Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
10.1 C
Braga
InícioEducaçãoMunicípio de Barcelos consegue acreditação do Erasmus+ do Ensino Profissional

Município de Barcelos consegue acreditação do Erasmus+ do Ensino Profissional

CM Barcelos

O Município de Barcelos viu aprovada a sua candidatura à acreditação para projetos da Ação Chave 1 do Programa Erasmus+, setor de Ensino e Formação Profissional, para o período 2021-2027.

O processo de acreditação permitirá a 420 alunos do ensino profissional das escolas concelhias usufruir de uma experiência académica, profissional e pessoal, graças à experiência de estágio num outro país europeu e numa outra realidade laboral e cultural.

Trata-se, simultaneamente, de um “marco importante” para o Município de Barcelos quanto aos princípios de inclusão e diversidade social e cultural, cuja matriz é a sua participação na Rede de Cidades Educadoras, a designação como Cidade Criativa da UNESCO ou o prémio Município Familiarmente Responsável.

Este consórcio liderado pelo Município de Barcelos tem como parceiros o Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, o Agrupamento de Escolas de Barcelos, o Agrupamento de Escolas Vale D’Este, a Escola Secundária de Barcelinhos e a Escola Profissional de Tecnologia e Gestão de Barcelos, permitindo a um conjunto de jovens do ensino profissional usufruírem de um experiência de estágio num contexto laboral diferenciado, aumentando a suas oportunidades, o seu conhecimento técnico, a valorização dos seus percursos académicos e, sobretudo, valorizando-os sob o ponto de vista humano.

Este projeto integra-se nas competências do Município de Barcelos de participar ativamente no planeamento da rede de oferta formativa do ensino profissional, concertando essa mesma oferta com os Agrupamentos de Escolas através do Conselho Municipal de Educação. O Município de Barcelos também dinamiza de várias atividades de apoio aos projetos educativos das escolas, no sentido de promoção do sucesso escolar, de pugnar pela igualdade de oportunidades/equidade social através de uma escola pública de excelência.

O projeto Erasmus+ Ensino Profissional tem como objetivo promover a mobilidade como método de aprendizagem alternativo, conciliando a aquisição de competências técnicas e profissionais com competências pessoais, sociais e culturais. A oportunidade dos formandos participarem neste programa, permite-lhes abrir a porta da internacionalização e da aquisição de experiências significativas, à luz do princípio da igualdade de oportunidades e equidade social, da inclusão social, do respeito pelo outro, diversidade e multiculturalidade.

A participação do consórcio no programa Erasmus é motivada pela vontade de cimentar os valores europeus, a par da necessidade de dotar os jovens de maiores competências profissionais.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS