Quarta-feira, Abril 17, 2024
12.1 C
Braga
EducaçãoJornadas da UMinho mostram importância da língua francesa

Jornadas da UMinho mostram importância da língua francesa

© UMinho

O auditório da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) da UMinho, em Braga, acolhe esta quinta-feira, dia 23, a segunda edição da Jornada “Cap sur la Langue Française”, com intervenientes de vários quadrantes (académicos, diplomáticos e profissionais) e dezenas de participantes. O evento foca a importância do francês como língua de investigação, de criação e de oportunidades no mercado de trabalho a nível nacional e internacional.

A sessão de abertura é pelas 14:00 e conta com a presença do adido para a cooperação científica e universitária do Instituto Francês em Portugal, Benoit Gaudin, e do presidente da Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF), José Domingues de Almeida. O académico Éric Fougère faz depois uma conferência sobre o tema do arquipélago, símbolo da francofonia e das relações entre língua e culturas, centrando-se em autores como François Rabelais (Gargântua e Pantagruel), Jonathan Swift (As Viagens de Gulliver) e Christopher Priest (The Prestige). 

Seguem-se apresentações de estudantes sobre os quatro romances da iniciativa “Choix Goncourt Portugal 2022” e ainda uma breve atividade interativa sobre ilhas da francofonia. A partir das 15:30, há uma mesa redonda sobre oportunidades de emprego em francês na região Norte de Portugal, com depoimentos de Fabrice Lachize (Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa) e Filipe Costa (Natixis), e uma outra sobre oportunidades de mobilidade estudantil, por Alexandra da Rosa (Caravane Campus France). A Jornada acaba pelas 16:30, com momentos de “confabulações de cultura” à volta de um lanche partilhado.

Estas Jornadas anuais iniciaram-se em 2022 e são fruto de uma parceria entre a APEF e a Área de Estudos Franceses, Francófonos e Italianos do Departamento de Estudos Românicos da ELACH-UMinho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES