Quinta-feira, Maio 26, 2022
21.7 C
Braga
InícioReportagemMultidão encheu ruas de Braga para assistir à Procissão da Burrinha

Multidão encheu ruas de Braga para assistir à Procissão da Burrinha

© Angélica Antunes

A Procissão da Burrinha regressou esta quarta-feira às ruas de Braga. Foi com grande ânimo, após três anos de suspensão – um devido às condições climatéricas e dois em virtude da pandemia – que os bracarenses e demais turistas voltaram a reviver o cortejo bíblico “Vós sereis o meu Povo”.

Como é habitual, a Igreja de São Victor foi o ponto de partida do cortejo que integrou cerca de mil participantes – entre figurantes, grupos corais, bandas de música e autoridades convidadas – que engrandeceram a Procissão da Burrinha, uma das mais aguardadas da Semana Santa de Braga e uma das mais populares da cidade.

© Angélica Antunes

É com alegria redobrada que Ricardo Silva, presidente da Junta de São Victor, vê o retomar desta manifestação religiosa. “Para nós é uma alegria redobrada voltar a ter a Procissão da Burrinha na rua, porque fomos penalizados em 2019 com condições climáticas adversas, ou seja, a última procissão da Burrinha saiu em 2018. Estamos com muitas saudades, ansiedade, com muita boa expectativa e alegria de querer que a procissão saia, que venha para a rua e, sobretudo, que as pessoas possam usufruir daquilo que é uma catequese ao ar livre e que é contada de uma forma animada. Queremos que as pessoas absorvam e que se juntem a este corpo que é mais do que um cortejo bíblico, mas uma lição de história ao ar livre”, referiu Ricardo Silva.

© Angélica Antunes

O autarca contou que o número de quadros que integram o cortejo são os mesmos que estavam previstos para 2019, sendo 24 quadros e cerca de 700 figurantes. “Estávamos a contar que as pessoas tivessem algum receio de se juntar à procissão devido à pandemia, mas a verdade é que as pessoas aderiram muito bem e quiseram juntar-se para fazer parte do cortejo bíblico”, esclareceu o presidente da Junta de São Victor.

© Angélica Antunes

Após ter superado um problema de saúde, Clemente Alves voltou a vestir-se de São José para conduzir a burrinha, que transportou a imagem de Nossa Senhora, um dos destaques do cortejo bíblico.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS