Quarta-feira, Setembro 22, 2021
21 C
Braga
InícioCulturaJoão de Melo recebe este sábado o Grande Prémio de Literatura dst...

João de Melo recebe este sábado o Grande Prémio de Literatura dst em Braga

Joana Melo

O dstgroup entrega, este sábado, o galardão XXVI edição do Grande Prémio de Literatura dst, ao escritor João de Melo, pela sua obra “Livro de Vozes e Sombras”, num evento que contará com a atuação dos Dead Combo.

A cerimónia de entrega do prémio realiza-se às 19:00, no Theatro Circo, com a presença do vencedor, de Silvestre Lacerda, diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, de Vítor Aguiar e Silva, presidente do júri do XXVI Grande Prémio de Literatura dst, e de José Teixeira, presidente do conselho de administração do dstgroup.

Com os Açores no centro da narrativa, “Livro de Vozes e Sombras” é uma obra centrada em pilares da história portuguesa do século XX, na exaltação e nas aspirações revolucionárias do pós 25 de Abril vividas entre os Açores, Lisboa e as ex-colónias. Estará a partir de agora disponível nas livrarias, com o selo do Grande Prémio de Literatura dst.

Após a entrega do galardão, os Dead Combo sobem ao palco do Theatro Circo para um concerto de celebração, que integra a digressão “Tour Fim” e promete ser um passeio pela história de uma carreira com mais de 18 anos, seis álbuns de originais e várias centenas de concertos.

Recorde-se que o Grande Prémio de Literatura dst nasceu com o objetivo de premiar obras originais, em dois géneros literários, escritas em português por autores portugueses, contribuindo assim para a promoção e valorização das literaturas de língua portuguesa. Ao longo de 25 anos, o prémio, no valor de 15 mil euros, cresceu em notoriedade, afirmando-se como um dos mais reconhecidos em Portugal, e também em número de participantes, o que denota o interesse e o prestígio que tem gerado junto da comunidade de autores e do setor. A aposta na divulgação da língua, da literatura portuguesa e dos seus autores e na promoção dos hábitos de leitura continuará a ser um dos principais desígnios deste prémio, que distinguiu, nos últimos cinco anos, autores como Luísa Costa Gomes, Manuel Alegre, Mário Cláudio, Daniel Jonas, Lídia Jorge e Fernando Guimarães.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS