Sexta-feira, Junho 13, 2025
20.1 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoMariza, Slow J e Nuno Ribeiro vão actuar nas Antoninas de Famalicão

Mariza, Slow J e Nuno Ribeiro vão actuar nas Antoninas de Famalicão

Festas Antoninas decorrem de 6 a 13 de junho.

© Mariza / Slow J / Nuno Ribeiro

As festas do concelho de Vila Nova de Famalicão estão a chegar e vão ser abrilhantadas pelas atuações de Mariza, Slow J, Valter Lobo e Nuno Ribeiro.

Slow J atua no arranque das Antoninas de Famalicão 2025, a 6 de junho, numa noite em que também há “Toninho’s”, o arraial que habitualmente leva os mais jovens para a festa ao som de DJs. No dia 8, será a vez de Valter Lobo subir a palco. A 9 de junho, a fadista Mariza junta-se à Jovem Orquestra de Famalicão. Já a Nuno Ribeiro caberá o encerramento das maiores festas do concelho famalicense, na noite de 13 de junho.

Com uma programação preenchida por quatro dezenas de atividades, quem visitar Vila Nova de Famalicão entre os dias 6 e 13 de junho, vai encontrar uma cidade em permanente alvoroço, com animação para todas as idades, com as cascatas e as ruas engalanadas para receber quem chega.

Classificadas como Património Cultural Imaterial de Portugal, as festividades têm como ponto alto o grande desfile das Marchas Antoninas, que vão mostrar a sua imponência e o resultado de meses de trabalho árduo das nove associações que vão percorrer as ruas da cidade: A.R.C.A. – Associação Recreativa e Cultural de Antas, Associação Unidos de Avidos, Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte (Carreira), Associação do Coração – Vale São Cosme, Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba de Ave, LACS – Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, Associação Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe (A.C.D.S.M. Brufe), Associação Sentir a Terra (União de Freguesias Gondifelos, Cavalões e Outiz) e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

No ano do bicentenário do nascimento do maior romancista português e inspiradas pelo tema “Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão”, as marchas desfilam pelas ruas da cidade na véspera do Dia de Santo António, a 12 de junho, a partir das pelas 21:15.

E porque a festa começa desde tenra idade, destaque também para os marchantes de palmo e meio que desfilam no começo das festas, a 7 de junho. Com os arquinhos empoleirados e as ancas a baloiçar, as crianças desfilam pela cidade com toda a ternura, alegria e criatividade das Marchas Infantis, a partir das 14:30.

O programa de animação das Festas Antoninas inclui ainda os concertos de Pedra D’Água (dia 6), Ivo Abrantes (dia 7), Costinha (dia 7), Fammashow (dia11) e Teresa Tapadas (dia 12), bem como o 6º Festival de Cavaquinhos, no dia 7, a tarde de Música Popular na Praça, no dia 8, e a 18.ª Caminhada Camiliana, o 11.º “Tocá Bombar”, o Desfile Etnográfico “Tons de Festa” e o Festival de Folclore, no dia 10 de junho.

Destaque também para a vertente religiosa das Festas, no dia 13 de junho, feriado municipal, logo pela manhã, realiza-se a Missa e a distribuição do Pão de Santo António, cumprindo-se uma tradição secular com milhares de pessoas a concentrarem-se na Rua Alves Roçadas, junto à Capela de Santo António, para receber o Pão “que se pode guardar o ano inteiro”, cumprindo-se assim uma das mais antigas tradições das Festas Antoninas. A procissão em honra do Santo Padroeiro, que vai percorrer as principais artérias da cidade é outro dos momentos religiosos de destaque, no dia 13 de junho, a partir das 16:00.

As Antoninas de Famalicão também são sinónimo de prática desportiva, com diversas provas a decorrer ao longo dos oito dias de programação, com destaque para o 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, no domingo, dia 8 de junho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES