A São Silvestre de Braga celebrou a 45.ª edição da São Silvestre de Braga este sábado com Mariana Machado e André Pereira a serem vencedores da prova.
A Árvore de Natal iluminou a partida da prova, na Praça da Républica, e Sameiro Araújo, vice- presidente da Câmara Municipal de Braga, fez as honras de dar o tiro de partida às 21:30.
As renas do Pai Natal foram trocadas pelas sapatilhas, mas o espírito natalício dos participantes permaneceu durante todo o percurso.
A São Silvestre de Braga contou com uma elite de peso, com grandes nomes do atletismo nacional. A chegada à meta foi bastante disputada pelo pelotão da frente de prova, contudo, André Pereira, do SL Benfica, destacou-se dos colegas e foi o primeiro a chegar à meta com o tempo de 00:29:00, batendo o recorde de prova dos últimos seis anos. A ocupar a segunda posição ficou Rui Teixeira, do Sporting CP, fazendo o tempo 00:29:17. Para fechar o pódio, Davide Silva, do SC Braga, foi o terceiro atleta masculino a terminar a prova com 00:29:33.
No setor feminino, o primeiro lugar ficou em casa com Mariana Machado, do SC Braga, a sagrar-se vencedora com o tempo de 00:33:30. Dulce Félix, do SL Benfica, ocupou a segunda posição do pódio com 00:34:47 segundos e a terceira classificada foi Mónica Silva, do CDS Salvador do Campo, que terminou com 00:34:55.
Mantendo a tradição, todos os atletas no final da prova, para além da medalha, receberam uma fatia de bolo-rei e chá.
A cerimónia da 45.ª edição da São Silvestre de Braga contou também com a participação de João Correia, representante da Câmara Municipal de Braga, e Jorge Teixeira, diretor da Runporto.