
O maestro Filipe Cunha, diretor artístico da Orquestra Filarmónica de Braga, foi convidado para dirigir a Orquestra de Nápoles San Giovanni, na Itália.
É já na próxima semana que o maestro bracarense ruma a Itália para dirigir um concerto com a orquestra, e que contará com a participação do Coro Vox Artis também de Nápoles.
Com obras de Vivaldi, Bach e Mendelsshon, o concerto “Dal Barrocco al Romanticismo” terá lugar no dia 16 de setembro na Igreja “Chiesa di S. Agostino”.
O convite surge no seguimento de outros concertos realizados pelo maestro no estrangeiro, nomeadamente em Itália, onde esteve a dirigir no ano passado, em Florença. e onde regressará ainda este ano, contando já com vários convites para o próximo ano naquele país, em outras cidades.
O maestro bracarense tem sido apreciado com as orquestras que tem dirigido no estrangeiro. Filipe Cunha é frequentemente convidado para dirigir fora do país, para dar cursos e masterclass de direção ou ainda para ser júri de concursos internacionais.
Segundo o maestro, “vai ser um concerto muito bonito, numa igreja fantástica. O repertório é muito bonito e a inclusão do coro vai dar uma sonoridade espectacular, estou certo”.
O maestro mostrou-se orgulhoso com o convite para dirigir num país e numa cidade com muita tradição e com um público “muito apreciador da música clássica”.
“Levo comigo o nome da cidade de Braga e de Portugal, com toda a responsabilidade inerente a isso, e espero desenvolver por lá um bom trabalho, deixando boa imagem e realizando um grande concerto”, concluiu o maestro.