Quinta-feira, Abril 15, 2021
18.9 C
Braga
InícioBragaMunicípio de Braga apoia esterilização de gatos de rua

Município de Braga apoia esterilização de gatos de rua

Bragatos – Associação de Proteção Animal

O Município de Braga aprovou esta segunda-feira, em Reunião de Câmara, a celebração de um protocolo em parceria com a Bragatos – Associação de Proteção Animal para a implementação do programa de captura, esterilização e devolução (CED) para proteção e preservação dos felinos.

Existem diversas colónias de gatos em Braga que são controladas pelas associações e o Município de Braga vai dar continuidade ao apoio para a esterilização dos animais de forma a controlar a sua reprodução, garantir a saúde dos felinos e respetiva proteção, bem como assegurar a saúde pública.

“Em parceria com as associações que acompanham e monopolizam as colónias de gatos, depois de assinado o protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários, estamos em condições de protocolar o controlo e gestão efetivo das colónias. A existência de animais errantes deve ser evitada mediante a promoção da sua captura, esterilização e adoção e pela implementação de programa de captura, esterilização e devolução, no caso das colónias de gatos, eliminando-se, progressivamente, o recurso ao seu abate como forma de controlo da população de animais errantes, no prazo de dois anos a contar da data de entrada em vigor”, refere o protocolo.

A associação Bragatos compromete-se a enviar relatórios detalhados e o Município de Braga disponibilizará uma verba para a aquisição do material necessário para a recolha e captura dos gatos e cheques-veterinários para todos os tratamentos clínicos necessários. 

Recorde-se que a cidade de Braga teve a sua primeira Casa dos Gatos em abril de 2020 que situa-se no jardim da Junta de São Victor e ganhou mais duas casas de abrigo na freguesia da Cividade no mês de fevereiro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS