consiste no “dever de contribuir para a salvaguarda do equilíbrio climático” materializando o dever geral de “proteger, preservar, respeitar e assegurar a salvaguarda do equilíbrio climático, contribuindo para mitigar as alterações climáticas”.

As Eco-Escolas foram ainda desafiadas a procederem, com os seus alunos, à limpeza das zonas envolventes.

Outras atividades em diversos espaços

No Sábado, dia 24, das 10:00 às 12:00, na Praça – Mercado Municipal de Braga, terão lugar as Oficinas de Agricultura Urbana de “Hortas verticais: como fazer e manter” e “Vermicompostagem: uma solução urbana para os bioresíduos”, da responsabilidade da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental. A entrada livre.

A Feira de Produtos Biológicos, que decorre todos os sábados no Mercado Cultural do Carandá, também irá participar com o “Incentivo ao consumo de produtos locais e sazonais”.

De terça a sexta-feira, dias 27 a 30, às 17:00, o Planetário – Casa da Ciência levará a cabo sessões de planetário imersivo com exibição do documentário científico “Alterações climáticas: que futuro nos espera?”. Inscrições obrigatórias em [email protected] ou 253695236.

Também o Café com Ciência, do Planetário Casa da Ciência, na sexta-feira, dia 30, pelas 21:30, será subordinado ao tema das Alterações Climáticas, com a investigadora Cláudia Carvalho-Santos, do Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Inscrição obrigatória em [email protected] ou 253695236.

Na quarta-feira, dia 28, pelas 19:00, terá lugar no Parque Desportivo da Rodovia a apresentação do livro “Bichos de Braga”, aberto a toda a população.

No dia seguinte (29 setembro), das 18:30 às 20:00, no Café Concerto da RUM, terá lugar o Café Temático “Turismo e alterações climáticas em áreas urbanas”, da responsabilidade da MakeBraga, tendo por oradores Hélder Lopes (UM), Rui Marques (AEB) e António Barroso (CMB). A moderação é de Carla Cardoso (UCP).

Na quinta-feira, dia 29 de setembro, pelas 16:00, no auditório do Centro de Juventude (seguido de visita guiada aos equipamentos), decorrerá a partilha de experiências da utilização da energia solar no ramo de hotelaria: o caso da Pousada de Juventude e do Meliã.

Todas as freguesias do concelho foram desafiadas a elencar as pequenas lixeiras existentes no território para que o Município as possa remover. A equipa de Sapadores de Braga irá proceder ao controlo de plantas invasoras nos espaços públicos e os adoptantes do Projeto Rios existentes no concelho também foram desafiados a limparem o seu respetivo troço e a aproveitarem para fazerem já a monitorização do Outono.

Por fim, estarão disponíveis online documentos como os vídeos Cuidar Braga I e II, “Braga Natural” e “À procura dos ecopontos, brochura sobre pobreza energética (da ADENE) e “Guia de Boas Práticas de Eficiência Energética no setor do Comércio” (da AEB).

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS