Quarta-feira, Dezembro 8, 2021
8.5 C
Braga
InícioCulturaMaior festival português de blues está de volta a Braga

Maior festival português de blues está de volta a Braga

DR

De 27 de outubro a 4 de novembro, o Nova Arcada Braga Blues, o maior festival português de blues, está de regresso para a 4ª edição. O evento, que surge da ligação de Budda Guedes e Micha Rudowski a este estilo musical, vai dar música à cidade durante nove dias. Os bilhetes, cujo preços variam a cada concerto, já estão à venda.

Feito em Braga para Braga, este festival, com a produção a cargo da editora bracarense Mobydick Records e de Micha Rudowski, pretende ser uma celebração do género, nas suas mais variadas facetas, com uma fortíssima componente de criação de públicos. A edição deste ano tem como cabeças-de-cartaz José Cid, Rui Veloso & Budda Gueddes, Archie Lee Hooker, Rockin’ Gina & The Sentinels e Budda Power Blues & Maria João.

De forma a envolver a cidade, o Nova Arcada Braga Blues acontece em múltiplos locais emblemáticos de Braga, como os mais importantes clubes de música da cidade. O programa arranca a 27 de outubro, quarta-feira, no centro comercial Nova Arcada, que dá nome ao festival, com o popular momento de entrevista e concerto “Vamos Falar de Blues”, nesta edição com o incontornável José Cid.

É no Cineplace do Nova Arcada, às 21:30, que Budda Guedes irá entrevistar o consagrado músico numa conversa sobre o género musical, além de tocarem alguns blues escolhidos por José Cid. Por cada 5€ em compras nas lojas do Nova Arcada, entre 16 e 24 de outubro, os clientes têm a oferta de um bilhete para assistir à entrevista e concerto. Há um limite máximo de dois bilhetes por cliente, limitados ao plafond existente de 250 entradas.

A 4ª edição do Nova Arcada Braga Blues faz parte da programação cultural do Nova Arcada, inserida no projeto “Cultura no Centro”, lançado este ano pelos centros geridos pela Sonae Sierra com o objetivo de apoiar artistas e entidades de âmbito cultural.

9 dias de concertos e workshops para celebrar os blues

A programação do Nova Arcada Braga Blues continua a 28 de outubro, quinta-feira, com o concerto de Nico Drum’s & Blues (PT), o novo projeto de Nico Guedes que aborda o blues da perspetiva da bateria, com Alex Frazão, o baterista convidado deste ano, no Boca Maldita em Prado. Na sexta-feira, 29, há um concerto no Café concerto Rum by Mavy  com os Black Dog Blues Band, uma banda que nasceu em São Paulo, no Brasil.

No sábado, há um workshop de harmónica e teclado com Matt Santos (BR), músico de Archie Lee Jooker, numa masterclass de inscrição gratuita, no Salão Mozart, a partir das 15h00. Também no dia 30 de outubro, os fãs de The Smokestackers podem digir-se ao Bar Pelle para ouvir o grupo português. Estes concertos têm início às 22:00.

No dia 31, às 21:30, Rui Veloso & Budda Gueddes juntam-se para tocar os seus blues favoritos no Altice Forum Braga, num concerto exclusivo do Nova Arcada Braga Blues, no qual Rui Veloso irá interpretar vários clássicos do género.

O cartaz do festival português continua com dois concertos no dia 1 de novembro, com destaque para Archiee Lee Hoocker, sobrinho do lendário de John Lee Hooker, que vem diretamente dos Estados Unidos para uma atuação no Nova Arcada Braga Blues, às 22:30 horas, no Altice Forum Braga. No mesmo local, vão atuar os galegos “Rockin’ Gina & The Sentinels”, às 21:00.

Está ainda programada uma “All Stars Jam Session”, em que vários artistas do cartaz se juntam numa improvisação em palco, no Station Blues, no dia 2 de novembro,  às 22:00, assim como a atuação dos The We Rhythim Blues (PT),  no Bar Concerto Alma do Raio, a 3 de novembro, à mesma hora.

A 4ª edição do Festival Nova Arcada Braga Blues termina a 4 de novembro, uma quinta-feira, às 21:30, no Theatro Circo, com os Budda Power Blues & Maria João, numa atuação que mistura a identidade do trio de Braga com a delicadeza da diva do Jazz.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS