
Em Portugal, o número crescente de negócios online demonstra que existem cada vez mais empreendedores. Ainda que isto revele dinamismo e proatividade, esta realidade corresponde também a ambientes digitais mais saturados, nos quais as lógicas de concorrência se tornam mais intensas, dificultando o sucesso de algumas empresas.
O permanente crescimento no número de sites de negócios (venda de produtos e serviços) em solo nacional não precisa, ainda assim, de ser limitador para os seus gestores.
A criação de conteúdos e o uso de estratégias SEO é fundamental neste processo, sendo que plataformas especializadas em marketing digital não precisarão de um memorando para o ajudarem a compreender que existem formas eficazes para manter o seu site nos primeiros locais das sugestões dos motores.
Hoje, deixamos algumas dicas fundamentais que os melhores especialistas transmitem a quem quer melhorar o posicionamento do seu site no Google e noutros motores de busca. Estas são questões a ter em mente caso deseje dar mais um passo no sentido do sucesso do seu negócio.
1. O uso correto das palavras-chave
Quem produz conteúdos SEO para um site deve, antes de mais, perceber quais são os termos mais importantes do seu negócio, descobrindo as palavras-chave que correspondem às pesquisas mais frequentes nos motores de busca.
As palavras-chave com maior densidade de pesquisa ajudarão a garantir que consegue direcionar o tráfego para o seu espaço digital, destacando-o quando os mesmos termos forem pesquisados em ferramentas como o Google.
2. Títulos, subtítulos e listas
Tratando-se de um conteúdo online, é muito importante que invista, também, numa linguagem bastante simples e direta, repartida em secções, para facilitar a leitura.
Textos de uma extensão curta a média, que usem títulos, subtítulos ou façam listas têm, normalmente, uma boa aceitação pelos leitores online. Tenha em mente que textos com listagem de dicas ou outros assuntos relevantes para o seu nicho de mercado podem ser valiosos para gerar interesse no público-alvo.
3. Uma boa estrutura para o site
Um site não é apenas feito de texto, mas também de imagens e widgets e o ouso destes elementos tem uma finalidade concreta, que é o crescimento da visibilidade da marca e a sua priorização nas pesquisas dos potenciais consumidores.
O site deve ter ligações internas e externas, com a colocação de links estratégico que acrescentem valor ao site e o conectem a outros sites relevantes e de boa reputação.
A estrutura do próprio texto será, aqui, importante. Evitar frases demasiado longas e usar palavras-chave primárias e secundárias nos títulos, subtítulos e corpo de texto pode ser importante para conquistar o público.
4. Correção e simplicidade
O público online é cada vez mais imediatista, mas também exigente e, por isso, a correção dos textos é tão importante quanto a sua simplicidade.
Conteúdos fáceis de ler e entender, que não tenham erros ortográficos nem gramaticais serão mais apelativos e tenderão a gerar maior interesse no público-alvo do seu negócio, incentivando a leitura integral.
5. Uso de chamados de ação
O CTA (Call to action/chamado de ação) é uma estratégia que pode usar, já não para melhorar o seu SEO, mas para garantir que a pessoa cativada pode ser convertida num consumidor efetivo.
Com frases como “compre agora” ou “clique para saber mais” estará a dar ao leitor uma dica sobre o que pretende que ele faça. Isto poderá ajudar a garantir o sucesso da sua empresa online.
Assim, pode garantir que, com uma boa estratégia de SEO e o devido cuidado, melhora o tráfego do seu site. Como referimos, existem empresas que podem ajudá-lo a garantir que o seu marketing online é apelativo e de qualidade, tornando o processo mais simples.