As Marchas de Santo António, organizadas pela associação “Os Bravos da Boa Luz”, realizam-se na noite desta quarta-feira, 12 de junho, pelas 21h30, que vão desfilar pelas ruas do centro da cidade de Braga.
Estas são formadas por 24 pares, 3 arcos compostos por mais 6 elementos, um par de noivos, a Madrinha da Marcha (Melinha), um carro alegórico, que transporta um figurino vestido de Santo António, e uma “cantadeira”, que acompanha a marcha com uma música original. Todos os anos são cantadas músicas diferentes alusivas às marchas e ao bairro com um tema específico.
O desfile sai do Largo das Carvalheiras em direção ao Rossio da Sé, onde os pares fazem a sua primeira atuação. A marcha prossegue pela Rua do Cabido, subindo a Rua do Souto, em direção à Avenida Central onde voltam a fazer uma nova atuação. Segue pela Rua do Souto, Rua Justino Cruz, com descida pela Rua Eça de Queirós, em direcção à Câmara Municipal para a sua terceira atuação. Por fim, a marcha vai em direção para a Rua D. Frei Caetano Brandão, desce ao Arco da Porta Nova onde se dará a última atuação.
No final das marchas haverá uma sessão de fogo de artificio no Jardim do Campo das Hortas.