
Várias lixeiras foram encontradas nas imediações da Unidade de Cuidados Paliativos “O Poverello”, no Montariol, em Braga.
Os resíduos depositados foram encontrados pelo ativista e ambientalista, Carlos Dobreira, que afirmou que esta prática “está a aumentar” no concelho de Braga.

“Está a aumentar a deposição de resíduos de construção e demolição, assim como de resíduos perigosos e recicláveis nas imediações da Unidade de Cuidados Paliativos ‘O Poverello’. Encontrei o lixo numa estrada de acesso à freguesia de Adaúfe e às pedreiras, sendo possível observar madeiras, peças de automóvel, garrafas de vidro, sanitários, azulejos, cimento, tijolos, mármore, areias tubagens, pedaços de janelas e de mobiliário, assim como embalagens de plástico e vidros. A deposição de resíduos ocorre nas bermas da estrada e nas encostas”, alertou Carlos Dobreira.
Também na freguesia de Dume, junto à Rua de Gontijo, em Braga, o ambientalista encontrou mais uma lixeira na beira da estrada.
“É um cenário visível em muitas freguesias do concelho de Braga, a viver momentos dramáticos a nível ambiental, social e económico. Encontrei outra lixeira junto à Rua de Gontijo, em Dume, onde existe uma linha de água a poucos metros”, denunciou.
O ambientalista de Braga informou que o exposto foi comunicado ao Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana.