Sexta-feira, Abril 19, 2024
24.4 C
Braga
RegiãoVila Nova de FamalicãoMário Passos pede sistema de transporte público rápido nos quatro municípios do...

Mário Passos pede sistema de transporte público rápido nos quatro municípios do Quadrilátero Urbano

© CM Famalicão

Um protocolo de “grande significado e importância para o futuro”. Foi esta a convicção partilhada pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e pelos quatro presidentes de Câmara do Quadrilátero Urbano, na assinatura do memorando de entendimento para apoio à elaboração de uma estratégia de mobilidade sustentável integrada no território.

“Esta região é uma locomotiva económica do país, mas queremos que seja uma locomotiva sustentável”, disse Ana Abrunhosa no Paços dos Duques, em Guimarães, onde decorreu a cerimónia.  Através deste acordo, as entidades signatárias comprometeram-se a apoiar a elaboração de uma estratégia de mobilidade sustentável para pessoas e mercadorias na sub-região Barcelos-Braga-Guimarães-Vila Nova de Famalicão, num processo que será liderado pela Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero Urbano.

A assinatura do acordo seguiu-se ao compromisso do Governo para com Braga e Guimarães para a criação de um transporte rápido BRT – Bus Rapid Transit para ligar as duas cidades.

“Quero acreditar que este compromisso vai fazer com que a Administração Central tenha um olhar mais atento sobre esta matéria para uma resposta que se impõe a uma rede de mobilidade pública existente pouco atrativa e desintegrada”, disse o Presidente da Câmara de Famalicão e atual Presidente do Quadrilátero, Mário Passos, que conseguiu despertar a atenção da Ministra Ana Abrunhosa para a importância de todo o território do Quadrilátero estar incluído na criação do transporte rápido aquando uma recente visita desta responsável a Famalicão no âmbito do Quadrilátero.

“Penso que os estudos que se vão desenvolver já não terão tanto a ver com a escolha dos meios de transporte nesta matéria sobre este território, mas sobre a forma de alargar o BRT às quatro cidades. Estão, por isso, criadas as condições para evoluirmos rapidamente nesta matéria e criarmos uma rede de mobilidade amiga do ambiente, dos cidadãos e das empresas, em consonância com a importância do território.”, disse.

O Bus Rapid Transit é um sistema de trânsito de alta qualidade para autocarros, que oferece mobilidade urbana rápida, confortável e eficiente nos custos. Este objetivo é realizado no BRT através de faixas de rodagem próprias, uma operação rápida com frequência elevada.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES