Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
10 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoMário Passos sugere a António Costa um “novo paradima para as Escolas...

Mário Passos sugere a António Costa um “novo paradima para as Escolas Profissionais”

© CM Famalicão

Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão, defendeu hoje a necessidade da criação de uma nova geração de escolas profissionais, que ajustes os conteúdos e as práticas educativas, às exigências contemporâneas das empresas.

A ideia foi partilhada com o António Costa, durante uma visita à empresa Riopele, no âmbito do denominada “Roteiro PRR”, com a qual se pretende verificar no terreno projetos já em marcha em todo o território nacional.

O primeiro-ministro concordou com o autarca e referiu os cerca de 300 centros novos tecnológicos que estão a ser criados nas Escolas Profissionais por via do PRR já como uma resposta a essa exigência.

A escolha da Riopele para esta jornada de trabalaho teve a ver com o facto de esta ser uma das empresas aderentes ao projeto Lusitano, inserido na Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial da Indústria Têxtil e do Vestuário de Portugal, liderado pela Nau Verde, e que pretende acelerar a transformação estrutural da ITV nacional através da aposta na investigação e desenvolvimento de novas soluções baseadas em fibras naturais e/ou recicladas, na produção de fio reciclado/natural, mas também na procura de soluções energéticas e de gestão de recursos para setor.

No caso concreto da Riopele a empresa quer ser até 2027 uma das primeiras empresas do setor a nível europeu operacionalmente neutra em carbono,  através de um investimento de 35 milhões de euros que tem vindo a fazer na transição digital e sustentabilidade e te, como meta, entre outras, chegar aos 100% de aproveitamento dos resíduos têxteis via reciclagem, pretendendo que 80% dos produtos comercializados possuam componentes de sustentabilidade.

“A trajatória da Riopele evicencia bem o que se está a passar em Vila Nova de Famalicão ao nivel de um novo paradigma industrial. Um paradigma gerado a partir de redes de colaboração, de investigação e de inovação”, refere Mário Passos dizendo que a marca Famalicão Created In é cada vez mais uma realidade no território.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS