Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
7.5 C
Braga
InícioReportagemLamas em Movimento e Jogos Sem Fronteiras incentivam população à prática desportiva

Lamas em Movimento e Jogos Sem Fronteiras incentivam população à prática desportiva

© Junta de Lamas – Marco Mendez Photographer 

A Freguesia de Lamas, em Braga, dedicou este domingo às práticas desportivas na Piscina Municipal com a realização da 13ª edição do Lamas em Movimento e dos Jogos Sem Fronteiras.

Este ano, a Junta de Freguesia homenageou a mentora do evento pela sua dedicação ao longo dos anos e apoiou ainda a Associação Desportiva e Cultural de Lamas para a elaboração dos “Jogos Sem Fronteiras”. 

Sameiro Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, congratulou os eventos desportivos que se realizaram na Piscina de Lamas e realçou a importância do exercício físico. “Dou os parabéns à professora Celina Silva que tem sido mentora deste projeto e que tem sido espetacular há 13 anos consecutivos. Queria dar os parabéns também ao clube local, à ACD de Lamas porque teve uma atividade extremamente interessante com os Jogos Sem Fronteiras onde estiveram cá jovens de diversas freguesias a fazer uma atividade lúdica e ao mesmo tempo, uma atividade física que é aquilo que nós temos que pugnar para que isso aconteça mais vezes. 70 % da população portuguesa não faz qualquer tipo de atividade física e temos que ser todos nós, Juntas de Freguesias, Câmaras Municipais, IPDJ tentar reverter esta situação para o bem da nossa população”, disse.

© Junta de Lamas – Marco Mendez Photographer 

Marcos Marinho, presidente da Associação Desportiva e Cultural de Lamas, explicou que a associação voltou a ser reativada o ano passado e espera contar com o apoio da Câmara Municipal de Braga para os eventos futuros.

“A associação já existe desde 1978 e passou por um período de inatividade. Reunimos um grupo de trabalho para reativar esta associação e conseguimos fazê-lo em 2021. Desenvolvemos um plano de atividades que começamos a pôr em prática este ano, um deles foi os Jogos Sem Fronteiras, conjugado com o Lamas em Movimento. O evento correu bem mas foi muito difícil em realizá-lo, pois a nossa associação foi reativada e ainda não tem um fundo de maneio que esperemos vir a ter e só foi possível com o apoio da Junta de Freguesia de Lamas. Esperemos realizar esta iniciativa todos os anos e esperemos contar com o apoio da Câmara Municipal de Braga. Além deste evento, já realizamos em julho o Torneio de Ruas a nível local e vamos estabelecer um plano de atividades para o ano de 2023. O nosso próximo objetivo é tentar angariar patrocinadores que nos apoiam ao longo do ano”, sublinhou Marcos Marinho.

© Angélica Antunes

Para José Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Lamas, é importante apoiar o associativismo e agradeceu à mentora do Lamas em Movimento pelo seu empenho e dedicação à comunidade. “Foi uma aposta ganha da Associação Desportiva e Cultural de Lamas e para mim é um gosto ter participado e ter contribuído. Estamos sempre prontos para apoiar em tudo o que é associativismo e estamos aqui para trabalhar em conjunto e para fazer mais e melhores eventos. Ainda bem que o Lamas em Movimento está de volta e já vai na sua 13ª edição. Sente-se que as pessoas estavam com falta disto. Quero agradecer à professora Celina Silva que é a mentora deste projeto, pois sem o seu apoio, era extremamente difícil fazer este tipo de evento”, enalteceu o autarca.

Já Celina Silva, mentora do Lamas em Movimento agradeceu a participação ativa da comunidade e à Junta de Freguesia pelo apoio à realização deste evento ao longo dos anos.

“Este ano tem um sabor muito especial por todos os motivos, pois as pessoas estiveram paradas dois anos e são dois anos de vida que se pararam. As pessoas estavam desejosas por isto acontecer e eu também. Mais uma vez superou as expectativas e foi ótimo e incrível. As pessoas de Lamas aderem em peso e é muito gratificante. Queria agradecer à Junta de Freguesia de Lamas que tem sido um apoio incrível e os patrocinadores das camisolas. É incrível ver este movimento de pessoas a saírem de casa para virem para o evento. Quero agradecer a todos e para o ano cá estaremos de novo”, finalizou a mentora.

© Angélica Antunes

O Lamas em Movimento regressa no próximo ano e a Associação Desportiva e Cultural deixa o convite às freguesias de Veiga de Penso e do concelho de Braga a para participarem na edição de 2023 nos Jogos Sem Fronteiras.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS