Segunda-feira, Abril 22, 2024
17.3 C
Braga
BragaMeia Maratona de Braga vai integrar Campeonatos Nacionais

Meia Maratona de Braga vai integrar Campeonatos Nacionais

A prova vai para a estrada no dia 7 de abril.

© CM Braga

A Meia Maratona de Braga está de volta com uma série de novidades e a inclusão de campeonatos nacionais. Agendada para 7 de abril, esta iniciativa irá apresentar, não apenas a prova tradicional da Meia Maratona, mas também uma mini maratona de 6 quilómetros, sem fins competitivos, destinada a participantes de todas as idades e de diferentes níveis de aptidão física.

O programa conta também com uma corrida de 5 quilómetros. Além disso, esta 8.ª edição integra duas novas provas do prestigiados Campeonatos Nacionais. Os atletas terão a oportunidade de competir no Campeonato de Portugal da Meia Maratona e no Campeonato Nacional de 5 quilómetros em estrada, provas que conhecem este ano a sua primeira edição.

Destacando a “excelência da organização”, o presidente da Câmara Municipal de Braga lembrou que a Meia Maratona de Braga surgiu com o intuito de “colocar Braga nos grandes patamares do atletismo nacional e internacional”. “Depois de apostarmos na revitalização das provas já existentes, percebemos que fazia falta realizar uma grande competição que pudesse posicionar a cidade de Braga em termos nacionais e internacionais nas grandes provas de estrada. Ao longo dos últimos anos temos estimulado a prática do atletismo e esta prova é aberta a toda a comunidade, estando muito ligada a projetos como o Centro de Marcha e Corrida”, referiu Ricardo Rio, durante a apresentação da prova que decorreu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Contando com mais de 2 mil atletas inscritos de 28 nacionalidades, esta edição espera bater todos os recordes de participantes. Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, destacou o crescimento “ano após ano” do número de participantes, numa prova que terá “os melhores atletas nacionais e onde serão entregues os primeiros títulos individuais e coletivos” das novas competições nacionais. “Estas provas são um mais um aliciante e vão dar um impulso à meia maratona de Braga, num evento que já se afirmou como uma referência nacional”, sublinhou a vereadora do Desporto, aproveitando a oportunidade para “agradecer a compreensão dos bracarenses que, de alguma forma, serão afetados pelos condicionamentos de trânsito inerentes a uma prova desta natureza”.

A apresentação da Meia Maratona de Braga contou ainda com a presença de Paulo Bernardo, vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Paulo Trigo, administrador-delegado da Caravela Seguros, patrocinadora da prova, e de Jorge Teixeira, diretor da Runporto.

O percurso da prova mantém-se inalterado, com partida e chegada na Avenida João Paulo II. As inscrições decorrem aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES