Quarta-feira, Maio 18, 2022
15.6 C
Braga
InícioBragaMais de 200 alunos de Braga mostram talento nas áreas do teatro,...

Mais de 200 alunos de Braga mostram talento nas áreas do teatro, música e dança

© Conservatório de Música Calouste Gulbenkian

A Mostra de Teatro Escolar de Braga está de regresso aos palcos com uma nova designação, MAPEAR – Mostra de Artes Performativas Escolar, que reflete o novo conceito artístico da iniciativa. Depois de uma paragem de dois anos devido à pandemia de Covid-19, a mostra regressa já neste mês de abril e em maio, envolvendo novos projetos do ensino artístico especializado, como a música e a dança, para além do teatro.

Entre 20 de abril e 4 de maio, ao longo de três semanas, mais de duas centenas de jovens das escolas de Braga irão passar pelos palcos do Espaço Vita e do Centro de Juventude de Braga, com nove produções que irão proporcionar uma viagem por diferentes autores e temas, nas disciplinas artísticas de Teatro, Canto, Música e Dança.

Isso mesmo pretende ser a MAPEAR refletindo o crescente incentivo a programas de mediação cultural e apoio à criação artística, na área das artes performativas e cruzamentos artísticos, inseridos na estratégia cultural do município de Braga.

A participação na MAPEAR está reservada, em exclusivo, às escolas do Concelho de Braga, para alunos inscritos do 2º ciclo até ao secundário ou profissional, que possuam a disciplina de Teatro, Música ou Dança inseridas no currículo ou, como oferta de escola, em atividade extracurricular.

Os bilhetes têm um custo de 2 euros e poderão ser adquiridos através do site da Ticketline ou na bilheteira do Espaço VITA, para os espetáculos naquele local; e no site da MEO Blueticket ou no Centro de Juventude de Braga, para os espetáculos realizados naquele local.

Alunos atuam em palcos da Cidade entre 20 de Abril e 4 de Maio

O Agrupamento de Escolas de Maximinos inaugura o palco do Espaço Vita com o espetáculo de dança “Fragmentos”, a 20 de abril, pelas 19:00. No dia seguinte a 21, é a vez do Estúdio de Ópera do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian apresentar “Portugal UK-650”, também no Espaço Vita, pelas 21:30. A 22 de abril, pelas 15:30, no mesmo espaço, o Agrupamento de Escolas de Real apresenta a peça de teatro “O Principezinho”.

A 26 de Abril, o palco da MAPEAR passa para o Centro de Juventude de Braga, com o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio a apresentar, pelas 21h30, a peça de teatro “Cruzamento Paralelo”. No dia seguinte, 27 de Abril, pelas 15h30, o Agrupamento de Escolas André Soares apresenta a peça “Velas de Algodão”. No dia 29 de Abril, pelas 11h30, é a vez do Agrupamento de Escolas de Celeirós levar à cena a peça “Eu não acredito em fadas, mas que as há, há”.

A cortina do Espaço Vita volta a abrir-se a 2 de maio, pelas 21:30, com o Colégio Luso Internacional de Braga a apresentar o teatro musical “La La Land”. A 3 de maio, pelas 15:30, sobe ao palco do Centro de Juventude de Braga, o Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, com a peça de teatro “Marias”.

A MAPEAR 2022 despede-se do público a 4 de Maio, com a peça de teatro “Rafaela e Julieta – Um Amor (Im)possível”, pelo Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria, pelas 11h00, no Centro de Juventude de Braga.

A MAPEAR resulta numa oportunidade para os alunos atuarem em alguns dos palcos da cidade e terem acesso a todo o processo de produção que envolve a criação de um espetáculo, desde à sua génese até ao momento da apresentação final, em especial, no contato com o público.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS