Quinta-feira, Maio 30, 2024
21.6 C
Braga
RegiãoBarcelosMarcha pela Liberdade vai mobilizar 4000 alunos de Barcelos

Marcha pela Liberdade vai mobilizar 4000 alunos de Barcelos

Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

DR

Quatro mil alunos das escolas do concelho de Barcelos vão participar na “Marcha pela Liberdade”, uma iniciativa inserida na programação das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, promovidas pelo Município.

O desfile, que se realiza na próxima terça-feira, dia 23, com início às 14:30, vai desenrolar-se por várias ruas da cidade, o que obrigará a cortes e condicionamentos de trânsito.

Vão participar neste evento alunos a partir dos 14 anos, pertencentes às Escolas Rosa Ramalho, Vale do Tamel, Vila Cova, Braga Oeste, Alcaides de Faria, Manhente, Barcelinhos, Gonçalo Nunes, ETG, Profitecla, Colégio La Salle, Abel Varzim, APAC, APACI e Viatodos.  

O desfile começará às 14:30, na Avenida João Duarte e segue o seguinte a Avenida João Duarte, Avenida Dom Nuno Álvares Pereira, Rua Irmã São Romão, Campo 5 de Outubro, Avenida da Liberdade (pedonal), Largo da Porta Nova, Rua D. António Barroso, Rua Infante Dom Henrique, Largo do Município.

A realização deste desfile obriga a cortes e condicionamentos de trânsito. Assim, a partir das 00h00 da manhã do dia 23 de abril, haverá inibição de estacionamento na Avenida João Duarte, desde a rotunda com o cruzamento com a Avenida Dom Nuno Álvares Pereira até à rotunda com o cruzamento com a Rua Dona Maria José Novais.

Haverá corte de trânsito, a partir das 13:30 (até à saída do último grupo), na Avenida João Duarte, desde a rotunda com o cruzamento com a Avenida Dom Nuno Álvares Pereira até à rotunda com o cruzamento com a Rua Dona Maria José Novais.

Haverá também corte de trânsito na Avenida Dom Nuno Álvares Pereira na rotunda com a Rua Abade Paes no sentido descendente (em direção ao Centro), com passagem apenas para os autocarros das escolas que vão descarregar os alunos da Marcha, a partir das 13:30 até às 16:00.

De igual modo, haverá corte de trânsito a partir das 14:15 em todo o percurso do desfile, até que o mesmo termine.

Sem corte, mas com condicionamentos, estarão a Rua Dr. José António Peixoto Pereira Machado, desde o Tribunal.

Haverá ainda inibição de trânsito e estacionamento no Largo Dom António Barroso e Largo do Município, todo o dia, das 00:00 às 19:00 do dia 23 de abril.

Programação para o dia 25 de Abril

O dia 25 de Abril tem uma programação ao longo de todo o dia. Logo pela manhã, às 10:00, acontece o hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se às 10:30, na Avenida Sidónio Pais, uma largada de Paraquedistas em Queda-Livre e, pelas 11:30, o desfile de Fanfarras e animação de rua (folclore) nas ruas do Centro Histórico.

Da parte de tarde, pelas 15:00, tem início a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Barcelos, no auditório dos Paços do Concelho, e, pelas 18:00, no Largo da Porta Nova, arranca o concerto “Mil Vozes A Cantar Abril” com a participação de 70 grupos Corais e a Orquestra da Banda Musical de Oliveira. 

Recriação Histórica e Conferência de Durão Barroso

Ainda no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, decorrerá no dia 27 de abril, das 16:00 às 18:00, a Recriação Histórico-Cultural do 25 de Abril com a participação dos Grupos de Teatro do Concelho de Barcelos, que envolverá cerca de 150 atores.

A 28 de abril, domingo, realiza-se a Conferência “Portugal na Europa e no Mundo”, pelo ex-Comissário Europeu, Durão Barroso. A iniciativa, que acontece no auditório dos Paços do Concelho, tem início às 21:15 e tem entrada gratuita.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES