Sábado, Maio 28, 2022
27.8 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoJovens cineastas portugueses chamados ao Ymotion

Jovens cineastas portugueses chamados ao Ymotion

© CM Famalicão

Está feita a chamada para todos os jovens cineastas portugueses que queiram participar na competição de curtas-metragens do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão. O lançamento da oitava edição do festival, que aconteceu no passado dia 7 de maio, marca o arranque do período de inscrição de curtas-metragens no Ymotion, que decorre até dia 14 de outubro.

A apresentação da nova edição do Ymotion foi conduzida pela jornalista Maria João Rosa, e esteve presente a vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, o presidente da Academia Portuguesa de Cinema e um dos jurados da competição, Paulo Trancoso, e o comissário do festival, Rui Tendinha.

“É um orgulho apresentar Famalicão como Capital do Cinema Jovem Português”, afirmou Luísa Azevedo na sua intervenção. A vereadora da Juventude recordou as diversas dinâmicas que decorrem ao longo do ano, como workshops, conversas, entre outras atividades ligadas ao cinema, deixando o apelo aos jovens famalicenses para que “aproveitem as oportunidades que permitirão conhecer melhor a atividade do cinema e as suas técnicas”.

“Famalicão está a tornar-se um centro da cultura jovem de Portugal no cinema” destacou Rui Tendinha, que acredita que haverá muita adesão à competição, tal como nas edições anteriores, pois trata-se de um festival apelativo para quem está em início de carreira dado os prémios atribuídos terem um valor monetário associado. “É um incentivo, congratulo a Câmara Municipal por isso”, comentou o comissário do festival.

No que refere ao que poderemos esperar desta edição, Rui Tendinha comentou que “vamos ter uma antestreia e também uma homenagem que ainda não podemos revelar”, bem como, “um cheirinho de curtas brasileiras, através do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, um dos maiores, senão o maior do Brasil”, uma parceria internacional que também permitirá levar os melhores filmes do Ymotion ao público brasileiro.

De referir que também esteve presente no lançamento do Ymotion 2022 o padrinho do festival, o ator Tiago Aldeia, juntamente com os jurados da competição de curtas-metragens, liderado pelo argumentista e crítico de cinema, Tiago R. Santos, que inclui nomes fortes como Paulo Trancoso, Paulo Pires, Cláudia Clemente, Fernando Vasquez, Lúcia Pires e Bruno Carnide.

Recorde-se que o Ymotion é um festival organizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão desde 2015, que se tem vindo a afirmar no circuito de mostras e festivais de cinema do país, servindo de alavanca para o trabalho de jovens cineastas dos 12 aos 35 anos de idade. Paralelamente ao concurso de curtas-metragens, desenvolve, ao longo do ano, atividades formativas e educativas. Na edição de 2021, foram recebidas mais de 250 curtas-metragens na competição e o realizador Pedro Peralta recebeu o «Grande Prémio Joaquim de Almeida» pelo seu filme «Noite Perpétua» (2020).

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS