Sexta-feira, Junho 21, 2024
14.5 C
Braga
Atualidade“Mundo a Sorrir” vence Prémio de Literatura Infantil Betweien

“Mundo a Sorrir” vence Prémio de Literatura Infantil Betweien

© UMinho

A Mundo a Sorrir – Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses venceu a primeira edição do Prémio de Literatura Infantil, promovido pela Betweien, spin-off da UMinho, em parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho. A entrega do prémio aconteceu em Lisboa, na data em que a empresa assinalou o seu 12.º aniversário.

A distinção premiou a candidatura da “Mundo a Sorrir” e resultou na edição de 500 exemplares do livro “Um desejo, uma história”, um conto infantil com o propósito de sensibilização para a saúde oral. O momento de distinção contou com a intervenção dos responsáveis da Betweien e de André Sousa, representante no sul da Mundo a Sorrir, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento fundada em 2005 e que se dedica à promoção da saúde e saúde oral como um direito universal junto das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica. A associação desenvolve a sua atividade em Portugal e em alguns Países de Língua Oficial Portuguesa, através de projetos que potenciam a inclusão social e a cooperação para o desenvolvimento.

A 1.ª edição deste Prémio contou com 37 candidaturas de instituições que atuam em mais de vinte localidades portuguesas, desde Braga, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra, Peniche, Valadares, Lisboa e Macedo de Cavaleiros. Foram analisadas mais de dezoito temáticas, com propostas a dedicar-se a vários temas, como a sensibilização para doenças como o diabetes, doença de Parkinson e síndrome de Angelman, promoção do território e do mundo rural, deficiência visual, promoção de hábitos de leitura e escrita, sustentabilidade, saúde oral, entre outros.

O Prémio de Literatura Infantil foi lançado no início de 2023 e destina-se a premiar e promover, anualmente, contos originais, com uma causa adjacente, apoiando uma instituição. A instituição vencedora tem direito a 500 exemplares gratuitos do seu livro. O júro do prémio, constituído por membros do IE e da Betweien, avaliou seis critérios de seleção definidos: expressividade, assertividade/adequação, desenvolvimento literário/pessoal, qualidade, originalidade e mensagem pedagógica. O prémio procura o conto infantil ou a explicitação de uma causa que demonstre contributo para a sua comunidade associativa e território de intervenção.

A Betweien, instalada em Braga e em Lisboa, dedica-se há 11 anos à conceção, ao desenvolvimento e à implementação de projetos educativos, além da criação e produção de recursos pedagógicos, sempre com o foco na inovação da Educação em Portugal. Detém o estatuto de spin-off da UMinho, sustentando o seu trabalho no resultado de estudos realizados e validados cientificamente nesta academia.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES