Cerca de uma dezena de jovens, integrados no programa municipal Juventude em Movimento dedicado às Florestas, encontram-se a desempenhar tarefas de vigilância florestal, no concelho da Póvoa de Lanhoso, durante este verão.
O Município da Póvoa de Lanhoso promoveu uma visita ao Posto de Vigia da rede oficial, situado no Monte de S. Mamede, para que os jovens pudessem inteirar-se sobre as tarefas de vigilância florestal.
Esta visita foi acompanhada pelo vereador responsável pelos Pelouros da Proteção Civil e da Juventude, Ricardo Alves, bem como pelo coordenador municipal de Proteção Civil, Pedro Dias, e dois elementos do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR da Póvoa de Lanhoso, Carlos Gonçalves e Lino Dinis.
Reforçar os “olhos na Floresta” é o propósito que levou o Município da Póvoa de Lanhoso a implementar este programa dedicado à vigilância florestal jovem, e, por esse motivo, cerca de uma dezena de jovens estão a desempenhar tarefas de vigia, até ao final do mês de agosto, com os objetivos de, não apenas detetarem e reportarem o mais precocemente possível eventuais ignições, mas também de serem vistos e, assim, “exercerem uma presença dissuasora de comportamentos de risco”.
Para além da vigilância fixa, a partir do Monte do Pilar,onde se situa o Castelo de Lanhoso, os jovens irão realizar, na Praia Fluvial de Verim, campanhas de sensibilização e informação pública para temáticas da prevenção florestal, que venham a decorrer durante esse período, nomeadamente como atuar em caso de incêndio na envolvente daquela zona balnear em particular.
Neste início de funções, o grupo teve a oportunidade de conhecer as tarefas e funções do Serviço Municipal de Proteção Civil, do Serviço de Proteção da Natureza da GNR e ainda o Posto de Vigia de S. Mamede (em Frades), que é gerido pela GNR enquanto entidade responsável pela Vigilância no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR).