Segunda-feira, Setembro 16, 2024
31.7 C
Braga
AtualidadePolíticaLIVRE considera “prioritárias” a valorização dos professores e a centralidade da relação...

LIVRE considera “prioritárias” a valorização dos professores e a centralidade da relação pedagógica na educação

© LIVRE

Teresa Mota, cabeça de lista pelo círculo de Braga do partido LIVRE às próximas Eleições Legislativas, Teresa Mota, juntamente com Marcos Lima, também candidato, reuniram na tarde do dia 31 de janeiro com as dirigentes do Sindicato dos Professores do Norte (SPN), Lurdes Veiga e Manuela Airosa.

Em comunicado, o partido salienta que “da conversa tida entre os intervenientes resultou uma sintonia de opiniões sobre a situação da Educação e da escola pública no país, com destaque para a imperiosa necessidade de valorização da profissão docente e de voltar a trazer a relação pedagógica para o centro da prática educativa”.

A reunião em causa teve também como objetivo, segundo o LIVRE, “dar conta do debate sobre educação que o SPN está a organizar e para o qual convidou diversos partidos políticos candidatos às próximas eleições no círculo de Braga” e que terá lugar no próximo dia 9 de fevereiro, pelas 21:00, na Escola Francisco Sanches. O LIVRE  far-se-á representar por Teresa Mota.

“Durante a reunião foram abordados diversos problemas que limitam atualmente o pleno desenvolvimento da escola pública em Portugal, desde os mais relacionados com a muita legislação avulsa e, não raramente, injusta e ineficiente para toda a comunidade escolar, à situação de cansaço físico e psicológico de muitos professores, envelhecimento da generalidade dos mesmos, precariedade na profissão docente e limitações à mobilidade por doença”, acrescenta o partido.

Os candidatos do LIVRE presentes na reunião consideram que “a tutela tem vindo desde há anos a desinvestir na escola pública e no esvaziamento e desvalorização do trabalho dos professores”.

Teresa Mota adiantou algumas propostas que constam do programa eleitoral do partido LIVRE relativamente à educação e à escola pública e que “serão uma das prioridades do partido na próxima campanha eleitoral”, nomeadamente “a necessidade prever a contagem integral do tempo de serviço dos professores; a redução da burocracia que recai sobre os profissionais da educação e a criação de uma rede de creches públicas em todo o país», entre outras. A cabeça-de-lista salientou ainda “a importância de que se reveste a educação na escola pública, uma vez que esta é, em democracia, um dos principais fatores responsáveis pela efetivação da justiça social e pela formação dos cidadãos e cidadãs do futuro que sejam informados e conhecedores, possuidores de pensamento crítico e espírito democrático”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES