Segunda-feira, Setembro 16, 2024
22.2 C
Braga
BragaMercados Incríveis de Arte estão de regresso a Braga a 8 de...

Mercados Incríveis de Arte estão de regresso a Braga a 8 de junho

Os mercados irão ocupar o Campo das Carvalheiras com arte, cultura e atividades para a família.

© MIA

Os Mercados Incríveis de Arte (MIA) são uma iniciativa de destaque na tradição dos mercados criativos em Braga e estão de volta a 8 de junho, no Campo das Carvalheiras, para um dia dedicado à comunidade, ao encontro e à partilha.

A iniciativa irá reunir dezenas de artistas e artesãos de todo o país e é promovida há quatro anos pela Plataforma do Pandemónio com cariz interventivo, cultural como social.

Esta edição será dedicada às tradições, com a presença de duas das mais antigas associações locais: os Sinos da Sé e a Associação Cultural e Recreativa os Bravos da Boa Luz. Estará também a decorrer, ao longo de todo dia, uma campanha de solidariedade de angariação de fundos para Rio Grande do Sul.

Uma parte muito significativa dos nossos associados e da comunidade em que nos inserimos é composta por emigrantes brasileiros. Mesmo que quiséssemos, não teríamos como ficar indiferentes à calamidade que aconteceu há tão pouco tempo no Brasil e achamos que tínhamos aqui um contexto privilegiado para poder ajudar, declarou Marta Moreira, diretora artística do certame.

A programação deste dia reflete das preocupações deste coletivo artístico bracarense, em que a articulação em rede é levada muito a sério. A programação inclui também dois workshops para miúdos e graúdos (dinamizados pelo Cave Coletivo e pela Singulare, respetivamente), a participação da academia de dança Ent’Artes, do coletivo Swing da Porta Aberta e do Tiro Liro Lab, tudo estruturas parceiras provenientes do tecido cultural local, entre muitas outras atividades para toda a família.

Estes mercados têm-se assumido na região e pelo valor dos expositores que congregam. Nesta edição, além dos já habituais pintores, ceramistas e ilustradores, tanto consagrados como emergentes, os visitantes podem ainda contar com a presença de diversas livrarias e editoras, uma secção de produtos alimentares diversificada e uma novidade: os MIA contarão pela primeira vez com uma secção dedicada à economia circular, com a presença do Swap Market, um dos mais destacados projetos nacionais neste segmento.

Esta iniciativa conta com o apoio da Junta da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade e do Município de Braga.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES