Terça-feira, Novembro 29, 2022
10.9 C
Braga
InícioRegiãoEsposendeLuzes de Natal de Esposende acendem-se a 2 de dezembro

Luzes de Natal de Esposende acendem-se a 2 de dezembro

© CM Esposende

A iluminação de Natal de Esposende vai ser ligada a 2 de dezembro, pelas 19:00. Este ano, por razões de poupança energética e consciência ambiental, o horário será reduzido das 18:00 às 00:00. Com música ao vivo e animação, este Natal pretende envolver a comunidade numa celebração plena de simbolismo e harmonia.

Especialmente direcionado para os mais novos, o Parque Natal, localizado na Zona Ribeirinha de Esposende, acolherá, de 8 a 24 de dezembro, um programa diversificado, reunindo atividades para toda a população, com música ao vivo e uma Feirinha de Natal ESLocal para promoção dos produtos endógenos (de 10 a 23 de dezembro).

Neste espaço cheio de diversões e animação, dirigido a pessoas de todas as idades, funcionará uma pista “eco ice”, um mini comboio, a Casa e Abrigo do Pai Natal e um parque de diversões. Mas também uma praça de alimentação, com showcooking e experiências gastronómicas únicas.

18 de dezembro é o dia de todas as emoções para os mais novos, com a realização da Parada de Natal, pelas 15:30, com figuras do imaginário infantil a percorrerem as ruas entre o Largo Dr. Fonseca Lima e o Parque Natal.

A marcar o início de um programa vasto, no primeiro dia de dezembro, serão exibidos, no Auditório Municipal, “Filmes da Terra do Pai Natal”, filme-concerto musicado ao vivo.

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura também programou atividades para a quadra natalícia, com o Natal dos Leitores, no dia 17 de dezembro, «Que histórias conta a lua?», no âmbito do projeto Histórias em Família, com O Som do Algodão, no dia 4, e (Con) Viver com Poesia, no dia 16. O concerto “João e a Maria e a Casinha de Chocolate”, sobe ao palco do Auditório Municipal no dia 17 e “O Natal na tradição de Esposende”, recital de canto e poesia terá lugar no dia 6 de janeiro.

As cantatas ocuparão lugar de destaque na programação natalícia de Esposende, desde logo com o “Concerto mais Pequeno de Natal”, às 19:00 do dia 2 de dezembro, acompanhando a cerimónia de ligação da iluminação de Natal, na Praça do Município.

Cantar o Natal, Encontro de Vozes, no pavilhão municipal de Fão (dia 6), Ensemble de Sopros da Banda de Música de Belinho, no Coreto do Parque Natal, no dia 11, onde também atua o Decateto de Metais da Banda de Música de Antas. A Igreja Paroquial de Marinhas acolhe, dia 11, o Concerto de Natal, pelo Coro Sénior de Esposende.

O Ensemble de Sopros da Banda de Música de Antas e o Coro de Câmara da Escola de Música de Esposende atuam, na Praça do Município, no dia 18, o Ensemble de flautas da Escola de Música de Esposende, na Praça do Município, no dia 20 e o Ensemble de trompetes da Escola de Música de Esposende, na Praça do Município, no dia 21. O Concerto “Oratória de Natal” decorrerá na Igreja Paroquial de Fonte Boa (dia 21) e no Fórum Rodrigues Sampaio (dia 22).

A Igreja Matriz de Fão acolhe o Concerto “Hodie, Christus Natus Est” / Coro de Pequenos Cantores de Esposende (dia 23) e “Cantares ao Menino” ouvir-se-ão na Igreja Matriz de Esposende, no dia 8 de janeiro.

Haverá audições de Natal da Escola de Música de Esposende, com “Sing a Song of Christmas” (dia 10), “Uma História de Natal” (dia 11) e “Viver o Natal”, no Auditório Municipal.

Para envolver os mais novos em atividades de ocupação do tempo de férias escolares, estão agendadas diversas oficinas. No Museu Municipal será vocacionada para a pintura, nos dias 1 e 2 de dezembro, ou Natal de Arte (de 20 a 23), no Centro de Educação Ambiental, sob o tema “O Saber não ocupa lugar – Arranjos Natalícios” (dia 17). No Centro Interpretativo de S. Lourenço a atividade versa “Io Saturnália!” (de 19 a 30) e na Casa da Juventude, será vocacionada para os presépios de Natal (dia 20) e Criativa de Natal (dia 27).

A Exposição “O Meu Natal é Ecológico” contribuirá para a decoração dos estabelecimentos comerciais da cidade.

A culminar a programação de Natal, realiza-se, a dia 14 de janeiro, a Corrida de Ano Novo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS