Quinta-feira, Maio 26, 2022
18.6 C
Braga
InícioPaísLancha de Patrulhamento Costeiro Bojador da GNR parte para Itália

Lancha de Patrulhamento Costeiro Bojador da GNR parte para Itália

© GNR

A GNR, através da Unidade de Controlo Costeiro, irá projetar a Lancha de Patrulhamento Costeiro “Bojador” para integrar a  Operação Conjunta “THEMIS 2022” – Itália, sob a égide da Agência da Guarda Europeia de Fronteiras e Costeira (FRONTEX), no âmbito da coordenação operacional nas fronteiras externas da União Europeia, para controlar os fluxos de migração e impedir a criminalidade transfronteiriça, entre o dia 23 de março e 13 de julho de 2022.

A GNR empenhou, desde 2007 até 2021, mais de 1.000 militares em diversas Operações combinadas FRONTEX, que visaram prevenir, detetar e reprimir casos de migração irregular, tráfico de seres humanos e outros crimes fronteiriços, contribuindo, fundamentalmente, para a salvaguarda de vidas humanas. No âmbito da vigilância marítima e salvaguarda da vida humana, a GNR já empenhou, desde 2007, mais de 400 militares, a bordo de embarcações de diferentes tipologias, maioritariamente nas Joint Operations “INDALO”, em Espanha e “POSEIDON SEA”, na Grécia. No ano de 2022, prevêem-se duas operações conjuntas com o emprego de embarcações da UCC/GNR.

O objetivo principal desta missão é atuar no âmbito da vigilância fronteiriça, controlar os fluxos de imigração irregular, combater a criminalidade transfronteiriça e reforçar a cooperação europeia ao nível da Guarda Costeira e da aplicação da lei. A finalidade da missão é prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com tráfico de droga, tráfico de seres humanos, tráfico de armas, pesca ilegal, falsificação de documentos, identificação e registo de pessoas, identificação de facilitadores, recolha de informações sobre redes criminosas, busca e salvamento, combate à poluição marítima, contribuindo também para a salvaguarda de vidas humanas no mar.

Durante a próxima semana, dia 14 de março de 2022, serão destacados 21 militares da GNR que constituem a tripulação do Bojador e que integrarão a Operação “THEMIS 2022” na zona de Sardenha, Itália.

Desde o dia 28 de fevereiro que a tripulação se encontra em aprontamento, sendo ministradas, entre outras, formação no âmbito da caracterização e a segurança da área de missão, busca e salvamento marítimo, direitos humanos, defesa pessoal policial e primeiros socorros, entre outras matérias que se afiguram relevantes para a projeção da Força no teatro de operações.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS