Já é possível trocar garrafas de plástico por vales de desconto em Braga
Sábado , Setembro 26 2020 Periodicidade Diária nº 2586
Principal / Notícias / Já é possível trocar garrafas de plástico por vales de desconto em Braga

Já é possível trocar garrafas de plástico por vales de desconto em Braga

O projeto-piloto de reciclagem de garrafas de bebidas de plástico PET chegou a Braga, onde foi instalada uma máquina automática para devolução deste tipo de embalagens no Continente do Minho Center.

Esta é uma iniciativa integrada no projeto “Quando do velho se faz novo, todos ganham. Ganha o planeta!” que teve início a 13 de março deste ano com a instalação de máquinas de recolha automática de garrafas de bebidas em plástico PET não reutilizáveis, de águas, sumos, refrigerantes ou bebidas alcoólicas, em 23 grandes superfícies de norte a sul do país. A localização das máquinas pode ser consultada no site https://dovelhosefaznovo.pt/.

O projeto premeia os adeptos da reciclagem e da sustentabilidade. O valor que os consumidores recebem com a devolução de garrafas pode ser doado a uma instituição social ou utilizado para compras no espaço comercial onde está instalada a máquina.

Por essa devolução, os consumidores recebem o valor de dois cêntimos por cada unidade entre 0,1 e 0,5 litros, e cinco cêntimos acima de 0,5 e até 2 litros. Caso assim o desejem podem optar por doar essa quantia em vez de a utilizar em compras nos espaços comerciais onde estão localizados os equipamentos.

O projeto é gerido por um consórcio composto pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal, Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB) e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e tem como objetivo incentivar os cidadãos a adotarem comportamentos sustentáveis para que o material recolhido seja reciclado e incorporado como matéria-prima na produção de novas garrafas.

Este projeto-piloto, ativo até setembro de 2021, é relevante para a preparação da implementação do futuro sistema de depósito de embalagens de bebidas, que deverá suceder a este sistema de incentivo a partir de 1 de janeiro de 2022.

Em tempos de crise, o apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região. Apoie aqui.