Médicos de Braga sensibilizam comunidade sobre a Covid-19
Quinta-feira , Agosto 6 2020 Periodicidade Diária nº 2535
Principal / Notícias / Médicos de Braga sensibilizam comunidade sobre a Covid-19

Médicos de Braga sensibilizam comunidade sobre a Covid-19

Médicos do núcleo interno do Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado I – Braga voluntariaram-se para sensibilizar a população dos bairros de Braga, a fim de orientar sobre as medidas de prevenção sobre a Covid-19.

As ações de sensibilização deram início no dia 6 de junho e terminaram na manhã deste sábado, 20 de junho, no Bairro das Parretas, que contaram com 10 participantes em cada sessão.

Rosana Dantas, médica do núcleo interno no ACES do Cávado I – Braga e voluntária deste projeto, referiu que é importante manter a população informada para fazer face à pandemia. “O projeto tem como objetivo ensinar a população com a apresentação de algumas medidas de prevenção individual, nomeadamente a colocação da máscara e a desinfeção das mãos, que são as medidas mais importantes para a prevenção do vírus”, explicou.

Por sua vez, Ângela Mendes, médica do mesmo núcleo, salientou que todas as sessões decorridas foram gratuitas com o objetivo de travar a doença. “Todas as sessões foram voluntárias e o nosso objetivo é promover a sensibilização para a prevenção contra a infeção da Covid-19. A nossa ideia é atacar esta doença, preveni-la e procurar transmitir a mensagem”, disse.

Na iniciativa marcou presença Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, que enalteceu o trabalho voluntário destes profissionais de saúde e alertou a população para continuar a manter as medidas de prevenção para que não haja uma segunda vaga. “Este desafio foi lançado pelo Município de Braga através do vereador Altino Bessa, e esta é a segunda sessão dentro da nossa União de Freguesias, onde a primeira foi na Praceta Padre Sena de Freitas. É uma iniciativa extraordinária porque, apesar de já estarmos num período de desconfinamento, há pessoas que estão a facilitar, pensando que esta pandemia já passou. Estamos a assistir ao que se está a passar em Lisboa, portanto não há maneira de achatar a curva. Penso que estas iniciativas de prevenção são extraordinárias e é por isso que fomos às nossas urbanizações para que em Braga não haja uma segunda vaga”, apelou Luís Pedroso.

Também Francisco Silva, presidente da União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, agradeceu o trabalho dos profissionais de saúde que continuam a zelar pela saúde da população, apontando que os médicos estão ao serviço da comunidade e continuam na linha da frente, mas noutra vertente de trabalho de proximidade com a comunidade. Temos de agradecer do fundo do coração o trabalho destas médicas, enfermeiros e técnicos de saúde que continuam na linha da frente”.

Para concluir, Pedro Pereira, presidente da Associação de Moradores das Parretas, frisou que “estamos aqui para alertar perante a situação atual que estamos a viver com a Covid-19 e é de enaltecer todo o trabalho das Uniões de Freguesias, do Município de Braga e da ACES que nos proporcionam estas ações de sensibilização onde todos ficamos a ganhar”.

As ações de sensibilização sobre a Covid-19 foram promovidas pelo ACES Braga, em parceria com a Câmara Municipal de Braga e a Cruz Vermelha Portuguesa.

Médicos de Braga sensibilizam comunidade sobre a Covid-19

Médicos promoveram ação de sensibilização para a prevenção da Covid-19 nos bairros de Braga.

Posted by Braga TV on Saturday, June 20, 2020

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.