Segunda-feira, Abril 22, 2024
23.9 C
Braga
RegiãoEsposendeLoja Social de Esposende celebrou 12.º aniversário

Loja Social de Esposende celebrou 12.º aniversário

© CM Esposende

A Loja Social de Esposende festejou, esta segunda-feira, o 12.º aniversário, numa cerimónia em que o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, destacou a importância do projeto para a coesão comunitária. O aniversário ficou marcado pelo desfile das participantes no projeto “From Granny to Trendy”, da Vintage for a Cause e que consiste em reciclagem de roupas, tendo associada uma ação de socialização mais abrangente que reúne mulheres com mais de 50 anos e que estão fora da vida ativa.

“Em Esposende não temos pessoas a passar fome, não temos mendigos nas ruas. Quem necessita tem apoios da Câmara Municipal e da rede colaborativa para ultrapassar essas dificuldades. Procuramos justiça na prática dos atos sociais, analisando e acompanhando os processos das pessoas que nos procuram”, disse Benjamim Pereira.

A Loja Social de Esposende é um projeto desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende que assenta numa lógica de intervenção colaborativa das várias entidades que integram o Conselho Local de Ação Social de Esposende, proporcionando o acesso a bens de primeira necessidade, a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social e económica. Neste espaço desenvolvem-se ações que visam sensibilizar e capacitar para a partilha e reutilização dos bens, promover o voluntariado, alargar as competências sociais e económicas e desenvolver práticas mais sustentáveis e colaborativas, potenciando a economia circular e a inclusão social como ferramenta de desenvolvimento social.

Enquanto rede de partilha e de solidariedade, suportada num modelo de economia circular e inclusão social, a Loja Social de Esposende acolheu 3,3 milhões de bens doados, desde a sua fundação, em 2012, correspondendo a 22346 doações. Durante este tempo já foram apoiadas 956 famílias.

No âmbito da economia circular desenvolvida na Loja Social, foram promovidas 22 917 trocas e mais de um milhão de quilogramas de bens que foram reciclados.

Ao longo dos 12 anos, a Loja Social já acolheu 302 voluntários e estabeleceu 631 parcerias, empenhando-se na promoção de um estilo de vida sustentável, consciencializando para um consumo responsável. Reciclar, reutilizar e reaproveitar os bens, contribui para um ambiente melhor, conduzindo a consumos e modos de vida responsáveis, inclusivos e sustentáveis e à promoção de práticas de sustentabilidade e de responsabilidade para o bem comum.

Por outro lado, possibilita o acesso a bens de primeira necessidade por parte das famílias que comprovadamente apresentem carências socioeconómicas, na medida em que as mesmas são acompanhadas tecnicamente.

O projeto “From Granny to Trendy”, da Vintage for a Cause, enquadrado na estratégia de intervenção da Loja Social, proporcionou o desfile às participantes, no âmbito das celebrações deste 12.º aniversário da Loja Social, apresentando as roupas que elas próprias transformaram e que apelidaram de “Linhas de Partilha”. Este projeto, criado em 2019, conta com 51 mulheres com mais de 50 anos e que se encontram fora da vida ativa e que através da técnica upcycling prolongam a vida dos bens usados, potenciando uma aprendizagem ao longo da vida.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES