Famalicão premiou este domingo as conquistas desportivas de mais de duas centenas de atletas, técnicos, dirigentes e equipas desportivas do concelho. A IX edição da Gala do Desporto de Famalicão levou ao Pavilhão Municipal todos os protagonistas que se distinguiram pelos seus feitos ao longo do último ano.
Dos galardões, destaque para a atribuição do “Prémio Excelência” à AFSA – Associação de Futebol de Salão Amador de Vila Nova de Famalicão.
“É uma distinção que nos enche de orgulho. É fruto do trabalho dos dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos” referiu o presidente da AFSA, Márcio Sousa, que deixou um agradecimento especial à direção que o acompanha. “Pessoas que acreditaram desde o primeiro momento que era possível fazer mais e melhor. Vamos seguir em frente e continuar a fazer um bom trabalho, que é esse o nosso propósito”, disse.
O dirigente aproveitou o momento para também deixar uma palavra de apreço à Câmara Municipal pelo apoio dado à associação e pelo visível investimento no desporto. “Todos os anos temos visto uma evolução muito positiva, que tem permitido atrair mais atletas e com maior qualidade”, comentou Márcio Sousa.
Além do Prémio Excelência, foram também entregues galardões de júri ao Riba de Ave Hóquei Clube, que venceu na categoria “Associação/Clube Desportivo do Ano” e “Dirigente do Ano”, ganho por Ângelo Lopes; a Mafalda Mesquita, do Grupo Desportivo de Natação de Famalicão, na categoria “Atleta Revelação Feminino”; e a Gabriel Figueiredo, do Sporting Clube de Braga, na categoria “Atleta Revelação Masculino”.
Já a distinção de “Treinador do Ano” foi entregue a Hugo Azevedo, Selecionador da Seleção Nacional Sub-17 Masculina de Hóquei em Patins, a de “Árbitro do Ano” a João Pinheiro, do Núcleo de Árbitros de Vila Nova de Famalicão, e o “Evento Desportivo do Ano”, escolhido por votação do público, foi atribuído ao “Guinness World Records: Torneio 20.º Aniversário CX A2D”.
Nesta edição da Gala do Desporto de Famalicão, foram homenageados 215 atletas, técnicos, associações, clubes e dirigentes desportivos que receberam das mãos do presidente da autarquia o galardão dos campeões, Famalicense D’Ouro, pelos títulos nacionais e internacionais alcançados em 34 modalidades desportivas na época 2023 e 2023/2024.
“São um enorme orgulho, um grande exemplo e uma grande inspiração”, afirmou Mário Passos, presidente da Câmara Municipal, sobre os homenageados.
“Em Famalicão, temos a felicidade de ter um ecossistema desportivo em permanente crescimento, que tem contribuído para este sucesso dos nossos atletas e associações desportivas”, finalizou o autarca.