Segunda-feira, Janeiro 30, 2023
8.5 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosLouça Tradicional de Barcelos em exposição na Torre Medieval

Louça Tradicional de Barcelos em exposição na Torre Medieval

© CM Barcelos

“Louça Tradicional de Barcelos – Um passado com futuro pela cerâmica de Jaime da Silva Barbosa” é o tema da exposição de Olaria de Barcelos que estará patente até 12 de março, na Torre Medieval.

A mostra pretende dar a conhecer o trabalho deste oleiro, da freguesia da Lama, que dedicou toda a sua vida profissional à produção de louça de barro. Simultaneamente, a mostra pretende promover a divulgação e valorização da Olaria de Barcelos, atividade que faz parte da identidade cultural do concelho e pertence ao quadro do Registo Nacional de Produções Certificadas.

A unidade produtiva artesanal de Jaime da Silva Barbosa é constituída por oito funcionários: os quatro irmãos (sócios), duas pintoras e mais dois funcionários.

As criações da cerâmica de Jaime Silva Barbosa retratam a produção de louça tradicional produzida na roda de oleiro, ou em prensas com moldes de gesso, rotativas com moldes de ferro, bem como através da técnica de banho (enchimento de moldes). Para a produção da louça regional utiliza-se o barro vermelho filtrado, proveniente de Alvarães e de Aveiro; para a produção de vasos, a origem do barro é da mesma zona, todavia, não é filtrado, pois não exige uma qualidade de barro tão elevada quanto a louça regional.

Esta exposição visa dar continuidade ao processo de promoção, preservação e valorização da louça tradicional de Barcelos, posicionando a mesma como uma produção diferenciadora e identitária de um território e das suas gentes, a qual deverá ser entendida não apenas como uma simples louça, mas sim como um produto cultural identitário da região oleira de Barcelos.

A exposição “Louça Tradicional de Barcelos – Um passado com futuro pela cerâmica de Jaime da Silva Barbosa” está patente até 12 de março, na Torre Medieval de Barcelos, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09:30 às 17:30; e aos sábados, domingos e feriados, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30. A entrada é livre.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS