O Jardim de Santa Bárbara, localizado no coração de Braga, é um dos espaços mais belos e coloridos da cidade.
Inspirado nos jardins do período barroco, o jardim possui ao centro a Fonte de Santa Bárbara, seiscentista, que esteve em outros tempos colocada ao centro de um dos claustros do antigo Convento dos Remédios.
O trabalho de manutenção deste jardim é realizado pelos funcionários do Município de Braga que embelezam com flores diversificadas ao longo do ano.
O fotógrafo bracarense Fernando Araújo registou a beleza do jardim emblemático da cidade enquanto estava a ser visitado pelos turistas.
“O Jardim de Santa Bárbara é um dos jardins públicos mais visitados em Braga. Localiza-se no centro da cidade, junto à ala medieval do Paço Episcopal Bracarense e à Pastelaria Lusitana. É conhecido pela sua geometria e pelas suas cores que advém das flores que neste são plantadas. Apelida-se de Jardim de Santa Bárbara uma vez que no centro encontra-se uma fonte do século XVII, que anteriormente se encontrava no antigo Convento dos Remédios. No topo desta fonte está representada Santa Bárbara”, disse Fernando Araújo.